The corporate blog is essential for business
Getting your Trinity Audio player ready...

Você tem um blog corporativo? Não tem? Sabe qual a importância em aparecer nas páginas do Google? Então, não perca tempo e leia o post abaixo.

Blog corporativo: uma estratégia necessária

The corporate blog é um item mais do que necessário para a estratégia de conteúdo. Como já dissemos no nosso post “Produção de conteúdo: porque ela é tão importante”, ter um blog é um dos pontos mais importantes para se explorar no content marketing.

Segundo pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, em 2013, 60% das empresas já possuíam, nessa época, um corporate blog. Sendo assim, se sua empresa está nos 40%, imagine que seu concorrente já está à sua frente. Combinado às estratégias de mídias sociais, o blog torna-se o ponto de encontro e de retorno com o visitante do seu site, fazendo com que ele se torne um leitor assíduo e, posteriormente, um cliente.

O blog e o inbound marketing

No inbound marketing, o blog é o centro das atenções. Ele fará com que você mantenha uma audiência cativa que se tornará um lead a ser trabalhado.

Além disso, o conteúdo do seu blog corporativo faz com que você coloque seu conhecimento à disposição do seu visitante, que pode avaliar até onde ele vai. Isso traz segurança para quem consome seu produto/marca/serviço e posiciona sua empresa como uma especialista no assunto. Afinal, está ali escrito no seu blog o quanto você sabe sobre o assunto. O conteúdo é o seu valor agregado.

Diversos pontos a favor fazem com que o blog seja essencial. Senão vejamos:

  • o blog ajuda sua empresa a ser encontrada no Google, ainda mais se você tiver uma boa otimização de SEO;
  • é uma ferramenta simples de usar e barata. Basta você dedicar seu tempo (ou de alguém disposto a publicar de forma constante e com qualidade);
  • é interativo – um visitante pode comentar no próprio blog ou então compartilhar em uma social media;
  • é dinâmico e perene – afinal, o conteúdo da internet permanece por muito tempo;
  • permite a troca de links e citações com outros blogs, o que faz com que você possa gerar tráfego e mais relevância no Google.

Como começar um blog corporativo

O primeiro passo é saber se o blog deve estar atrelado ou não a seu site. De acordo com a estratégia, ele pode estar sempre dentro do seu site, de forma que o visitante continue navegando nele. Existe também a opção de colocá-lo fora do seu site, caso a estratégia seja centralizar o tráfego no blog e não no site próprio.

No caso de blogs corporativos, a estratégia mais comum é mantê-lo no próprio site, de forma que ele interaja com todas as informações que estão ali e mantenha o visitante navegando e vendo informações sobre seu produto/marca/serviço.

Para publicar em um blog, é necessário um sistema de gerenciamento de conteúdo, o chamado CMS (Content Management System). Esse CMS pode ser instalado por diversas ferramentas, como o WordPress.org (não o .com), Joomla ou Ghost, dependendo de como foi programado seu site. Você pode checar essa informação com seu programador ou webmaster.

Independente de qual linguagem seja o seu CMS, alguns itens no seu blog devem ser observados:

  • opção para assinatura no blog – os leitores devem poder se cadastrar para receber novas atualizações;
  • busca ou seções – ajude o leitor a se encontrar, assim seu blog poderá ter uma alta taxa de leitura;
  • compartilhamento – inclua botões para que os posts sejam compartilhados nas mídias sociais;
  • web analytics – tanto seu site quanto seu blog devem ter o Analytics instalado.

Definindo o conteúdo do seu blog corporativo

O primeiro passo é definir com quem você estará falando. Já falamos por aqui sobre as personas e agora é a hora de tê-las na ponta do lápis e dos dedos. Isso ajudará a definir o tipo de linguagem a ser empregada nos textos e também os assuntos abordados. O segundo passo é saber exatamente para que o seu blog servirá.

Ele tem que ter um objetivo (além do SEO e da relevância no Google). Ele pode ser focado em gerar mais leads, com diversos calls-to-action, ou para relacionamento, ou até para apoio à vendas. Enfim, definir o objetivo e a persona definirão como escrever, quando escrever e o que dizer.

Com esses pontos definidos, você terá que traçar uma keyword strategy. Procurando aquelas que mais tem relevância com o seu negócio, você fará com que a audiência seja atraída para o seu site. Procure também os assuntos que tem maior interesse, utilizando o Google Trends.

Em relação à periodicidade, esse é um tema realmente importante. Normalmente, fala-se sobre postar uma vez por semana. As últimas pesquisas sobre content marketing mostram que a qualidade é essencial, mas a quantidade também é importante. Afinal, cada vez mais a produção de conteúdo aumenta dentro das empresas, que adotam estratégias de conteúdo para alavancar seus negócios. Sendo assim, ter consistência e disciplina será muito importante para manter seu blog em evidência. Recomendamos, pelo menos, três publicações por semana. Mas fique atento aos seus concorrentes!

Tamanho e relevância dos textos

Quanto ao tamanho dos textos, o pensamento é o mesmo. Analise o que seus concorrentes que estão na primeira página estão fazendo. Para disputar boas posições você deverá escrever um post do mesmo tamanho ou maior do que seus concorrentes. O Google analisa diversas fatores, entre eles o quanto você está mergulhando no assunto. O intuito do Google é sempre dar a melhor resposta para a pergunta do usuário. E se seus concorrentes se aprofundam no assunto, você deverá fazer o mesmo.

O mais importante de tudo é que seu blog não perca o foco e seja sempre relevante. Conteúdo ruim afasta o visitante e não ajuda em nada na imagem de sua empresa. O segredo é sempre escrever. A prática faz a perfeição, como já se sabe.

Having a corporate blog is essential for business

Comments are closed.

en_US

RELEASE FROM VERO CONTENTS

ATTENTION!!

VERO CONTENTS DOES NOT OFFER ANY TYPE OF EMPLOYMENT VIA TELEGRAM. SOME PEOPLE ARE POSING AS VERO EMPLOYEES, BUT THERE IS NO RELATIONSHIP WITH US. WE ARE TAKING THE NECESSARY STEPS TO IDENTIFY THESE PEOPLE.