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O marketing digital está presente na vida de todas as pessoas que estão conectadas à internet e, por isso mesmo, as empresas sempre devem pensar em como melhorar o posicionamento nas mais variadas plataformas digitais, de modo a alcançar esse público.
A primeira questão a ser trabalhada é colocar em prática a estratégia de SEO (Search Engine Optimization), fator crucial para a qualidade do alcance.
Basicamente, o SEO trata-se da otimização dos motores de busca associados a ferramentas de inteligência artificial e algoritmos, fazendo com que as palavras-chave sejam destacadas, para serem encontradas com mais facilidade.
A prática de SEO é seguida por estratégias que trabalham para o aumento de visualização de uma empresa, uma marca, um produto ou um serviço nos canais digitais.
As técnicas aplicadas estão relacionadas a métricas associadas ao marketing de conteúdo, podendo ser mensurado de acordo com ferramentas apropriadas quanto ao uso de SEO em uma campanha de marketing digital.
Para realizar a otimização de um site corporativo é preciso trabalhar a inclusão de palavras-chave em conformidade com o que pode ser procurado pelos usuários de internet.
Os próprios códigos utilizados podem servir de referência para uma melhor compreensão da inteligência artificial e algoritmos.
Dessa forma, é preciso levar em consideração pontos específicos que estão relacionados à mensuração dos resultados, entre os quais:
- Experiência do usuário;
- Interação entre links;
- Navegabilidade;
- Usabilidade;
Vale ressaltar que a prática de SEO orgânica pode melhorar o posicionamento dentro da plataforma de buscas do Google em médio ou longo prazo, conforme a autoridade presente nos conteúdos produzidos.
Contudo, vale destacar que outras plataformas digitais utilizam sistemas de busca internas, como as redes sociais, e até mesmo portais de notícias, blogs e outros sites presentes na internet, demandando atenção ao adequar as campanhas para cada canal.
Portanto, a prática de SEO deve ser trabalhada tendo como objetivo melhorar o posicionamento dentro do Google, sem deixar escapar as oportunidades de aparecer em outras ferramentas de busca.
Além disso, dentro do marketing digital, é preciso aplicar a prática de SEO correta, pois ela pode ser divida em:
- Local;
- On page;
- Off page;
- Técnico.
O primeiro tipo trata da localização física da empresa, deixando o SEO local mais regionalizado e ampliando o alcance/contato com os potenciais clientes que residam ou transitem próximo ao local.
O SEO on page é trabalhado dentro da página do próprio site, com o objetivo de atender a todos os fatores que são estipulados pelas plataformas de busca para um melhor ranqueamento.
Já sobre o SEO off page, é preciso destacar links associativos ao assunto tratado, elevando o marketing de conteúdo a um outro patamar. Isso pode ser bem explorado em plataformas de vídeo, citações de lugares e assuntos em relevância, assim como podcasts, e postagens em sites de áreas correlatas.
Planejamento de campanha envolve diversos fatores
O funcionamento da melhora do ranqueamento de um site não ocorre da noite para o dia. É preciso desenvolver um planejamento dentro de uma campanha de marketing, colocando em prática diversas estratégias relacionadas ao que a tecnologia oferece.
Dessa forma, é possível empregar o CTA (Call To Action) a partir de diferentes modelos dessa técnica presente em uma campanha de marketing.
Uma empresa que vende esquadria de alumínio sob medida pode oferecer os produtos a pessoas que fazem pesquisa sobre reforma ou construção, por exemplo.
Isso pode ser feito a partir dos cookies presentes nos sites, todos esses relacionados à palavras-chave em diferentes conteúdos e todo o comportamento do usuário na internet.
As construtoras e incorporadoras podem utilizar essa estratégia, dentro de uma campanha de marketing digital, a partir da associação com outras empresas parceiras em projetos imobiliários.
Portanto, é fundamental que o planejamento de campanha seja desenvolvido de acordo com o que se pretende oferecer ao consumidor, seja a curto, médio ou longo prazo.
Uma campanha pode ser encurtada ou estendida, conforme os ajustes são aplicados e a prática de SEO é utilizada enquanto durar a campanha.
A seguir serão apresentadas algumas dicas que podem ser aplicadas de acordo com o modelo de negócio comercial em atividade.
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Páginas responsivas e adaptáveis
A disponibilidade de diversos equipamentos eletrônicos, como computadores de mesa, notebooks, tablets, celulares e até mesmo relógios com acesso à internet, exige que os sites tenham as páginas adaptadas para cada ambiente.
Uma clínica veterinária, por exemplo, pode ser apresentada em um aplicativo específico para celular.
Da mesma forma, o site precisa contar com a mesma informação, só que no formato adequado para melhor visualização em tela grande.
Essa adaptação a páginas responsivas ajuda quando é realizada uma busca na plataforma de pesquisa, melhorando a experiência do usuário e promovendo o melhor ranqueamento no Google.
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Título da página faz parte de SEO
Para o gerenciamento de links internos de uma página e a utilização de backlinks, o título de uma página se torna muito importante quando se realiza uma busca.
Duas ferramentas que ajudam no ranqueamento do site e nas métricas de domínios de sites são a Ahrefs e a Moz.
Ambas trabalham com algoritmos próprios, promovendo o motor de busca quando se faz, por exemplo, uma pesquisa específica e localizada próxima ao usuário.
Os links que apresentam uma qualidade significativa podem estar relacionados a partir do domínio do site, assim como a relevância dentro da pesquisa e a popularidade junto ao público-alvo.
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Lembre-se que imagens também estão nas buscas
The content marketing não é formado apenas por palavras-chave dentro de um texto ou um artigo
O nome utilizado para salvar uma imagem pode ser encontrado pela inteligência artificial, servindo como prova que o SEO está relacionado a tudo que é apresentado dentro de um site ou portal.
A descrição empregada dentro do elemento visual é fundamental para que seja encontrada entre milhares de resultados que podem ser demonstrados a partir de uma pesquisa simples.
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Meta-description com palavra-chave ajuda SEO
Uma descrição sobre o que pode ser encontrado em um site aparece sob o link na página de pesquisa. Por isso é importante inserir palavras-chave para que a identificação de SEO seja aplicada desde o princípio.
Uma empresa que oferece serviço de cabeamento de rede residencial, por exemplo, deve investir em uma meta-description que esteja associada a tecnologia, por exemplo, e automação de aparelhos eletrônicos e equipamentos domésticos.
Tecnicamente, a meta-description possui um limite de 156 caracteres, o que não é muito e, por isso mesmo, a palavra-chave deve ser empregada de maneira inteligente. De preferência, no início da descrição do site.
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Mantenha o foco no público-alvo
Essa dica deve ser mais abrangente, sendo planejada dentro do modelo comercial ao qual a empresa está relacionada.
Dessa forma, todo marketing de conteúdo deve ser voltado para o público-alvo que se pretende atender, para que o interesse, mesmo que segmentado, seja de qualidade.
6. Blog como porto seguro do marketing de conteúdo
Muitas empresas começam com um investimento pequeno voltado para o marketing digital. O capital disponível está na formalização do empreendimento, no pagamento de taxas e impostos, além da contratação de funcionários e a folha de pagamento.
Entretanto, é possível se posicionar de forma segura no ambiente virtual, ao menos para que a marca seja conhecida, com o desenvolvimento de um corporate blog.
Essa ferramenta pode ser explorada ao longo do tempo, mesmo com a construção de um site encorpado e uma loja virtual dinâmica e centralizadora da comercialização dos produtos oferecidos.
No entanto, os textos desenvolvidos sobre os bens de consumo disponíveis e os serviços prestados, como automação residencial preço, por exemplo, servem como capitalização de palavras-chave.
Além disso, é possível deixar a marca reconhecida desde o princípio, trabalhando de maneira satisfatória os assuntos tratados dentro do blog e com palavras que possam servir como indicativo para a inteligência artificial e algoritmo das plataformas de busca.
Conclusion
Os algoritmos das plataformas digitais trabalham de maneira diferenciada, e isso deve ser levado em consideração a todo momento, para qualquer empresa presente no ambiente virtual.
É importante manter uma equipe de profissionais que acompanhe as atualizações constantes, para que as estratégias tenham um sentido a seguir, de forma consistente e regular para fixação no imaginário do público.
O posicionamento do site dentro do ranqueamento do Google, entre outras plataformas digitais de busca, podem melhorar de forma orgânica ao longo do tempo.
Utilizando as ferramentas corretas, é possível se destacar entre os usuários e se tornar uma autoridade significativa no assunto.
This text was originally developed by the blog team Business Connection, where you can find hundreds of informative content about different segments.
![Gizella Almeida](https://verocontents.com.br/wp-content/uploads/2021/09/Gizella-Almeida.jpg)
Advertising student at UNINOVE University, in São Paulo, he has worked as a marketing assistant at an employment agency and was a telephone answering assistant. She currently works as a digital advisor and writer for websites and blogs.