O que é uma DMP e como funciona
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Já falamos aqui no blog sobre o que é mídia programática e qual a importância de implementar em sua empresa. Nesse mesmo contexto, vamos falar sobre o que é uma DMP (Data Management Platform) e entender o seu funcionamento.

Nesse post vamos abordar:

  • O que é uma DMP
  • Com funciona uma DMP
  • Porque implementar uma DMP
  • Quais as principais ferramentas de DMP

O que é uma DMP (Data Management)

A DMP, ou plataforma de gestão de dados é um software que gerencia dados de diferentes canais, interpretando-os, coletando e organizando, fornecendo informações úteis para o seu usuário.

Uma DMP utiliza a gestão de ID de usuários (identificação) e de cookies para segmentar audiências e direcionar anúncios ao público-alvo definido pelo usuário da plataforma. Assim, pode-se obter dados mais direcionados para a criação de audiências mais assertivas, otimizando campanhas e anúncios, criando mais chances de conversão.

Como funciona uma DMP

A ferramenta coleta dados de três fontes diferentes: 1st party data; 2nd party data e 3rd party data.

Os 1st party data são obtidos nos canais próprios, como sites, redes sociais, campanhas de e-mail marketing, landing pages, CRM e aplicativos e dispositivos móveis. São informações que o cliente em potencial nos fornece espontaneamente (trabalho realizado, por exemplo, em estratégias de inbound marketing).

Os chamados 2nd party data são os mesmos tipos de dados obtidos no 1st party data, mas são obtidos em canais de terceiros. Da mesma forma, os 3rd party data são de terceiros e geralmente comprados, mas complementam as informações de 1st party e 2nd party, sendo dados como idade, gênero, renda, localização geográfica e interesses.

Dessa forma, a DMP realiza a coleta de dados, processa as informações e usa-as para os dados da mídia programática. Faz-se assim, a segmentação, com a criação das audiências e a identificação de qual público impactar, em quais canais e de que forma.

Porque implementar uma DMP

O maior benefício da DMP é o direcionamento do público-alvo. Transformar todo aquele Big Data em informações e utilizá-lo da melhor forma para atingir o seu público é o grande negócio das plataformas.

Com isso, você poderá direcionar suas campanhas, otimizar a experiência do usuário, melhorar o ROI de suas campanhas, estruturar campanhas eficientes e gerenciar várias campanhas online ao mesmo tempo.

Quais as principais ferramentas

Para que você fique por dentro do mercado de DMPs, citamos algumas plataformas de gerenciamento de dados mais conhecidas.

O Audience Studio é a plataforma do Salesforce. A DMP é bastante robusta e capaz de analisar milhões de dados rapidamente. Já a Adobe Audience Manager, da Adobe, é muito veloz e ativa segmentos em tempo real.

O DMP do Mediamath também trabalha com dados em tempo real e possui ferramentas de dados de grandes volumes. A Mediamath foi escolhida, em 2019, como a melhor plataforma de DMP no Digiday Awards 2019. A Tail é uma plataforma com muitos recursos e que traz diversas segmentações.

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O que é uma DMP e como funciona
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