¿Qué es un DMP y cómo funciona?
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No mundo do marketing digital, dados valem mais do que ouro. Mas de que adianta ter toneladas de informações se você não sabe como usá-las de forma inteligente? É aí que entra a DMP — uma plataforma de gestão de dados que transforma o caos de informações desconexas em estratégias altamente segmentadas e lucrativas.

Se você já ouviu falar em mídia programática, automação de marketing ou campanhas personalizadas em grande escala, saiba que a DMP é uma peça-chave para tudo isso funcionar com precisão. Ela coleta, organiza e ativa dados de diferentes fontes para que suas campanhas impactem o público certo, na hora certa, com a mensagem certa.

Neste artigo, você vai entender exatamente o que é uma DMP, como ela funciona, quais tipos de dados ela utiliza e por que sua empresa deveria considerar essa tecnologia como parte central da estratégia de marketing. E, claro, vamos apresentar também as principais ferramentas do mercado para te ajudar a dar o próximo passo.

Pronto para transformar dados em resultados reais? Então vamos direto ao ponto.

¿Qué es una DMP (Gestión de datos)?

Ya hemos hablado aquí en el blog de qué es. medios programáticos e qual a importância de implementar em sua empresa. Nesse mesmo contexto, temos a DMP, ou plataforma de gestão de dados. A DMP é um software de gerenciamento de dados de diferentes canais, que realiza sua interpretação, coleta e organização, fornecendo informações úteis para o usuário.

Uno DMP utiliza ID de usuario (identificación) y gestión de cookies para segmentar audiencias y dirigir anuncios al público objetivo definido por el usuario de la plataforma. De esta manera, podrás obtener datos más específicos para crear audiencias más asertivas, optimizando campañas y anuncios, creando más posibilidades de conversión.

Em outras palavras, uma DMP funciona como um grande cérebro de dados, responsável por reunir informações dispersas e transformá-las em inteligência acionável. Para empresas que trabalham com campanhas digitais, isso significa conseguir falar com a pessoa certa, no momento certo, com a mensagem certa — mesmo que essa pessoa nunca tenha visitado seu site antes. Essa inteligência é especialmente poderosa quando integrada a uma estratégia de inbound marketing, onde os dados de visitantes e leads podem retroalimentar campanhas de mídia programática e maximizar a eficiência do funil.

“Uma DMP (Data Management Platform) é uma plataforma que coleta, organiza e ativa dados de diferentes fontes para criar audiências segmentadas e otimizar campanhas de mídia digital.”

Cómo funciona un DMP

La herramienta recopila datos de tres fuentes diferentes: datos propios; Datos de 2.ª parte y datos de 3.ª parte.

Los datos de origen se obtienen de nuestros propios canales, como sitios web, redes sociales, campañas de marketing por correo electrónico, páginas de destino, CRM y aplicaciones y dispositivos móviles. Es información que el cliente potencial nos proporciona de forma espontánea (trabajo realizado, por ejemplo, en estrategias de marketing). marketing entrante).

Los llamados datos de terceros son los mismos tipos de datos que se obtienen en los datos de terceros, pero se obtienen de canales de terceros. Asimismo, los datos de terceros provienen de terceros y generalmente se compran, pero complementan la información de 1.º y 2.º, siendo datos como edad, sexo, ingresos, ubicación geográfica e intereses.

Por exemplo, imagine que uma empresa B2B usa sua DMP para agrupar usuários que visitaram uma página de orçamento, mas não converteram. Esses dados, cruzados com 3rd party data, mostram que a maioria desses usuários têm cargos de “gerente de marketing” em empresas médias. A empresa pode então criar uma audiência segmentada e veicular anúncios específicos com ofertas de demonstração gratuita, aumentando significativamente as chances de conversão.

De esta manera, DMP realiza la recopilación de datos, procesa la información y la utiliza para datos de medios programáticos. Es así como se realiza la segmentación, con la creación de audiencias y la identificación de a qué audiencia impactar, en qué canales y de qué manera.

“Uma DMP coleta dados próprios, de parceiros e de terceiros, processa essas informações e cria segmentos de audiência usados em campanhas de mídia programática.”

¿Por qué implementar un DMP?

El mayor beneficio de DMP está dirigido al público objetivo. transforma todo eso grandes datos en información y utilizarla de la mejor manera para llegar a tu audiencia es el gran negocio de las plataformas.

Con esto podrás orientar tus campañas, optimizar la experiencia del usuario, mejorar el retorno de la inversión de sus campañas, estructurar campañas eficientes y gestionar varias campañas online al mismo tiempo.

Em tempos de excesso de dados e pressão por resultados, uma DMP é como o copiloto que transforma caos em estratégia. Ela ajuda equipes de marketing a priorizar o que realmente importa: impactar quem tem mais chance de se tornar cliente e gerar valor mensurável em cada campanha.

“A principal vantagem de ter uma DMP é o direcionamento inteligente do público-alvo, o que resulta em campanhas mais eficientes, maior taxa de conversão e melhor aproveitamento do orçamento.”

¿Cuáles son las principales herramientas?

Para mantenerlo actualizado con el mercado de DMP, mencionamos algunas de las plataformas de administración de datos más conocidas.

Audience Studio es la plataforma Salesforce. DMP es muy robusto y capaz de analizar millones de datos rápidamente. Adobe Audience Manager, de Adobe, es muy rápido y activa segmentos en tiempo real.

Mediamath DMP también trabaja con datos en tiempo real y cuenta con herramientas de big data. Mediamath fue elegida, en 2019, como la mejor plataforma DMP en los Digiday Awards 2019. Tail es una plataforma con muchas características y tiene varias segmentaciones.

Diferença entre DMP, CDP e CRM

Quando se fala em plataformas de dados, é comum confundir DMP, CDP e CRM. Afinal, todas lidam com informações sobre o comportamento dos usuários. Por outro lado, cada uma tem um papel diferente dentro da estratégia de marketing digital, e entender essas diferenças é fundamental para tomar decisões assertivas.

A DMP (Plataforma de gestión de datos) trabalha com dados anônimos — como cookies, IDs de dispositivos e dados comportamentais coletados em campanhas de mídia. Sendo assim, sua principal função é alimentar estratégias de mídia programática, ajudando a segmentar audiências e otimizar anúncios em larga escala.

Já a CDP (Customer Data Platform) coleta e unifica dados identificáveis dos clientes, como nome, e-mail, histórico de navegação e compras. Nesse sentido, ela permite construir visões individuais dos usuários e criar experiências altamente personalizadas, inclusive para campanhas de e-mail, automação e remarketing.

Finalmente, el CRM (Customer Relationship Management) é uma plataforma focada no relacionamento com leads e clientes, organizando interações comerciais, propostas, follow-ups e funis de vendas. Ele é essencial para equipes de vendas, mas não substitui a inteligência de segmentação de uma DMP ou CDP.

En resumen:

  • DMP = mídia programática com dados anônimos

  • CDP = personalização com dados identificáveis

  • CRM = gestão de relacionamento e vendas

Cada uma tem seu papel, e juntas, formam um ecossistema de dados robusto e eficiente.

“A diferença entre DMP, CDP e CRM é que a DMP trabalha com dados anônimos para mídia programática; o CDP centraliza dados identificáveis do cliente; e o CRM foca na gestão do relacionamento com leads e clientes.”

Como começar a usar uma DMP na sua empresa

Se você está convencido de que precisa usar os dados com mais inteligência, o próximo passo é entender como aplicar uma DMP no seu negócio — sem complicar a operação ou gerar investimentos desnecessários.

Antes de tudo, faça um mapeamento das suas fontes de dados atuais: tráfego do site, leads gerados, e-mails captados, CRM, campanhas em redes sociais, dados de mídia paga e, se possível, até dados offline. Afinal, ter clareza sobre onde estão os dados e como eles são coletados é o ponto de partida.

Depois, defina os objetivos estratégicos da implementação. Você quer melhorar a segmentação de campanhas? Reduzir o CAC? Aumentar o ROI de mídia programática? Otimizar a jornada do lead? Saber o que você espera da DMP vai te ajudar a escolher a ferramenta certa.

O passo seguinte é buscar uma plataforma que se encaixe na sua realidade. Existem DMPs robustas no mercado, como Adobe Audience Manager, Salesforce Audience Studio e Mediamath, mas há também opções mais acessíveis e modulares, como a Tail e a Publya. O ideal é começar com um piloto, integrando a DMP ao seu site e uma ferramenta de mídia programática.

E se tudo isso parecer complexo, conte com uma agência parceira que entende de dados, mídia programática e performance. Na Vero Contents, temos ajudado empresas a integrar suas DMPs com CRM, ferramentas de automação e mídia programática — criando um ecossistema de marketing orientado por dados.

Então, que tal falarmos sobre estratégias de mídia programática? A Vero Contents, em parceria, com a Publicar, lo ayudará a alcanzar sus objetivos comerciales y lograr altas tasas de conversión. Ponte en contacto con un Vero Experto en contenidos.

FAQ – Perguntas e Respostas sobre DMP

1. DMP é indicada apenas para empresas grandes?

Não. Pequenas e médias empresas também podem se beneficiar, especialmente se fazem campanhas digitais com foco em segmentação e personalização.


2. É obrigatório ter uma ferramenta de automação integrada à DMP?

Não é obrigatório, mas altamente recomendado. A integração permite que os dados sejam usados de forma mais inteligente e que campanhas sejam nutridas automaticamente.


3. DMP substitui um CRM?

Não. A DMP lida principalmente com dados anônimos para mídia programática, enquanto o CRM trabalha com dados identificáveis de relacionamento direto com clientes.


4. É possível usar uma DMP sem mídia programática?

Sim, mas seu potencial será limitado. A maior eficiência de uma DMP acontece quando ela está conectada a plataformas de mídia programática como DV360, The Trade Desk ou Meta Ads.


5. Qual é o primeiro passo para implementar uma DMP?

O primeiro passo é mapear as fontes de dados disponíveis (site, CRM, automação, redes sociais) e definir objetivos claros de uso dos dados para segmentação e ativação de campanhas.

Artigo originalmente publicado em 02/08/2021 e atualizado nessa data.

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