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Geração de Leads com Google Ads

O Google Ads é uma ferramenta muito poderosa, sendo responsável por mais de 95% da receita do Google. Uma das características que a fazem um tremendo sucesso é que as pessoas que clicam nos anúncios já estão procurando o seu produto ou serviço.

Assim, para quem precisa de resultados rápidos, montar um anúncio no Google Ads é uma ótima forma de começar a fazer o negócio girar. Além disso, fazer uma conta e começar a anunciar é uma tarefa que pode ser extremamente rápida.

Mas muitas estratégias podem ser adotadas utilizando a ferramenta e uma delas é a geração de leads. Nesse artigo, vamos explorar um pouco mais a geração de leads com Google Ads.

A página de buscas (SERP)

Primeiramente, vamos lembrar como são as páginas de busca do Google. A SERP – Search Engine Results Page, ou página de resultados de um mecanismo de buscas, é onde aparecem os resultados de uma determinada busca digitada no campo de formulário da página do buscador.

Nela, temos os resultados da busca divididos em pagos e orgânicos. Em algumas buscas, a parte superior é destinada aos anúncios do Google Shopping e do lado direito, o descritivo do Google Meu Negócio (quando buscamos por uma empresa). Outro tipo de buscas pode resultar com endereços de empresas acima e um descritivo ao lado (geralmente Wikipédia).

Nas buscas onde o resultado não aponta para anunciantes do Google Shopping e nem para endereço de empresas, a página básica mostra quatro anúncios na parte superior (ou menos, caso o termo de busca não tenha tantas empresas), os dez primeiros resultados orgânicos e três anúncios na parte inferior.

Como nosso foco é a busca paga, o anunciante, portanto, terá seus anúncios na parte superior e inferior da página. E sempre lembrando que só se paga pelo anúncio quando ele é clicado.

SERP 2020

Como funcionam os links patrocinados do Google

O Google funciona por buscas de palavras-chave (ou termo de pesquisa). Na verdade, a palavra-chave pode ser uma expressão, sentença ou frase.

No Google Ads, esse termo pode estar sendo disputado por várias empresas em um leilão, onde o Google leva em conta diversos critérios, incluindo o lance máximo que o anunciante se dispôs a pagar, o índice de qualidade da campanha e o impacto das extensões de anúncio usadas pelo anunciante.

Assim, não basta colocar um lance altíssimo para que seu anúncio apareça em destaque. Existe uma parte técnica importante relacionada à qualidade com que o painel do Google Ads foi montado.

Como é a Geração de Leads com Google Ads

Ao contrário da geração de leads com o Facebook, por exemplo, onde você coleta os leads diretamente da plataforma, a geração de leads com Google Ads terá alguns passos para sua implementação.

Primeiramente, em nível de campanha do Google Ads. Você deverá, ao criar a sua campanha de Google Ads, colocar como objetivo a geração de leads. Isso fará com que a plataforma direcione sua publicidade para aqueles anunciantes que estão mais propensos a deixar o seu cadastro e você terá mais possibilidades de chegar ao seu objetivo.

Assim, do outro lado, você tem que ter em sua página de destino um formulário para que as pessoas preencham – e se tornem leads. Existem, inclusive, diversas estratégias de conversões, como a criação de uma landing page para que a geração de leads seja feita diretamente.

Isso é extremamente importante, já que para fazer a geração de leads com Google Ads, de nada adiantará você levar o visitante do site para uma página sem um formulário ou simplesmente para a Home Page do seu site.

Dicas para a Campanha do Google Ads

Primeiramente, é essencial que você conheça o seu público-alvo e sua jornada de compra. Monte uma persona (cliente ideal), entenda suas necessidades e pesquise na ferramenta do palavras-chave do Google aquilo que ela busca.

Em cima disso, escolha as palavras-chave de maior interesse e que estejam de acordo com a etapa do funil de vendas. Assim, você terá mais chances de obter uma boa taxa de conversão.

E como falamos, a landing page deve ser bem montada, com imagens e informações que levem o usuário ao seu objetivo: clicar no botão de ação para a geração de leads.

E não se esqueça de avaliar constantemente suas campanhas. O Google Ads funciona com otimizações constantes. Isso fará com que você tenha resultados surpreendentes, levando esses leads posteriormente ao final do seu funil de vendas.

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