O que é o Kissmetrics e como usar
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O Kissmetrics é uma plataforma de análise e monitoramento, com a vantagem de entregar dados de comportamento avançado dos usuários.

Para quem trabalha no mundo digital, é essencial definir métricas e KPIs (Key Perfomance Indicator ou indicadores-chave de desempenho) e, para isso, a utilização de ferramentas de análise se torna obrigatória.

Existem diversas ferramentas e nesse artigo vamos abordar o Kissmetrics, da startup onde Neil Patel decolou para o mundo. Confira!

O que é Kissmetrics?

O Kissmetrics é uma empresa SaaS que surgiu em 2008, fundada por Neil Patel e o cunhado Hiten Shah. Com o objetivo de ir além do que outras ferramentas entregavam, atualmente o Kissmetrics está sob responsabilidade da empresa Space Pencil.

O grande diferencial da ferramenta é que o foco está nos visitantes do site e não nas visitas. Assim, os dados giram em torno do comportamento individual desses visitantes. A ferramenta cria o que chamamos de heat map ou mapa de calor, o que permite identificar onde a audiência do site está clicando.

Como usar o Kissmetrics

Um das principais funcionalidades são os eventos e trilhas, onde você pode configurar as ações dos usuários, como por exemplo “clicou no botão comprar” ou “clicou no botão cadastrar na newsletter”. Esses eventos permitem criar as trilhas, de acordo com o que o usuário percorreu em uma série de eventos que podem ser definidos, como por exemplo: “clicou no link X” –> “clicou no botão Y” –> “clicou no botão comprar” –> “clicou no botão confirmar compra”.

Da mesma forma, podem ser criadas trilhas mostrando que o usuário desistiu de uma ação. No exemplo citado, ele pode ter ido somente até o “clicou no botão comprar” e depois desistiu do último evento. Isso é muito útil, principalmente para e-commerces, pois ajuda a entender onde está acontecendo a desistência, permitindo aperfeiçoar o caminho que leva até a conversão final (nesse caso, a compra).

Outra funcionalidade relacionada a eventos e trilhas é o engage, que permite a programação de uma resposta para um evento pré-determinado. Usando ainda o exemplo acima, você pode configurar uma ação específica para quando o usuário “clicou no botão Y”, que poderia ser uma caixa de diálogo explicando sobre o produto ou um atendimento online imediato. As informações também podem ser segmentadas por localização, tipo de navegador e outros tipos de dados.

Outras ferramentas analíticas

É interessante comparar o Kissmetrics com outras ferramentas do mercado. Para quem trabalha com análise de dados, é importante não focar em uma única plataforma. A principal razão é que as plataformas podem se complementar e você terá informações muito mais ricas. O Kissmetrics, por exemplo, permite importar dados de outras plataformas, como o Google Analytics, o que permite cruzar dados e gerar relatórios avançados de qualidade.

Vamos conhecer um pouco mais de cada uma para que você possa avaliar o uso individual ou em conjunto:

Google Analytics

O Google Analytics possui diversas informações importantes, básicas e avançadas. Nele, você encontrará a quantidade de pessoas que entraram no seu site, de onde vieram, quais as páginas mais acessadas, o tempo de acesso médio, tipo de dispositivo, para onde foram e qual o seu comportamento dentro do site.

Além disso, se os usuários estiverem logados a uma conta Google, você poderá ter informações como gênero, faixa etária e preferências. Imagine então se cruzar essas informações com o Kissmetrics, entendendo onde as pessoas estão clicando no seu site.

Crazy Egg e Hotjar

Outra ferramenta onde o responsável foi Neil Patel, o Crazy Egg fornece informações sobre o site, mas de forma mais visual. Os mapas de calor também estão presentes, com o uso de scrollmaps (como está o uso da barra de rolagem), overlay (cliques em um local específico) e fontes de referência com os cliques mapeados.

O Hotjar, empresa concorrente do Crazy Egg possui funcionalidades muito semelhantes, com foco também nos mapas de calor e cliques.

Mixpanel

O Mixpanel pode ser considerado o principal concorrente do Kissmetrics. Seu diferencial, contudo, é a análise de dados em tempo real. Outra vantagem é que ela possibilita o envio de notificações por aplicativo ou e-mail para clientes, fornecendo um relatório de retenção. Você pode então trabalhar com fluxos de automação e engajar sua audiência com as informações obtidas pela ferramenta.

Agora que você conhece algumas ferramentas importantes no campo de Web Analytics, que tal entrar em contato com nossa equipe e bolar uma estratégia de marketing digital vencedora?

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