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Materiais ricos: eles contribuem para a geração de leads qualificados? - Vero Contents

Lá no começo dos anos 90, mais precisamente em 1993, o total de usuários conectados na internet não chegava nem a 16 milhões ao redor do mundo. De fato, poucas pessoas tinham acesso à rede. No entanto, foi nesse mesmo ano que surgiu o primeiro e-book da história: Host, um suspense escrito pelo norte-americano Peter James, que dividiu sua história em dois disquetes e conseguiu vender impressionantes 12 mil cópias (inclusive na web).

De lá para cá, o interesse das pessoas por e-books só cresceu. Assim, hoje esse é um dos formatos de materiais ricos mais consagrados do marketing digital. Os e-books, inclusive, são responsáveis por aumentar (e muito) a geração de leads de qualquer estratégia de venda na web.

Ainda não sabe o que são materiais ricos e como eles podem afetar os resultados da sua estratégia digital? Continue aqui no post, pois explicaremos tudo isso em detalhes. Confira!

O que são materiais ricos

Importantíssimos para o processo de transformação de um usuário em lead, os materiais ricos são conteúdos aprofundados e educativos. Além de agregar valor à sua marca, servem para levar uma pessoa de uma parte à outra do funil de vendas da sua empresa.

Ou seja: exercem um poder maior de interação e conversão do usuário do que os posts dos blogs. Nesse sentido, veja alguns exemplos de utilização de materiais ricos:

  • e-books (os mais usados atualmente na web);
  • infográficos;
  • videoaulas;
  • downloads exclusivos;
  • podcasts e audiobooks.

Mas, afinal, como que esses materiais podem ajudar a sua estratégia de geração de leads?

Como turbinar a geração de leads com esses materiais

Funciona assim: ao contrário dos posts do blog, utilizamos os materiais ricos em troca dos dados de contato do usuário (como nome, e-mail, telefone etc.). Portanto, basta que aquela pessoa se cadastre em seu site ou landing page para que ela tenha acesso a esses materiais. Em contrapartida, sua empresa terá os dados de um usuário que já demonstrou interesse por algo relevante para o seu negócio.

No entanto, é preciso pensar muito bem qual é o melhor tipo de material a ser oferecido para aquele usuário. Do contrário, sua estratégia de marketing digital pode acabar não funcionando como deveria.

Como ir além dos e-books

Excelentes para criar autoridade de marca, os e-books são os formatos de materiais ricos mais difundidos hoje em dia na internet. Muito disso se dá por causa da relativa facilidade em produzi-los, uma vez que o processo de criação é dos mais simplificados.

Mas será que o seu público é do tipo que está disposto a ler duas mil palavras sobre um determinado tema? Se não for, não se preocupe, pois existem outros tipos de materiais que podem ajudar bastante a sua estratégia de marketing digital.

Downloads

Seu público procura por algum aplicativo que resolva um problema? Ou seu público está em busca de algum tipo de download específico (como wallpapers para o computador ou toques de celular)? Então, que tal apostar suas fichas na criação de produtos que possam ser baixados?

Webinars e lives

A criação de um webinar ou videoaula pode ser mais eficiente para a sua estratégia de geração de leads. Aliás, os webinars e as lives tem sido um dos formatos mais utilizados atualmente.

Podcasts e audiobooks

Seu público é do tipo que precisa consumir um determinado conteúdo, mas não tem tempo de ler um e-book? Então, que tal transformar o conteúdo desse livro em um podcast ou audiobook? Dessa forma, o usuário absorve todo o material, mesmo no trânsito ou na academia.

Como você viu até aqui, o que não faltam são tipos de materiais ricos que podem dar um belo gás na sua estratégia de geração de leads. Portanto, que tal começar agora mesmo a criar o seu?

Quer saber mais sobre o que são leads e como eles fazem a diferença para o sucesso do seu negócio? Confira nosso post em que explicamos o que é lead e como transformá-lo em cliente.

Materiais ricos: eles contribuem para a geração de leads qualificados?
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