Copywriting - conheça a técnica de escrita focada em conversões
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Todo gestor de marketing está sempre em busca de novas estratégias. Principalmente as que ajudem na conversão de vendas. Independentemente da escolha, existe um fator que impacta diretamente nas ações: um bom conteúdo. É ele que vai atrair o consumidor e alimentar os leads. E também vai melhorar o relacionamento com a marca, entre outras funções.

É importante saber que não é todo tipo de texto que converte em vendas. Portanto, é necessário que o conteúdo tenha algumas características.

E é aí que entra o copywriting, técnica que vem se popularizando cada vez mais. Neste artigo vamos abordar essa técnica. E como ela pode te ajudar a conquistar mais clientes. Acompanhe!

O que é copywriting?

O copywriting é a arte e a ciência de escrever textos persuasivos com o objetivo de influenciar o público-alvo a realizar uma ação desejada, como comprar um produto, se inscrever em uma lista de e-mails ou simplesmente engajar-se com o conteúdo.

É uma habilidade essencial para profissionais de marketing, redatores publicitários e empreendedores que desejam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo.

Basicamente, o copywriting é uma estratégia de produção de conteúdos. Essa técnica tem como objetivo convencer a audiência a realizar uma ação (muitas vezes uma venda). Esse conteúdo pode ser apresentado em vários formatos, como e-mail, slogan, blog post, site, entre outros. Assim, copywriting é a arte de escrever de forma persuasiva para promover um produto, pessoa, ideia ou negócio.

O copywriter, profissional especializado na técnica, tem o trabalho de selecionar as informações de forma cuidadosa. E em seguida, ele escreve o copy (text) de uma forma persuasiva. Dessa forma, faz com que a audiência sinta-se estimulada a realizar uma ação específica.

É necessário que ele faça a escolha certa de palavras para tornar o texto agradável. Além disso, esse texto deve ser, ao mesmo tempo, convincente. Sendo assim, ele faz com que o leitor perceba que terá vantagens ao realizar aquela ação.

De onde veio o copywriting?

A primeira copy que se tem notícia foi feita em 1828, por Noah Webster. Nessa época, o termo estava relacionado à uma ideia original imitada na escrita e impressão. A partir de 1870 passou-se a definir o copywriter como um profissional que escrevia anúncios. Assim, o copywriter foi diferenciando do redator de notícias.

Um dos grandes pais do método foi Claude Hopkins. Ele já pesquisava os desejos dos consumidores antes de escrever sua copy, lá em meados de 1886.

De lá para cá a técnica foi sendo utilizada por agências de publicidade. Grandes nomes, como David Ogilvy, utilizavam-se da técnica. Mas não devemos confundir copywriting com redação publicitária. Alguns textos publicitários podem ser copys. Assim, existem diferenças a considerar.

Atualmente, o copywriting é muito utilizado no marketing digital. Estratégias de lançamento de produtos, por exemplo, utilizam-se da técnica. Isso porque a técnica exige a presença dos chamados gatilhos mentais. Muitos deles estão presentes nas copys. Dessa forma, a copy pode utilizar desses argumentos para levar a audiência até a ação desejada.

O Poder das Palavras

O primeiro princípio do copywriting é compreender o poder das palavras. Desse modo, entender que as palavras têm o poder de evocar emoções, contar histórias e persuadir as pessoas. Uma copy eficaz é aquela que ressoa com o público, criando uma conexão emocional que leva à ação.

Para dominar o copywriting na prática, você precisa escolher suas palavras com cuidado, levando em consideração o tom, a voz e a mensagem que deseja transmitir.

Conheça o Seu Público

Outro aspecto crucial do copywriting é conhecer o seu público-alvo. Assim, você precisa entender quem são essas pessoas, quais são seus desejos, necessidades, medos e aspirações. Quanto mais você conhecer o seu público, mais eficaz será sua capacidade de criar mensagens que ressoam com eles.

Faça pesquisas de mercado, crie personas e esteja sempre atento às mudanças nas preferências e comportamentos do seu público.

O Processo de Copywriting

Agora que abordamos os princípios básicos, vamos dar uma olhada no processo prático de copywriting.

1. Pesquisa

O primeiro passo é a pesquisa. Desse modo, antes de começar a escrever, você deve coletar informações relevantes sobre o seu produto ou serviço, seu público-alvo e seu mercado, bem como pesquisar concorrentes, estudar tendências e identificar os principais pontos de venda do seu produto.

2. Estrutura

Em seguida, você deve criar uma estrutura para sua copy. Acima de tudo, isso envolve decidir sobre o formato do seu texto (por exemplo, um anúncio, um e-mail de vendas ou uma página de destino) e planejar a sequência de mensagens que você deseja transmitir. Uma estrutura sólida ajuda a manter sua copy organizada e coerente.

3. Escreva com Clareza e Concisão

Ao escrever, lembre-se de que a clareza e a concisão são essenciais. Nesse sentido, evite jargões complicados e frases longas. Portanto, seja direto e vá direto ao ponto. Use linguagem simples e fácil de entender.

4. Crie um Senso de Urgência

Uma técnica comum de copywriting é criar um senso de urgência. Isso pode ser feito usando frases como “oferta por tempo limitado” ou “estoque limitado”. Porém, você não deve exagerar na mensagem.

5. Teste e Otimize

Por fim, o copywriting eficaz envolve teste e otimização contínuos. Sendo assim, acompanhe o desempenho das suas mensagens e faça ajustes conforme necessário. Teste diferentes abordagens, títulos e chamadas para ação para descobrir o que funciona melhor para o seu público.

Alguns exemplos de chamadas curtas utilizando copywriting

1. Para um Produto de Beleza:

“Transforme sua pele com nossa fórmula inovadora. Descubra a verdadeira beleza em cada aplicação.”

2. Para um Curso Online:

“Aprenda com os melhores. Domine as habilidades que você precisa para o sucesso. Inscreva-se agora.”

3. Para um Restaurante:

“Experimente a culinária autêntica do mundo em um ambiente encantador. Reserve sua mesa hoje e saboreie a diferença.”

4. Para um Produto de Condicionamento Físico:

“Obtenha resultados reais em apenas 30 dias. Transforme seu corpo e sua vida com o nosso programa de condicionamento físico.”

5. Para um Aplicativo de Planejamento Financeiro:

“Controle suas finanças de forma inteligente. Economize, invista e alcance seus objetivos financeiros com facilidade. Baixe agora.”

6. Para um Serviço de Consultoria Empresarial:

“Desbloqueie o potencial da sua empresa. Nossos especialistas estão prontos para orientá-lo rumo ao sucesso.”

7. Para um Blog de Viagens:

“Descubra destinos incríveis. Inspire-se com histórias de viagem emocionantes e dicas exclusivas. Explore o mundo conosco.”

8. Para uma Campanha de Arrecadação de Fundos:

“Faça a diferença. Contribua hoje para apoiar causas importantes e criar um impacto positivo na comunidade.”

9. Para um Produto de Limpeza Doméstica:

“Diga adeus à sujeira. Nosso produto de limpeza faz maravilhas em sua casa, tornando-a impecável e brilhante.”

10. Para um Clube de Assinatura de Livros:

“Explore novos mundos a cada mês. Receba os melhores livros entregues à sua porta. Junte-se ao nosso clube de leitura agora.”

Estes são apenas exemplos breves, mas eficazes, de textos de copywriting que capturam a atenção, despertam interesse e incentivam a ação. O copywriting bem elaborado é uma ferramenta poderosa para influenciar as decisões do público-alvo.

Qual é a relação do copywriting com o funil de vendas?

O copywriting está intimamente ligado ao marketing digital. E em especial com o inbound marketing. Para que haja o interesse em avançar pelo funil de vendas, as pessoas precisam ser estimuladas. E o copy entra para realizar isso da maneira correta. Portanto, ele deve levar as pessoas a consumirem o conteúdo produzido.

Baixar um e-book, assinar uma newsletter, abrir um e-mail ou preencher um formulário. Essas ações são fundamentais para a captação de leads. Portanto, para otimizar esse trabalho, é muito importante dedicar atenção especial ao copywriting. Os próprios consumidores — cada vez mais informados e exigentes — já conseguem identificar facilmente quando a empresa não aposta em um conteúdo envolvente e interessante.

Com a concorrência cada vez maior, ficar atento a essa estratégia é uma maneira de se destacar no mercado. E conseguir mais retorno com o inbound marketing.

Por que contratar o serviço especializado?

Que o copywriting é fundamental para a conversão de leads, isso já ficou claro. O trabalho do copywriter exige muito conhecimento e habilidade com a escrita. Além disso, exige empatia com o consumidor. E para chegar a isso, é necessário tempo para se dedicar ao estudo do negócio. Também é importante que o profissional tenha conhecimento sobre as etapas do funil de vendas. Assim, produzirá o conteúdo de acordo com cada uma delas.

Portanto, diante de tantas exigências, é muito difícil contratar um colaborador para desempenhar esse trabalho. Essa tem sido uma tarefa das agências de marketing. A Vero Contents, por exemplo, conta com copywriters no time. Assim, temos um diferencial na otimização dos resultados dos clientes.

Investir na melhoria do conteúdo é uma forma de otimizar seu funil de vendas. Além de aumentar a conversão de leads. Esse deve ser um comprometimento

Imagem: Freepik

Texto originalmente publicado em 28/02/2022 e revisado nessa data.

Copywriting: conheça a técnica de escrita focada em conversões!

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