Como fazer marketing digital b2b
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Toda empresa sabe que deve investir em marketing para crescer. Mas uma dúvida ainda passa na mente dos gerentes de marketing das grandes e médias empresas: é possível fazer marketing digital B2B e conseguir bons resultados?

Afinal de contas, o investimento em marketing digital é menor quando comparamos com outros mídias. Mas é possível atrair mais clientes e fechar mais negócios utilizando os canais digitais?

Nesse artigo vamos mostrar o caminho para ter sucesso no marketing digital b2b! Vamos a algumas dicas.

1. Todo mundo (ou quase) está no mundo digital…

Pode ser que uma empresa não tenha presença constante no mundo digital, mas seus colaboradores sim. Dessa forma, um tomador de decisão, um comprador, um especificador ou um colaborador que indique clientes estará em algum lugar do mundo digital.

Seja pelas mídias sociais (só para lembrar o Facebook tem mais de 2 bilhões de usuários e o LinkedIn já ultrapassa os 50 milhões de usuários no Brasil) ou em uma busca no Google, é possível traçarmos uma estratégia que alcance quem precisa de nossos serviços ou produtos.

No marketing digital B2B isso é tão fato quanto no B2C. Afinal de contas, todo mundo corre para os sites de busca para pesquisar todo o tipo de assunto.

E se o ponto central nas pesquisas com foco B2B é a busca pela informação, gerar conteúdo torna-se essencial como estratégia para atrair os possíveis clientes.

2. Criar um blog corporativo é essencial para os negócios

Já falamos que criar um blog é essencial para os negócios nesse post do nosso blog. Aqui, reforçamos esse ponto. Afinal, muitas empresas já possuem seus blogs e se a sua não começou a produzir conteúdo, está atrás dos concorrentes.

Se o mundo digital gira em torno das ferramentas de busca (até as mídias sociais são ferramentas de busca), sua empresa dever se tornar a melhor resposta para as perguntas dos usuários. Portanto, criar um blog corporativo para abordar os principais assuntos que seu cliente busca será um passo importante para criar uma relação de confiança e autoridade dentro do seu mercado de atuação.

É claro que para ter um ótimo blog, você deve ter um ótimo site, que permita uma experiência adequada para os seus visitantes.

3. Montar uma estratégia de SEM (Search Engine Marketing) deve ser uma prioridade

Um ótimo site e um ótimo blog pedem uma estratégia de SEM muito bem montada. Você deve atrair seu público, não só de forma paga, mas também orgânica. E unir as duas estratégias (SEO + Links Patrocinados) vai turbinar os resultados do marketing digital B2B de sua empresa.

Perceba que tudo está integrado aqui. Um site bem montado, com um blog organizado, ambos funcionando dentro de uma estratégia de SEM pensada e testada constantemente. Isso trará eficiência nas ações de marketing digital B2B, que devem ser testadas e ajustadas constantemente.

4. Ter estratégias de geração de leads é um diferencial

Seu site e seu blog devem ter estratégias de captura de dados (geração de leads). Você está trazendo seu possível cliente a seu site, ele está consumindo os conteúdos do seu blog e, dessa forma, deverá deixar seus dados em algum momento.

Pense em estratégias de inclusão de formulários, como assinatura de newsletter, materiais ricos (e-books e ferramentas) e até de orçamentos sem compromisso e avaliações gratuitas.

Se você capturar leads qualificados, terá o caminho aberto para fechar mais negócios.

5. Trabalhar com e-mail marketing também é importante

O e-mail marketing não morreu, principalmente quando falamos em B2B. Afinal, quem ainda não troca cartões ou mensagens, onde o e-mail continua fazendo parte dentro dessa relação de negócios?

E se você está capturando leads e gerando conteúdo, perceberá o quanto o e-mail marketing se tornará eficiente dentro da estratégia montada.

Dessa forma, trabalhe o e-mail marketing com inteligência:

  • Segmentando corretamente as listas de e-mail, de acordo com o estágio na Jornada de Compra;
  • Automatizando disparos e criando fluxos de nutrição de leads, já que você está trabalhando conteúdo;
  • Realizando testes A/B com frequência e testando taxas de abertura e cliques.

6. Transforme seu marketing digital B2B com inbound marketing

Depois de tudo o que falamos, está claro que o marketing digital B2B pode ser uma estratégia bem montada de inbound marketing. Aqui, todas as ferramentas trabalham de forma integrada e podem trazer resultados surpreendentes para sua empresa. O inbound marketing para B2B permite que você seja mais assertivo e alinhado ao seu público-alvo.

Se você está começando, baixe nosso e-book Marketing Digital Passo a Passo e comece a compreender com o marketing digital pode ajudar sua empresa. E se estiver precisando de ajuda imediata, fale com um de nossos especialistas, que a Vero Contents poderá lhe ajudar. Mãos à obra!

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