fbpx
inbound marketing para negócios b2b

O marketing digital, atualmente, está inserido em praticamente todas as estratégias de marketing. Seja o público o consumidor final ou empresa, quem hoje não está no mundo virtual não tem espaço. Já falamos sobre marketing digital para B2B aqui no blog e agora vamos abordar o inbound marketing para negócios B2B.

Acompanhe como sua empresa pode alavancar os seus negócios usando a atração por meio do conteúdo. Confira nesse post as dicas que preparamos!

Criando reputação

Ao contrário do mercado B2C, onde as compras costumam acontecer por impulso, no B2B a preponderância é o racional. No mundo corporativo, o foco é o resultado. Assim, a contratação de parceiros, serviços e produtos está muito mais voltada a objetivos comuns.

Nesse sentido, trabalhar a reputação é essencial. Levar conteúdo relevante, mostrando os diferenciais de sua empresa/produto é uma das formas mais assertivas de atrair e reter o seu possível cliente. O marketing de conteúdo (no nosso caso, o inbound marketing) fará com que sua empresa se destaque das demais e ganhe a confiança do seu público.

Além disso, você pode usar o conteúdo também para educar o seu cliente e passar mais informações a ele a respeito do que você está vendendo. Comunique-se com seu público-alvo utilizando seu blog e outras ferramentas, criando uma conexão com ele.

Gerando leads qualificados

Outro ponto importante está relacionado à geração de leads. O conteúdo permite que você atraia o prospect, obtenha suas informações e, principalmente, qualifique. A qualificação de leads pode ser feita de diversas formas, por meio de materiais ricos, por exemplo (e-books, webinars e podcasts) e pela nutrição de leads.

Automatizar o marketing utilizando conteúdos para cada etapa do funil é um dos pontos importantes do inbound marketing.

Aumentando o ROI e diminuindo o CAC

Aqui temos dois pontos cruciais para qualquer empresa. Aumentar o ROI (Retorno do Investimento) e diminuir o CAC (Custo de Aquisição de Clientes). O inbound marketing permite que você aumente o seu ROI, automatizando tarefas e educando o seu mercado, diminuindo a distância entre marketing de vendas. Afinal de contas, o processo de vendas é muito mais complexo no B2B do que no B2C.

A diminuição do CAC acontece em paralelo, pois ambos estão diretamente relacionados.

Trabalhando o conteúdo no marketing B2B

Uma das tarefas importantes é identificar quais são os principais problemas do seu cliente, suas dores. Dessa forma, você poderá trabalhar com Guias e Dicas para solucionar esses problemas, ajudando o seu cliente.

Outra forma é fornecer Notícias para que seu cliente fique sempre por dentro do que acontece no segmento. É uma ótima forma de fidelizar e, novamente, criar reputação. A criação de newsletters semanais, por exemplo, pode ser uma forma de estar sempre em contato com seus clientes, levando-o também para o seu blog corporativo.

Procure sempre entender em que fase da jornada de compra ele se encontra. Assim, você poderá oferecer informações alinhadas às expectativas da sua audiência.

Mas o inbound marketing para negócios B2B funciona mesmo?

Além do que citamos acima, é fundamental que você acerte no desenho do seu cliente ideal, a sua persona. Se você não souber com quem está falando e nem como falar, cometerá erros que podem comprometer sua estratégia. É muito comum errar na determinação da persona e colocar a culpa na estratégia. O primeiro ponto então é pesquisar e ajustar a sua persona para que você seja o mais assertivo possível.

É importante que você tenha todas as etapas bem desenhadas e documentadas. Assim, poderá analisar onde estão possíveis gaps, ajustando o que não estiver funcionando. O inbound marketing para negócios B2B funcionará de acordo com a precisão e ajustes que você fizer em suas ações.

Não esqueça também de ter um conteúdo equilibrado e focado, seja no seu blog, newsletter ou redes sociais. Utilize a diversidade de canais para se relacionar com a audiência e entregue um conteúdo personalizado. Não esqueça também de fazer com que esse conteúdo seja compartilhável, o que vai ajudar a multiplicar o valor da sua empresa/produto/serviço. O resultado disso será a atração de mais clientes e a geração cada vez maior de vendas.

Esse conteúdo te ajudou de alguma forma? Que tal preencher nosso formulário e entrar em contato com um especialista em inbound marketing para B2B?

Inbound Marketing para negócios B2B
Tags:             

Uma ideia sobre “Inbound Marketing para negócios B2B

Os comentários estão desativados.

WhatsApp chat