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Um dos princípios de uma boa estratégia de inbound marketing é, sem dúvida, a automação de marketing. O processo de atração de clientes é árduo e deve ser constante. Porém, a quantidade de tarefas a realizar em boas campanhas é extensa e, sem automatizá-las, torna-se impossível conseguir bons resultados.
Que tal entender o que é automação de marketing e porque você deve começar a fazer já?
O que é automação de marketing
O uso da tecnologia para automatizar processos e ações, aumentando eficiência e reduzindo a interferência manual. Esse é o principal conceito de automação de marketing.
E não é qualquer automação. Gerar ações automáticas por si só não significa que seja uma automação de marketing. Agir de forma escalável e interagir com inteligência com os visitantes que estão interagindo, entendendo as necessidades desse lead, entregando informações e conteúdos relevantes para suas dores. Isso sim, é automação de marketing.
Outro ponto importante da automação é a aplicação dos modelos de automação em larga escala. No momento que a geração de leads torna-se constante, é essencial a realização de testes para elevação do patamar. A escalabilidade é um item fundamental para os resultados na geração de leads.
Por que fazer automação de marketing?
Geração de Mais Leads
Mapear a jornada de compra do cliente faz parte da automação. A geração de processos e guias que possam te ajudar na captura de leads, utilizando ferramentas de automação, pode fazer com que a geração de leads seja muito mais eficiente em maior escala.
A Nutrição de Leads
Um dos pontos fundamentais na automação de marketing é a nutrição de leads. É por meio dela que o lead terá o seu avanço na jornada de compra, o que constitui uma arte que deve ser estudada por qualquer profissional de marketing digital.
Por consequência da nutrição de leads, conseguimos agregar valor, preparando melhor os visitantes que estão convertendo e entrando no funil, reduzindo, inclusive o ciclo de vendas. Gerar credibilidade e autoridade, mantendo o nome de sua empresa na mente do seu cliente é uma das principais funções da nutrição de leads.
Oportunidades e redução do ciclo de vendas
Outro ponto diretamente relacionado com a nutrição de leads é a geração de mais oportunidades. Se você mapeou corretamente os processos e passou a fazer a nutrição, vai gerar mais leads em consequência disso.
Mas, principalmente, vai gerar mais oportunidades, já que está criando um diálogo (mesmo que automatizado) com a sua persona. Afinal de contas, você está falando com mais pessoas e de forma mais assertiva.
Outro ponto importante é a redução do ciclo de vendas, já que os futuros clientes passam menos tempo argumentando, aumentando a eficiência do processo de vendas.
Redução do Custo de Aquisição do cliente (CAC)
A redução do ciclo de vendas aliada à redução do trabalho da equipe de vendas é uma mistura que resulta em menor CAC. As tarefas da equipe de vendas, que estão alinhadas com a equipe de marketing, estão mais focadas do que nunca para atrair mais clientes, sem ter que ficar argumentando e derrubando barreiras seguidamente.
O smarketing faz parte da automação de marketing e tem como consequência melhores resultados no investimento.
O que engloba a automação de marketing e qual ferramenta devo usar?
Diversos itens fazem parte da automação de marketing. Investir em conteúdo e divulgar nas mídias sociais é um bom começo, mas para isso o agendamento, o acompanhamento e monitoramento de resultados e interações é essencial.
Outro canal que uma boa ferramenta de automação deve englobar é o relacionamento via email marketing. Configurar os fluxos, personalizar mensagens, enviar newsletters e respostas automáticas deve fazer parte desse pacote de funcionalidades.
Não esqueçamos da geração e do gerenciamento de leads, com a criação de calls-to-action, formulários com campos personalizados, landing pages e páginas de agradecimento. E você pode ir além, integrando sua ferramenta de automação de marketing com o CRM, para que a entrega do lead do marketing para vendas seja realizada de forma automatizada e bem entendida entre as equipes.
Algumas ferramentas, como RD Station e Hubspot, entregam o que citamos acima e ainda incluem outras importantes funcionalidades, para que você consiga criar um relacionamento importante com seu lead até que ele vire seu cliente.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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