O que é ToFu, MoFu e BoFu - Vero Contents
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Em um dos nossos artigos, falamos como funciona o funil de vendas e como ele ajuda no marketing. Também falamos aqui sobre a jornada de compra e explicamos como o inbound marketing marketing pode ajudar a atrair mais clientes. Todos esses artigos tem relação com o que é ToFu, MoFu e Bofu.

Os termos ToFu, MoFu e BoFu estão relacionados, portanto, com as posições dentro do funil. Vamos destrinchar esses conceitos nesse post.

O que é ToFu?

ToFu é a posição de topo do funil do possível comprador. Nessa fase, como já foi abordado nos artigos mencionados acima, o comprador ainda está no estágio inicial da sua jornada de compra. Portanto, o lead ainda não é qualificado o suficiente para que um vendedor faça o fechamento da venda, pois ainda se encontra longe da etapa de compras.

Para atrair esse visitantes, você vai oferecer conteúdos e materiais ricos para capturar não só a atenção mas, principalmente, os dados dessa pessoa.

Portanto, os materiais são produzidos de acordo com as etapas do funil, pensando sempre em que estágio cada lead está. No topo, por exemplo, são materiais menos aprofundados, pois você ainda está educando ou informando o usuário sobre determinado o assunto. Provavelmente, ele está tendo os primeiros contatos com o possível problema que o levou até o seu site.

Se você ajustou o funil e utilizou bem as estratégias de inbound marketing, provavelmente está atraindo visitantes para o seu site. Assim, você está gerando leads no topo do funil.

O que é MoFu?

O MoFu é o meio do funil. O visitante que se transformou em lead no topo do seu funil agora possui mais informações e interesse sobre o assunto. Assim, ele está mais educado sobre o assunto e mais propenso a adquirir um produto ou serviço.

Aqui, os conteúdos não são mais genéricos, são mais específicos. Um e-book de meio de funil, por exemplo, é mais complexo que um e-book de topo de funil. Outros conteúdos, como estudos de casos, guias de aplicação e webinars podem ser aplicados nessa fase do funil de vendas.

O seu prospect, portanto, já sabe que tem um problema a ser resolvido. Dessa forma, já está a procura de uma solução. Nessa fase, você poderá complementar as informações do seu lead capturado no topo de funil, conseguindo mais detalhes sobre quem ele é.

O meio do funil é um ponto crítico do funil de vendas de qualquer empresa. Aqui, você pode perder um lead se não conseguir mostrar a ele que você tem a solução do problema. Outro cuidado deve ser tomado: você pode até realizar uma pré-venda quando o lead estiver nessa posição, mas com muito tato para não espantar esse lead. Afinal de contas, ele ainda não se encontra pronto para comprar e tentar “esquentá-lo” à força para descer no funil pode ser uma forma de perdê-lo.

O que é BoFu?

BoFu é o fundo do funil. O “Bo” da palavra deriva de bottom e aqui é o que chamamos de hora da verdade. Se você aqueceu corretamente o lead dentro da engrenagem do seu inbound marketing, você poderá fazê-lo descer e se tornar um cliente.

Os conteúdos BoFu são todos aqueles que possam fazer isso acontecer, como avaliações gratuitas, testes, visitas técnicas e orçamentos. O vendedor entra em ação, pois o lead já está escolhendo qual empresa será escolhida para solucionar o seu problema.

Mas o BoFu não é somente a parte em que realizamos a venda e tocamos o sino. Esse é o ponto de avaliar a transição do marketing para vendas e entender se o seu funil está funcionando corretamente.

Avaliar e Evoluir

Em todas as etapas do seu funil será necessário que você faça uma avaliação constante. A engrenagem só funcionará se estiver bem engraxada. Do contrário, ela vai travar.

Produzir os conteúdos certos e oferecê-los no momento certo é o segredo para fazer um inbound marketing de qualidade. Transformar um visitante em um lead e fazê-lo descer no funil é uma arte que exige muito estudo e muitos ajustes. Tenha aplicativos para inbound, como RD Station ou similares, assim como outras ferramentas para análise e para uso no dia-a-dia.

Durante o trabalho, faça pesquisas e tende entender ao máximo as dores do seu cliente. Esteja sempre avaliando o comportamento dos seus leads e veja quais os materiais estão convertendo.

Tenha sempre diversos pontos de entrada para topo do seu funil e tenha fluxos paralelos. Isso fará com que você possa compará-los, de forma a entender quais conteúdos estão funcionando mais. Além disso, você terá mais possibilidades de trazer de volta possíveis leads que estejam “travando” dentro da sua máquina de vendas.

Saber o que é ToFu, MoFu e BoFu é muito importante dentro do inbound marketing. Que tal ficar por dentro de outros assuntos de marketing digital cadastrando-se no nosso blog?

Inbound Marketing: o que é ToFu, MoFu e BoFu

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