SimilarWeb: o que é e como usar para analisar a concorrência
Getting your Trinity Audio player ready...

O SimilarWeb é uma ferramenta essencial para o uso do marketing digital. Ele oferece diversas informações e estatísticas a respeito de um site, ajudando os profissionais de marketing na análise de concorrentes.

É fundamental saber como os concorrentes estão trabalhando, o que chamamos de benchmarking. E saiba que, certamente, eles estarão checando o seu trabalho. Portanto, o planejamento de marketing digital deve incluir, obrigatoriamente, uma análise do mercado.

Esse artigo trata exatamente sobre análise de concorrentes na internet. E por meio da ferramenta SimilarWeb.

O que é o SimilarWeb

Monitorar a concorrência na web é uma tarefa que deve ser feita frequentemente. O SimilarWeb é uma ferramenta que pode ajudar nesse sentido, pois ela permite a análise de sites e aplicativos.

Os recursos de busca do SimilarWeb permitem que a URL do site desejado seja digitada em sua barra de pesquisas para que seus dados sejam exibidos.

As métricas de posição, como ranking mundial, nacional e de categoria são as que se destacam, além de diversos dados sobre a visitação do site:

  • número de visitas, visualizações de páginas por visita e duração média da visita;
  • origem do tráfego por canal – tráfego direto, mecanismos de busca, redes sociais, referência, e-mail ou links patrocinados – ou país;
  • palavras-chave que geram tráfego (gratuitas ou pagas);
  • detalhes do tráfego gerado pelas redes sociais;
  • interesses dos visitantes.

No caso dos aplicativos, as métricas exibidas são as seguintes:

  • ranking de uso do aplicativo – global, por país e por categoria;
  • ranking do aplicativo dentro de sua loja – Google Play ou App Store – global, por país e categoria;
  • perfil do público e origens do tráfego – direto, referência, busca, social, e-mail e anúncios display);
  • palavras-chave de busca na web e dentro da loja;
  • origens do tráfego dentro da loja;
  • aplicativos similares.

Porque usar o SimilarWeb

O SimilarWeb permite que você obtenha insights importantes para o seu negócio e para seu público. Além disso, traz um trabalho complementar de estudos de palavras-chave que pode ser usado em conjunto com sua estratégia de SEO  (Search Engine Optimization) ou SEM (Search Engine Marketing). Assim, você poderá analisar e melhorar suas estratégias de marketing de conteúdo.

Com o uso da ferramenta, você poderá entender como trabalham seus concorrentes e onde estão investindo na geração de tráfego. Assim, você poderá identificar não só oportunidades, mas também ameaças do mercado.

Naturalmente, analisar a concorrência ajuda também na determinação de métricas. Os KPIs que serão importantes para seu negócio podem ser melhor analisados quando confrontados com dados dos concorrentes.

Como usar o SimilarWeb

O SimilarWeb pode ser usado tanto diretamente no site da ferramenta, quanto com a instalação de uma extensão para Chrome ou Firefox.

Se você usar via web, verá que na tela inicial no canto superior existe uma barra de buscas. Ali, você poderá digitar o site ou o aplicativo que deseja analisar. O resultado será um relatório, que poderá ter mais ou menos informações, pois a ferramenta possui uma versão gratuita e outra paga. Em sua versão paga, o SimilarWeb permite fazer o download das informações.

No final do relatório estão os sites concorrentes e similares. Caso você queira descobrir seus concorrentes na web, basta digitar na barra o seu site para que o relatório emita a lista. Assim, você poderá usar a funcionalidade de comparação, clicando no botão ao lado do nome do site.

Se você estiver usando a extensão, basta clicar sobre o ícone da mesma e, caso queira mais detalhes, clicar no botão “More insights”. Assim, você poderá ver dados completos.

Quer uma análise completa do seu marketing digital e dos seus concorrentes? Fale com um de nossos especialistas!

SimilarWeb: o que é e como usar para analisar a concorrência
pt_BR