O que é Marketing Analytics e como aplicar
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O Marketing Analytics vem crescendo ano após ano. Em tempos de Big Data, não existe como não pensar no uso dos dados no âmbito do marketing.

A ciência de dados, aplicada ao comportamento do consumidor, permite a avaliação do sucesso das ações de marketing. É aí o que entra o Marketing Analytics. Nesse artigo, vamos explorar um pouco mais o conceito e ajudar você a aplicar em sua empresa.

Marketing Analytics é o que então?

Chamamos então de Marketing Analytics o estudo de dados que mostra o comportamento do consumidor frente às ações de marketing. Podemos dizer que, assim como o Neuromarketing, o Marketing Analytics é uma área específica do marketing, onde o foco é a coleta e análise de dados, com o objetivo de uma melhor visão dos resultados.

O Marketing Analytics assim se torna uma ferramenta imprescindível para o profissional de marketing, pois o ajuda a tomar decisões melhores. Outro ponto importante é que Marketing Analytics, Digital Analytics e Web Analytics não significam a mesma coisa. O Web Analytics faz parte do Marketing Analytics e refere-se apenas aos dados da web. O Digital Analytics engloba, além dos dados da web, as redes sociais e o mobile.

O Marketing Analytics engloba dados relacionados aos canais online e também offline.

Aplicações do Marketing Analytics

Com o uso de ferramentas, como uma DMP (Data Management Platform) com dados online e offline, você poderá analisar dentro de um conjunto de dados (como estado civil, gênero e faixa etária, por exemplo), de forma a entender como funciona a jornada de compra desse grupo.

Além disso, você poderá analisar o desempenho de uma campanha em relação aos concorrentes, se estão usando os mesmos canais que suas campanhas e assim por diante.

Outro ponto importante é entender se os investimentos estão alocados corretamente ou devem ser migrados para outros canais, o que pode aumentar o ROI das ações de marketing.

Etapas de funcionamento

Além da análise de dados, o Marketing Analytics traz etapas importantes que, se realizadas com precisão, irão ajudar no resultado final. São, basicamente, três etapas: rastreamento, coleta e visualização de dados.

No rastreamento, você deverá focar nos dados gerados por seus canais e não todos os dados disponíveis. Na etapa de coleta, você deverá estar orientado para os KPIs de sua estratégia, para que os dados sejam mais assertivos. Já na etapa de visualização, você deverá se orientar para que a representação visual dos dados esteja da melhor forma possível, já que uma informação mal formatada poderá resultar em um mal entendimento dos dados.

Como ter sucesso com o Marketing Analytics

Na análise de dados, não existe receita de bolo. O importante é saber extrair decisões dos dados coletados. Mas algumas dicas podem ser úteis no momento que realizar uma boa análise.

Saiba entender o passado

É essencial entender o que se passou, respondendo a perguntas especificas, como: Qual o desempenho da campanha A X campanha B? Qual a taxa de conversão de um material X comparado a um material Y?

Saiba analisar o presente

Será que estamos nos comunicando corretamente com nosso público? O que eles estão falando sobre nós? Será que estamos presentes nos canais corretos onde eles estão?

Saiba influenciar o futuro

Essa é uma característica importante quando analisamos dados. Estamos conseguindo usar o histórico coletado e analisado para influenciar o futuro de nossas ações, tornando-as mais assertivas?

Se você souber analisar bem suas campanhas de marketing, poderá evoluir a cada passo, tornando suas ações mais bem sucedidas.

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