O que é KPI e qual sua importância?
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Todo mundo sabe hoje em dia a importância do marketing digital na estratégia das empresas. Afinal de contas, quem não está presente nas redes sociais ou com um bom site otimizado acaba ficando atrás da concorrência. Nesse ponto, não é só importante estar presente (isso é uma obrigação), mas entender como mensurar os resultados é primordial para saber o que está funcionando e o que não está. Aí é que entramos no assunto desse post: o que é KPI (Key Perfomance Indicator) e qual sua importância?

O que é KPI e o que não é KPI

Os KPIs ou indicadores-chave de performance são indicadores que nos mostram os desempenhos dos nossos canais e campanhas dentro do marketing digital. E eles são essenciais para o planejamento estratégico de sua empresa.

Um KPI pode ser um número ou um percentual, dependendo da informação que precisa ser mostrada. Uma taxa de rejeição, por exemplo, pode ser de 60% e um visitante único é medido pela quantidade. Ambos podem ser KPIs importantes, dependendo dos objetivos da empresa.

É importante salientar o que não é KPI. Ou o que pode não ser. Uma métrica pode se tornar um KPI, mas pode não ser também. A métrica é tudo o que pode ser medido. Ou seja, métrica é um dado que pode ou não relevante para o seu negócio e para as tomadas de decisões. Já um KPI é essencial para o seu negócio. Então, se uma métrica se torna essencial, ela vira um KPI.

Como escolher um KPI

Relevância é a palavra da vez quando se fala em KPI. Mas você só saberá definir um KPI se tiver um objetivo claro para o seu marketing digital. Afinal de contas, o KPI será o responsável por medir se você está no caminho de atingir seus objetivos. E se você não tiver objetivos…

Um ponto muito importante é definir com que frequência medir seus KPIs. Se não houver uma periodicidade, não haverá como comparar os resultados. E também não haverá comprometimento nas tomadas de decisão.

Outro ponto importante é que você pode categorizar seus KPIs, prática que vem sendo adotada com bastante frequência. Você pode ter um KPI primário ou principal, ou até vários primários. E ter KPIs secundários. Isso pode ajudar também na análise dos dados. Mas tenha sempre em mente que o KPI primário (ou KPIs primários) devem estar sempre alinhados com o objetivo principal.

O que considerar

No momento de escolher um KPI, pense que ele deve ser objetivo e que, obrigatoriamente, deve ser verificado sempre. Alinhe com outros membros de sua equipe se esses KPIs estão de acordo com o que sua empresa precisa para crescer.

Exemplos de KPIs

Como já dissemos, vai depender do seu objetivo quais serão os KPIs primários, secundários, etc… mas para ajudar na definição desses KPIs, listamos alguns que podem ser importantes:

  • Custo de aquisição de clientes;
  • ROI;
  • Custo por lead;
  • Taxa de conversão;
  • Leads gerados;
  • Ticket médio;
  • Engajamento.

Veja uma lista de KPIs que podem ser secundários e de apoio aos KPIs primários:

  • Tráfego;
  • Assinantes do blog/newsletter;
  • Origem do tráfego;
  • Bounce rate;
  • Pageviews;
  • Curtidas;
  • Visitantes novos.

É claro que existem muito mais. Só demos alguns exemplos para quem está começando ter um norte e iniciar o trabalho de medição de resultados.

Não se esqueça que é essencial definir um KPI e medi-lo regularmente. Estabeleça também objetivos claros e metas para que esses KPIs possam gerar resultados práticos. Nossa prática mostra que as empresas que definem objetivos claros e medem seus KPIs costumam ter mais sucesso que seus concorrentes.

E você, o que está esperando? Defina já seus KPIs! Quer ajuda? Fale já com um especialista da Vero Contents!

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