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No nosso artigo Dicas para Melhorar o Desempenho do Site abordamos algumas formas para otimizar seu site, focando tanto na parte técnica, quanto no design.
Ali, apontamos alguns itens, entre eles o SEO (Search Engine Optimization). Muitos deles são essenciais e devem ser bem trabalhados para a otimização para mecanismos de busca.
Nesse artigo, vamos falar sobre a parte técnica de otimização para SEO. E vamos começar abordando o que chamamos de SEO On-Page.
Otimização para mecanismos de busca On-Page
O primeiro passo para atingirmos o objetivo de aumentar visitas do site é planejar a sua estrutura e a forma como trabalharemos as palavras-chave dentro dele.
Se seu site já está pronto e você quer fazer uma análise do funcionamento do SEO atual para checar essa estrutura, algumas ferramentas podem lhe ajudar, como o RDStation e o SEMRush, por exemplo.
Mas se você está montando um website, é importante seguir alguns passos. Dessa forma, precisamos definir a estrutura e ter em mente quais palavras-chave são importantes para o negócio.
Essa avaliação permitirá definir alguns itens que serão essenciais para o SEO. Esses itens seriam:
- URL;
- título da página;
- cabeçalhos da página.
Essa definição é muito importante, mas devemos evitar exageros. Assim, incluir em seu site termos pesquisados que possam ser fora do contexto (mesmo que façam parte o universo dos seus negócios) pode ser um tiro no pé.
Portanto, os itens acima devem conter os termos essenciais. Ou seja, aqueles que realmente definem o seu negócio, mas que deem uma ótima experiência de navegação ao usuário.
Metatags, tags e metadescrições
As metatags são comandos dentro do código do site que permitem a descrição de cada página aos mecanismos de pesquisa.
As tags de título são descrições de texto que descrevem o conteúdo a que sua página está associada. Elas são os primeiros itens a serem encontrados pelos mecanismos.
Já as metadescrições (ou metadescriptions) são textos de até 160 caracteres utilizados para descrever seu site. É o texto que aparece no Google quando digitamos determinado termo. Aqui é muito importante utilizar as palavras-chave essenciais do seu negócio.
SEO nas publicações e o uso das palavras-chave
Pensando nas pesquisas realizadas relativas ao seu negócio, temos que nos assegurar que algumas palavras-chave estejam no seu site. Assim, o blog se torna fundamental, pois você vai trabalhar o texto com consistência dentro do seu negócio, fortalecendo as palavras que são importantes. No post Porque ter um blog corporativo é essencial para os negócios, falamos mais sobre a importância dos blogs.
Para um texto ser trabalhado corretamente (evitando a incoerência e a redundância), procure trabalhar com variações de palavras-chave e com itens específicos e relevantes. Exemplo: ao invés de trabalhar a palavra internet, trabalhe internet marketing.
Existem outras ferramentas que auxiliam no uso das palavras-chave e SEO nas postagens, como o Google Keyword Planner e o Yoast, para quem usa o WordPress. Nesse caso, a otimização para mecanismos de busca vai focar em avaliar o volume de pesquisas das palavras-chave.
Dessa forma, você deve escolher aquelas que se adequem melhor ao momento do seu negócio. O importante aqui é a constante avaliação desses termos, já que a internet evolui e muda constantemente.
A importância dos links e os conteúdos de fora (SEO Off-Page)
Conteúdo duplicado (em mais de um site) e uso de links para gerar SEO é visto pelo Google como uma prática contrária à relevância. Esse tipo de prática pode arruinar a sua otimização para mecanismos de busca. Basta pensarmos no seguinte: se seu site é relevante e possui conteúdo próprio, porque precisaria de artifícios para se tornar relevante?
Aumentar a velocidade com que seu site aparece nas buscas orgânicas é uma promessa de muitas empresas que trabalham com SEO. O tráfego e os links cruzados são uma tática antiga e o Google enxerga isso de forma negativa.
O conteúdo que vem de fora é de extrema importância. Uma das estratégias mais conhecidas é o link building, que pode ajudar a atrair tráfego de qualidade para seu blog.
É claro que trabalhar com citações de outros blogs e artigos é uma ótima tática, mas esse é um item que temos que ter muito cuidado. Portanto, nada melhor do que publicar um ótimo conteúdo, de forma que ele seja citado e compartilhado em outros lugares. Afinal, conteúdo é ouro!
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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