Dicas para melhorar o desempenho do site
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O site é o item mais importante nas estratégias de marketing digital. Ter um site atrativo, que receba visitas mas que, principalmente, retenha os visitantes, é um desafio.

E mais do que cumprir seus objetivos, o site também deve proporcionar uma navegação rápida, intuitiva e que resolva o problema do usuário. Tecnicamente, existem alguns fatores que devem ser observados para melhorar o desempenho do site.

Nesse post, vamos dar algumas dicas daquilo que você deve observar em seu site para que ele fique bem otimizado, de forma a melhorar o desempenho nas buscas.

Site responsivo ou com versão mobile

Ter um site responsivo é uma obrigação, mas ainda encontramos alguns sites resistentes. Mas não adianta. O site deve ajustar-se ao tamanho da página, sem que nenhuma informação fique alterada ou cortada.

Seu site não aparecerá nas pesquisas do Google se não for responsivo. Os algoritmos do Google levam em consideração, entre outros itens importantes, o uso de smartphones. E mais que isso, o Google analisa a velocidade do site tanto no desktop quanto no mobile. Portanto, se seu site não é responsivo, refaça-o imediatamente.

Para se ter uma ideia, 58% dos brasileiros acessam a web exclusivamente pelo celular, segundo pesquisa do Cetic.br. Sendo assim, vamos pensar não só em responsividade, mas também em tamanhos de fontes, imagens que carreguem rapidamente e botões que possam ser utilizados em todos os tamanhos de telas. É a importância de se planejar o design, o que também vai melhorar o desempenho do site.

Design do site

Um bom site deve ter, obrigatoriamente, um design bacana. Se a atração se faz por estratégias técnicas, a retenção se faz por conteúdo e visual. Ninguém aguenta ficar muito tempo navegando em um site mal feito, feio ou poluído. A importância do design em um site está diretamente ligada a três fatores: usabilidade, navegabilidade e credibilidade.

A usabilidade tem relação com itens como eficiência, erros e satisfação do usuário. Fazê-lo enxergar o quanto o site está dentro de suas expectativas, oferecendo as soluções que ele procura, é o primeiro item para que ele permaneça por ali.

A navegabilidade anda de mãos juntas com a usabilidade. Fazer com que o usuário tenha uma boa experiência ao navegar (de preferência intuitiva) será uma das diferenças entre ele permanecer ou sair do seu site.

A credibilidade, nosso terceiro fator, é aquilo que o visual transmite sem que percebamos. A maioria dos usuários costuma avaliar a credibilidade de um site pelo design. Elaborar um site com um visual bacana, transmitindo o que sua empresa/marca/serviço deseja para o visitante fará com que ele construa sua imagem dentro da mente. Deixe uma ótima impressão visual, isso vai melhorar o desempenho do seu site.

Calls to action

O tempo de permanência em um site hoje em dia está cada vez menor. Você deve aproveitar todas as chances para que o visitante entre em contato com você. Criar o que chamamos de calls to action (ou chamadas para ação) é uma tarefa imprescindível para que você possa ter boas conversões de visitantes para leads (cadastros) em seu site.

E não estamos falando somente das chamadas e botões. Colocá-las em lugar adequado também faz toda a diferença. Call to action, em termos mais claros, significa deixar evidente para o usuário onde ele deve clicar e o que deve fazer dentro do seu site. E mais ainda, capturando o cadastro desse visitante, transformando-o em um lead.

Assim, os formulários devem estar em lugares visíveis para que esse visitante possa realizar facilmente o seu cadastro.

SEO

Seu site deve estar o mais otimizado possível. A otimização vai desde a parte estrutural e de programação, até o conteúdo que será incluído nele.

O importante aqui é planejar a estratégia de SEO antes de começar a programar o site. Essa estratégia deve estar alinhada, inclusive, com o uso de anúncios no Adwords, se for o caso, o que chamamos de estratégia de SEM (Search Engine Marketing).

Algumas ferramentas ajudam a identificar se seu site está bem otimizado ou não e outras dão dicas de quais as melhores palavras-chave que você deve utilizar.

E para melhorar o desempenho do seu site, ele deve ter um blog para aumentar sua classificação na pesquisa orgânica. Essa é a melhor forma para atrair e reter visitantes e melhorar também o SEO.

Blog

O blog é o ponto-chave para o sucesso de um site corporativo. Ele é a porta de entrada para o SEO, além de ser o foco de interesse para que o visitante volte a seu site.

Além de permitir a interação com outros blogs e citações de outros sites, o que traz o aumento da relevância do seu site, é a ferramenta mais importante do marketing de conteúdo pois, por intermédio do blog, sua empresa publica informações relevantes, que passam o conceito de autoridade de sua empresa em sua área de atuação.

Melhorar o desempenho do site é uma tarefa bastante importante, como se pode ver. Navegue por nosso blog e veja mais dicas sobre esses itens, tão importantes para o marketing digital de resultados.

Escolha o CMS mais adequado

O CMS ou Content Management System (Sistema de Gestão de Conteúdo) é o sistema que permite criar, editar, gerenciar e publicar o conteúdo nas plataformas digitais. Assim, o CMS permite que você crie seu próprio site com um blog com o uso da plataforma.

É importante que o CMS possua ferramentas que permitam otimizar o SEO, ajustar o design e melhorar o desempenho, principalmente na versão mobile do site. Aqui na Vero Contents, utilizamos vários CMS, como Joomla e WordPress, que nos permitem fazer sites rápidos, com design estruturado para todas as versões, inclusive mobile e com gerenciamento para o blog.

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