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O assunto no mercado digital nessa época não poderia ser outro: a Black Friday. Você pode ter uma loja virtual, uma empresa de serviços, estar focado em B2C ou B2B. Não importa, a Black Friday é para todos.
A Black Friday de 2020 acontecerá semana que vem. Você já vem trabalhando o famoso Esquenta para Black Friday? E se eu não estiver divulgando? Não está muito em cima?
Nesse post, vamos falar sobre a reta final para aproveitar a Black Friday 2020!
Mercado digital aquecido
Não é novidade que, por conta da pandemia, o mercado digital encontra-se altamente aquecido. Dessa forma, se você ainda não aproveitou a data, ainda está em tempo. A reta final pode ser aproveitada. Afinal, a Black Friday acontece no dia 27 de novembro.
A flexibilidade que o marketing digital proporciona ajuda. Mas não é por isso que vamos deixar para a última hora. Começando agora, você poderá aproveitar ainda a data e colher os frutos. Alguns números de uma pesquisa realizada pelo Google ajudam a entender a importância da Black Friday 2020:
- 51% das pessoas que passaram a comprar alimentos online declararam que vão continuar com a prática após a pandemia;
- 25% declararam que comprarão apenas online;
- 24% declararam que comprarão a maior parte dos itens online.
Em 2019, a Black Friday no Brasil apresentou números bem expressivos:
- Gasto médio de R$ 602,00;
- Vendas de cerca de R$ 3,2 bilhões, com aumento de 23,6% em comparação a 2018;
- Foram registrados 5,33 milhões de pedidos – 25% a mais em comparação com o ano anterior.
Dicas para prosperar na Black Friday 2020
Na reta final da Black Friday sua marca precisa ficar em evidência. Separamos algumas dicas para te ajudar:
- Invista na comunicação com sua base de clientes e esteja presente nas mídias sociais, que permaneceram bastante aquecidas, principalmente por conta da continuidade do home office;
- Adote novas tecnologias para se comunicar, como WhatsApp Business, por exemplo;
- Não tenha receio em enviar e-mails. Os clientes receberão, certamente, uma enxurrada deles. Mas se você possui boas promoções, não deixe seus clientes na mão. Eles certamente saberão identificar boas promoções.
Em relação aos anúncios online:
- Evite investimentos excessivos em canais que utilizam a dinâmica de leilão, como Facebook e Google: dependendo da dinâmica no momento da compra, a plataforma pode elevar o Custo de Aquisição de Cliente (CAC) acima dos lances pretendidos. Assim, uma boa opção é utilizar os lances de limite de custos e ir aumentando os investimentos aos poucos, mantendo-os sobre controle;
- Gerencie a liquidez e confie no aprendizado de máquina nos anúncios pagos: quando o anúncio está na fase de aprendizado é muito comum querer ajustá-los manualmente assim que foram colocados no ar para tentar aumentar os resultados. Dessa forma, aproveite o aprendizado de máquina e as otimizações do sistema criados pelo Google e pelo Facebook. Assim, seus anúncios estarão no lugar certo e para o público que você configurou.
Outras estratégias que dão certo
Ofereça descontos realmente imperdíveis. Assim, a data fará sentido para os clientes. Não entre na #blackfraude. E não se esqueça dos seus clientes. Portanto, trate-os como VIPs. Dê descontos ainda mais especiais, de olho na fidelização.
Use gatilhos e listas de desejo. Você pode usar os gatilhos de escassez incluindo um contador, por exemplo, em seu site. Principalmente se você tem uma loja virtual. Em relação às listas de desejo, você pode usá-las para personalizar ofertas para seus clientes e para identificar tendências anteriores à Black Friday. Dessa forma, aumentará as chances de conversão.
Resumindo
Dá tempo de planejar a última semana da Black Friday. Utilize a publicidade online em seu favor e separe ofertas reais para sua lista VIP e para novos clientes. Aproveite o mercado digital aquecido e se relacione com seus clientes nas mídias sociais, além de ferramentas como o WhatsApp.
O principal é planejar esses últimos dias. Ainda dá tempo!
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.