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O Google Ads é uma ferramenta muito poderosa, sendo responsável por mais de 95% da receita do Google. Uma das características que a fazem um tremendo sucesso é que as pessoas que clicam nos anúncios já estão procurando o seu produto ou serviço.
Assim, para quem precisa de resultados rápidos, montar um anúncio no Google Ads é uma ótima forma de começar a fazer o negócio girar. Além disso, fazer uma conta e começar a anunciar é uma tarefa que pode ser extremamente rápida.
Mas muitas estratégias podem ser adotadas utilizando a ferramenta e uma delas é a geração de leads. Nesse artigo, vamos explorar um pouco mais a geração de leads com Google Ads.
A página de buscas (SERP)
Primeiramente, vamos lembrar como são as páginas de busca do Google. A SERP – Search Engine Results Page, ou página de resultados de um mecanismo de buscas, é onde aparecem os resultados de uma determinada busca digitada no campo de formulário da página do buscador.
Nela, temos os resultados da busca divididos em pagos e orgânicos. Em algumas buscas, a parte superior é destinada aos anúncios do Google Shopping e do lado direito, o descritivo do Google Meu Negócio (quando buscamos por uma empresa). Outro tipo de buscas pode resultar com endereços de empresas acima e um descritivo ao lado (geralmente Wikipédia).
Nas buscas onde o resultado não aponta para anunciantes do Google Shopping e nem para endereço de empresas, a página básica mostra quatro anúncios na parte superior (ou menos, caso o termo de busca não tenha tantas empresas), os dez primeiros resultados orgânicos e três anúncios na parte inferior.
Como nosso foco é a busca paga, o anunciante, portanto, terá seus anúncios na parte superior e inferior da página. E sempre lembrando que só se paga pelo anúncio quando ele é clicado.
Como funcionam os links patrocinados do Google
O Google funciona por buscas de palavras-chave (ou termo de pesquisa). Na verdade, a palavra-chave pode ser uma expressão, sentença ou frase.
No Google Ads, esse termo pode estar sendo disputado por várias empresas em um leilão, onde o Google leva em conta diversos critérios, incluindo o lance máximo que o anunciante se dispôs a pagar, o índice de qualidade da campanha e o impacto das extensões de anúncio usadas pelo anunciante.
Assim, não basta colocar um lance altíssimo para que seu anúncio apareça em destaque. Existe uma parte técnica importante relacionada à qualidade com que o painel do Google Ads foi montado.
Como é a Geração de Leads com Google Ads
Ao contrário da geração de leads com o Facebook, por exemplo, onde você coleta os leads diretamente da plataforma, a geração de leads com Google Ads terá alguns passos para sua implementação.
Primeiramente, em nível de campanha do Google Ads. Você deverá, ao criar a sua campanha de Google Ads, colocar como objetivo a geração de leads. Isso fará com que a plataforma direcione sua publicidade para aqueles anunciantes que estão mais propensos a deixar o seu cadastro e você terá mais possibilidades de chegar ao seu objetivo.
Assim, do outro lado, você tem que ter em sua página de destino um formulário para que as pessoas preencham – e se tornem leads. Existem, inclusive, diversas estratégias de conversões, como a criação de uma landing page para que a geração de leads seja feita diretamente.
Isso é extremamente importante, já que para fazer a geração de leads com Google Ads, de nada adiantará você levar o visitante do site para uma página sem um formulário ou simplesmente para a Home Page do seu site.
Dicas para a Campanha do Google Ads
Primeiramente, é essencial que você conheça o seu público-alvo e sua jornada de compra. Monte uma persona (cliente ideal), entenda suas necessidades e pesquise na ferramenta do palavras-chave do Google aquilo que ela busca.
Em cima disso, escolha as palavras-chave de maior interesse e que estejam de acordo com a etapa do funil de vendas. Assim, você terá mais chances de obter uma boa taxa de conversão.
E como falamos, a landing page deve ser bem montada, com imagens e informações que levem o usuário ao seu objetivo: clicar no botão de ação para a geração de leads.
E não se esqueça de avaliar constantemente suas campanhas. O Google Ads funciona com otimizações constantes. Isso fará com que você tenha resultados surpreendentes, levando esses leads posteriormente ao final do seu funil de vendas.
Gostou desse artigo? Que tal montar uma campanha vencedora de Google Ads falando com um de nossos especialistas?
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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