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Se você já é familiarizado com os termos de marketing, já deve ter ouvido falar nos canais de marketing. Eles são os caminhos ou trilhas pelos quais você leva seu produto até o seu cliente, para resumir. Quando falamos de canais de marketing digital, a definição é um pouco mais ampla.

No âmbito geral, os canais de marketing e vendas estão muito ligados à disponibilidade de compra de um produto e em como fazê-lo chegar até o seu cliente (varejista, atacadista, distribuidor, agentes, digital, etc). Esses canais podem ter suas divisões e subníveis, dependendo de como a estrutura de cada empresa é montada.

O marketing digital tornou-se mais um canal para aquisição de clientes. E não só fazendo parte do mix de marketing e vendas, mas se tornando protagonista em muitos dos casos.

E ele próprio possui seus canais, com suas características próprias e com suas métricas específicas. No mundo digital, os canais estão muito mais ligados à interação de uma marca com o cliente do que a entrega final do produto.

Dessa forma, conhecer esses canais e dominar o seu uso é essencial para aumentar o ROI de suas campanhas de marketing e também da venda de seus produtos/serviços.

Acompanhe nesse artigo tudo o que você precisa saber sobre os canais de marketing digital.

Quais os principais canais de marketing digital?

O Google possui uma definição clássica sobre os canais de marketing digital, que acabaram praticamente se tornando um padrão. Essa definição, na verdade, está ligada à análise do Google Analytics. Assim, quando falamos em canais de marketing digital pela visão do Google, são as formas em que o cliente pode interagir com você, de forma a ser levado até o seu site.

Canais de Marketing Digital - Google Analytics

Portanto, temos então 6 canais de marketing digital. São eles:

  • Tráfego Direto/Orgânico/De Referência
  • Mídias Pagas
  • E-mail
  • Social

Tráfego Direto

O tráfego direto, como já diz o próprio nome, é todo o tráfego dirigido diretamente ao seu site, por meio da sua URL. Assim, quando o visitante digita http://www.suaempresa.com.br, consideramos como tráfego direto.

Aqui, temos já a primeira observação sobre a importância da URL do seu site. O conhecimento de marca, ou seja, o bom trabalho de branding, irá resultar em um bom resultado no tráfego gerado diretamente. Portanto, ter uma URL de fácil memorização e um bom trabalho em torno de sua marca fará com que o tráfego direto tenha um resultado promissor.

Orgânico

O tráfego orgânico é um assunto que temos abordado bastante aqui no blog. Ser encontrado pelas ferramentas de busca é uma das formas mais consistentes de aquisição de clientes.

Sendo assim, é necessário que você tenha uma estratégia de palavras-chave consistente. Além disso, um site bem otimizado para SEO, de forma a se tornar a resposta que o usuário busca nas buscas. A ideia aqui é estar entre as primeiras posições na SERP (Search Engine Results Page), conseguindo assim a maior parte dos cliques.

O Google, por exemplo, exibe bilhões de buscas todos os dias. Para aparecer na primeira página e conseguir um ótimo tráfego orgânico, é necessário planejamento e consistência em sua estratégia de SEO.

De Referência

O tráfego de referência é outra peça importante no trabalho de SEO. Ele acontece quando o link do seu site está referenciado em outro blog ou site. O usuário clica nesse link, sendo levado até o site de sua empresa ou de seu produto.

Um bom resultado no tráfego de referência está diretamente ligado a um bom resultado de geração de conteúdo. Se você possui um conteúdo de qualidade, ele será naturalmente mencionado em outros lugares, além de compartilhado por outras pessoas.

Mídias Pagas

Existem diversas formas de se comprar mídia na web. E é bastante importante pensar nessa possibilidade, pois se trata de uma ótima forma de alcançar resultados imediatos.

Você pode, primeiramente, estar presente nas mídias sociais não só com suas postagens regulares, mas também com anúncios pagos. As mídias sociais oferecem ótimas plataformas de anúncios, como no caso do Facebook Ads. Ele é uma poderosíssima ferramenta de segmentação e alcance. Ali, você também anuncia no Instagram.

Outras importantes redes sociais, como o LinkedIn, também oferecem ótimas ferramentas de anúncios. Portanto, o ponto mais importante a se considerar é se seu público está presente nessas redes sociais. Assim, a decisão de estar ali com seu produto ou serviço dependerá de onde estão seus clientes.

Com a explosão dos vídeos online, considere ter uma estratégia de vídeos no Youtube. Ele traz resultados importantes e tem atualmente uma audiência astronômica, ultrapassando muitos canais de TV.

Outra importante mídia paga são os links patrocinados. Como já sabemos, o Google Adwords é a ferramenta para buscas mais usada e que traz resultados bastante importantes para o anunciante.

Além dos links patrocinados, o Google Adwords e outras ferramentas de busca permitem que os anúncios sejam incluídos não só nas páginas de busca. Assim, você anuncia nas Redes de Display. Ou seja, você pode ter seus anúncios veiculados em outros sites, que façam parte das Redes de Display.

E-mail

O e-mail marketing não morreu. Ele está, aliás, mais presente do que nunca e é um dos canais mais importantes do marketing digital. Eu digo isso porque o e-mail é um canal direto. Ele se comunica dentro do computador (ou dispositivo móvel) do seu prospect ou cliente e permite que você inicie um diálogo com seu público.

Algumas estratégias de vendas pela internet utilizam-se do e-mail marketing como base de suas campanhas de marketing, como os lançamentos de produtos digitais.

Social

Já mencionamos as mídias sociais quando falamos sobre mídia paga. Mas é muito importante que você esteja presente nas mídias sociais, mesmo sem estar anunciando nelas.

Elas permitem que você esteja em contato direto e constante com seu público, criando relacionamentos duradouros e obtendo informações importantes sobre o que seus clientes pensam sobre sua marca/serviço/produto.

No Brasil, segundo relatório da We Are Social, são mais de 122 milhões de usuários de redes sociais no Brasil. Ou seja, não dá para não estar presente nas mídias sociais.

O principal ponto nas mídias sociais é levar conteúdo de qualidade, que gere engajamento e que possa ser compartilhado. Dessa forma, avalie bem o seu público nas mídias sociais, saiba quais são suas preferências e comportamentos e como o seu produto/serviço pode ajudá-lo a solucionar o seu problema.

Como funcionam as análises dos canais de marketing digital?

Como já dissemos, o Google Analytics possui todos esses canais relacionados em sua plataforma. Mas é muito importante que você relacione os dados do Analytics com os próprios dados das mídias sociais. O Facebook, por exemplo, possui um painel bastante completo com os dados de interação, tanto nos anúncios, quanto nas postagens orgânicas.

Uma ferramenta muito bacana e pouco conhecida é o Facebook Analytics. Ele traz muitas informações valiosas dos seus canais e pode ser utilizado caso você possua o pixel do Facebook instalado em seu site. Além disso, outra boa dica é utilizar ferramentas de marketing digital que complementem as informações tanto do Google quanto do Facebook.

Aqui na Vero Contents, nós usamos o Hubspot, software de inbound marketing que utiliza os dados do Google Analytics integrados em sua plataforma. O software, que possui também ferramenta de disparo de e-mails, contribui muito na parte de análise de dados, permitindo os cruzamentos de informações com sua estratégia de geração de leads, por exemplo.

Com os dados cruzados, você poderá fazer análises precisas e bastante assertivas das aquisições e dos resultados de cada canal e como cada um está performando dentro de sua estratégia.

E falando em estratégias, uma mais importantes para se trabalhar todos os canais do marketing digital é o inbound marketing. Ela leva em conta todos os canais, de forma integrada, otimizando e maximizando suas campanhas, com foco total em resultados.

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O que são canais de marketing digital?
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