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Quem se acostumou a comprar mídia online nos moldes antigos se surpreendeu quando conheceu a mídia programática. Afinal, antigamente, para anunciar na internet, era necessário comprar manualmente, o que consumia muito tempo.
Assim, se você quisesse colocar banners em diversos portais, por exemplo, tinha que consultar cada um deles e fazer a compra separadamente.
A mídia programática surgiu justamente para solucionar esse problema, não somente no momento da compra, mas também no gerenciamento de informações e investimentos.
Nesse post vamos falar mais sobre o que é mídia programática e como fazer para implementar essa ferramenta tão importante.
O que é mídia programática?
A mídia programática é o processo de compra de mídia por meio de plataformas, sem a necessidade da intermediação de cada um dos anunciantes. Dessa forma, com o uso dessas plataformas, você tem em mãos ferramentas avançadas que ajudam na otimização das campanhas e, dessa forma, na melhoria dos resultados.
A mídia programática é, portanto, uma forma de buscar mais eficiência e precisão, com foco na qualidade da entrega.
Como funciona na prática
A forma de pagamento na mídia programática é diferente. Dessa forma, ela é realizada a partir de leilões, e a compra e venda se faz por meio das plataformas, onde o publisher insere o seu inventário (espaço disponível para comercialização).
Assim, o cliente faz a consulta e o fechamento na plataforma, automatizando processos e otimizando seus recursos. Para entender melhor, é importante ficar por dentro das siglas utilizadas na mídia programática:
DSP – Demand Side Plataform
DSP são as plataformas utilizadas para a compra de mídia. Por meio delas, o anunciante pode realizar a compra em tempo real.
DMP – Data Management Platform
DMP são as plataformas de monitoramento de usuários. Por meio dos cookies, as DMP são responsáveis por fazer a entrega de acordo com a segmentação determinada pelo cliente.
SSP – Supply Side Platform/Sell Side Platform
As SSPs são plataformas usadas pelos editores de sites e aplicativos para disponibilizar seus espaços publicitários e maximizar sua monetização.
Ad Exchange
As Ad Exchanges reúnem os inventários disponibilizados pelos publishers interessados em comercializar seus espaços publicitários. Como uma espécie de marketplace, as Ad Exchanges são uma espécie de bolsa de anúncios, onde os leilões ocorrem em tempo real.
Leilão em Tempo Real (RTB – Real-Time Bidding)
Esse é o mecanismo que permite a compra de anúncios em tempo real, garantindo que os espaços publicitários sejam vendidos para os anunciantes que oferecem a melhor combinação de preço e relevância.
A aquisição da mídia programática pode ser feita por formatos diferentes, como CPV (Custo por Visualização), CPC (Custo por Clique), CPM (Custo por Mil Impressões), CPL (Custo por Lead), CPA (Custo por Aquisição) e CPD (Custo Por Download).
Principais formatos e canais de mídia programática
A mídia programática não se limita apenas a banners em sites. Ela evoluiu para diversos formatos e canais, ampliando as possibilidades para os anunciantes.
Display Ads
Os tradicionais banners exibidos em sites e blogs são um dos formatos mais comuns da mídia programática.
Vídeo Programático
Vídeos exibidos antes ou durante conteúdos no YouTube e outras plataformas, garantindo maior engajamento.
Native Ads
Os Native Ads são anúncios integrados ao conteúdo das páginas, tornando a experiência publicitária mais natural e menos intrusiva.
Áudio Programático
Inserção de anúncios em plataformas de streaming de áudio, como Spotify e Deezer.
Programmatic DOOH (Digital Out-of-Home)
Anúncios exibidos em telas digitais em locais públicos, como shopping centers e metrôs, com segmentação avançada.
Principais vantagens da mídia programática
Facilidade e relevância
A mídia programática trouxe, de imediato, facilidade na compra de espaços, mas também relevância, já que compra-se, principalmente, audiência. Assim, otimiza-se assim o tempo dos times de marketing, com a montagem de campanhas mais assertivas.
Segmentação e resultado
Um grande diferencial são as segmentações, que permitem montar anúncios diferentes para cada público de interesse, com o uso de campanhas mais personalizadas. Dessa forma, isso aumenta o retorno do investimento (ROI), pois a mídia programática torna-se uma ferramenta muito mais eficiente.
Monitoramento e aprendizado
A maior precisão nos dados, com informações de visualizações, cliques e volumes de leads, permite também uma maior precisão na medição. Assim, permite maior flexibilidade nos ajustes, maior redirecionamento nas ações e também melhores resultados.
Como implementar a mídia programática
Para implementar a mídia programática em sua empresa é necessário entender o seu funcionamento e as estratégias, planejar suas campanhas e escolher um parceiro para realizar o gerenciamento.
Como explicado acima, o cliente utilizará uma DSP e uma DMP, conseguindo extrair as informações necessárias para montar suas estratégias. Aqui, temos a análise de big data, que nos permite a segmentação das informações.
Dentro da DSP o gestor da campanha criará as estratégias necessárias, onde destacamos:
- Estratégia por conteúdo: lances relacionados quando uma página tem conteúdo relacionado com a categoria do anunciante;
- Third Party Data: campanhas segmentadas por informações demográficas, interesses e intenção de compra;
- Retargeting: estratégias de remarketing permitem capturar o usuário que deixou um carrinho de compra, por exemplo;
- Whitelists: configuração de uma lista de sites, com o objetivo de segmentar a campanha;
- Data Onboarding: você pode carregar uma lista de contatos, encontrando-os online e segmentando suas campanhas.
Fique de olho
Apesar da facilidade de uso e de toda a automação envolvida na mídia programática, é essencial ficar e olho em alguns pontos.
Temos por exemplo, o fato da publicidade digital sofrer com fraudes, tornando essencial o uso de ferramentas de verificação. Além disso, com a crescente preocupação com privacidade, novas formas de segmentação sem cookies estão surgindo.
Outro ponto importante é a presença da inteligência artificial. Por um lado, ela está aprimorando a segmentação e otimizando campanhas automaticamente mas, por outro lado, isso requer maior atenção e constantes testes, já que a IA pode cometer erros.
Outro ponto importante é que a mídia programática continua a se expandir para TVs conectadas, games e novas plataformas, chegando mais próxima dos usuários.
Conclusão
A mídia programática revolucionou a publicidade digital, oferecendo segmentação precisa, eficiência e personalização em um nível nunca visto antes. Desse modo, para empresas que desejam crescer no ambiente digital, entender e implementar essa estratégia é fundamental.
O planejamento está diretamente ligado à escolha do parceiro. Ele deverá ter condições de extrair o melhor das plataformas, de modo que a empresa contratante terá os melhores resultados possíveis em suas campanhas de mídia programática.

Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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