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Estar na primeira página do Google é uma tarefa possível para qualquer empresa. Aparecer em destaque na SERP (Search Engine Results Page) é uma combinação de diversos fatores. Nesse post, vamos ver algumas dicas de como aparecer no Google, assim como em outras ferramentas de busca.
Os assuntos que serão abordados serão os seguintes:
- Planejamento e ferramentas;
- SEO On Page: como a parte técnica influencia nos mecanismos de busca;
- SEO Off Page: construir links fora de sua página é imprescindível para seus resultados;
- Conteúdo com qualidade: como o conteúdo é usado para as pesquisas orgânicas.
Planejamento e Ferramentas
Para pensar em planejamento, temos que primeiramente entender como funciona o sistema de buscas. Tanto o Google, quanto Bing e Yahoo tem em seus algoritmos a exibição de resultados após a indexação e o rastreamento dos endereços na web. Assim, seu site deve ter sido indexado para aparecer nas buscas.
Outro ponto importante é saber o que é SEO (Search Engine Optimization). O SEO é um processo de metodologia e otimização dentro e fora do seu site para que ele seja encontrado com mais facilidade por esses mecanismos de busca.
Nesse contexto, o primeiro passo de uma estratégia para aparecer no Google, de preferência na primeira página (e nas primeiras posições), é montar uma estratégia.
Essa estratégia deverá ter, como ponto inicial, uma pesquisa de palavras-chave que seja contundente e focada no seu negócio. As keywords utilizadas no seu site deverão estar em alinhamento com as buscas realizadas no Google. Para descobrir o que as pessoas estão procurando a respeito do seu produto e seu serviço, algumas ferramentas devem ser utilizadas.
Separamos algumas delas:
Google Analytics
O Google Analytics é a ferramenta fundamental do marketing digital. Sem ela, ficamos sem entender o que se passa em nosso site e fica impossível traçar uma estratégia de atração de visitantes.
Ele será a base para suas análises e para todas as outras ferramentas de SEO, trazendo informações de origem de tráfego, perfil, etc.
Dessa forma, você deve sempre ter o hábito de olhar o Analytics e entender tudo o que se passa dentro do seu site. Deve também entender quem o está visitando e de onde está vindo todo esse tráfego.
Google Search Console
O Google Search Console, antigo Webmaster Tool, deverá sempre ser trabalhado em conjunto com o Google Analytics. Faça, em primeiro lugar, a integração das contas, utilizando o mesmo usuário para a criação de ambos. O Search Console é uma ferramenta muito bacana, com foco na otimização de sites e blogs, com análise de palavras-chave.
Com ele, você poderá entender de onde estão vindo os links para o seu site e poderá traçar estratégias mais assertivas.
Outro ponto importante da ferramenta é a possibilidade de indexação mais rápida das suas páginas no Google.
Yoast
O Yoast é uma ferramenta muita poderosa de SEO. Com ela, você poderá otimizar o seu site em WordPress, controlando a produção do seu conteúdo e alinhando as palavras-chave de sua estratégia. Outro ponto muito importante é a integração da ferramenta com o Search Console, possibilitando a criação do sitemap do seu site e o envio para o Google.
Buzzsumo
Monitorar as mídias sociais é essencial para o trabalho de SEO. E o Buzzsumo realiza muito bem essa tarefa. Através da ferramenta, você pode descobrir quais assuntos estão em alta e quais links foram mais compartilhados em determinado assunto.
Assim, você pode pesquisar dentro do seu nicho aqueles assuntos que tem o maior potencial de compartilhamento e audiência.
Keyword Planner
O Keyword Planner é a ferramenta de planejamento de palavras-chave do Google. Com ele, você poderá pesquisar os termos mais indicados para o seu site ou blog.
Geralmente utilizado em campanhas do Google Adwords, o Keyword Planner também traz sugestões de palavras-chave relacionadas às pesquisas realizadas.
Keyword.io
Em complemento ao trabalho do Keyword Planner, você pode utilizar também o Keyword.io. Ele é uma ótima ferramenta de pesquisas de palavra-chave. Gratuito, ele traz também a versão PRO, com diversas funcionalidades.
SEMRush
Uma das mais completas ferramentas de SEO, o SEMRush traz diversos tipos de análises, tanto orgânicas quanto pagas. Com análise de concorrentes, pesquisa de palavras-chave, volume de pesquisas, correspondência de frase, palavras-chave relacionadas, você poderá utilizá-lo também na fase de planejamento de sua estratégia.
É importante salientar que o SEO leva em consideração três elementos: autoridade (você entende do seu negócio), confiabilidade (seu conteúdo é de qualidade) e relevância (para aparecer nas SERP).
SEO On Page
Agora que você já analisou, pesquisou e entendeu os princípios básicos, é a hora de realizar a otimização do seu site. Em outro post do nosso site, demos algumas dicas de otimização para mecanismos de busca, que traz informações importantes de SEO On Page. O SEO On Page está relacionado ao que acontece dentro do seu site.
O resumo dessas técnicas é o seguinte:
- Utilize palavras-chave que tenham relação com seu negócio, mas que façam sentido para quem visita. Essas palavras-chave devem estar contidas no seu site, tanto no texto, quando na estrutura;
- Os títulos de posts (ou de páginas do site) e as imagens utilizadas devem conter as keywords que você irá utilizar. Utilize no atributo alt de sua imagem a palavra-chave a que aquela imagem se refere;
- Crie URLs otimizadas, usando o tema e a palavra-chave escolhida. Isso vai ajudar às pessoas a entenderem de imediato do que o assunto trata naquela página;
- Elabore a meta description de cada página utilizando a palavra-chave escolhida tanto no título, quando no texto. A meta description, para título de esclarecimento, é aquele texto estruturado com título, link e descrição de 160 caracteres que aparece na SERP;
- Os conteúdos do seu site e blog também devem levar em consideração o uso das palavras-chave. Ela deve estar presente nos títulos e sub-títulos das suas postagens ou páginas estruturais, mas sempre dentro do contexto de conteúdo relevante. Ou seja, você não deve abusar do uso das palavras-chave no seu texto e nem colocá-las fora de contexto. A experiência do usuário e o conteúdo de qualidade vem sempre em primeiro lugar.
SEO Off Page
Também conhecido como otimização externa, o SEO Off Page é aquele que traz links de fora para seu site e inclui táticas como link building. Essa estratégia é fundamental para estar nas primeiras posições da SERP.
Resumindo, temos os seguintes pontos:
- Quais sites apontam para o seu site;
- O número de links que apontam para o seu site;
- Quanto tempo o seu site está com esses apontamentos;
- A qualidade desses links que apontam para o seu site (se o site é bem rankeado e se tem boa autoridade);
- A popularidade desses links, que pode ser checada em sites como o Open Site Explorer ou Link Popularity.
Geração de Conteúdo
Estratégias de marketing de conteúdo e de inbound marketing são uma das formas de atrair os visitantes para o seu site, utilizando as técnicas descritas acima. Nesse sentido, ter um blog é essencial para aumentar sua relevância nos mecanismos de busca. Afinal de contas, gerar conteúdo é fazer SEO.
O Google possui mais de 200 critérios para montar o ranking das SERP. Sem falar em Bing e Yahoo, que também possuem os seus critérios. Em todos os casos, o conteúdo relevante e a atualização constante levam o seu site para as páginas de busca.
Dessa forma, montar uma estratégia de conteúdo focado nas palavras-chave mais relevantes para o seu negócio e que também levem em conta as ferramentas de busca podem levá-lo às primeiras posições das SERP.
Mas não se esqueça que o item mais importante de todos é agregar valor ao visitante do seu site. O conteúdo gerado tem que ser de qualidade e não ser construído somente focado na SERP.
Quando gerar o conteúdo, pense também na Jornada de Compra do seu visitante. Ele poderá estar à procura de um produto ou serviço, mas não necessariamente estar pronto para realizar uma compra. Não se esqueça de escolher as palavras-chave de acordo com a posição desse visitante no seu funil (saiba mais sobre palavras-chave no artigo sobre Long Tail).
Quer ajuda para montar uma estratégia matadora? Quer saber como aparecer no Google ainda mais? Fale com um especialista da Vero Contents!
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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