Getting your Trinity Audio player ready...
|
Gerar leads com o Facebook ganhou ainda mais importância com as mudanças no algoritmo da mídia social em 2018. Se antes as páginas empresariais já tinham certa dificuldade em atrair a atenção de seus seguidores de forma orgânica, agora essa situação praticamente zerou.
Mas a rede social de Mark Zuckerberg continua sendo extremamente importante para as estratégias de marketing digital. Nesse post vamos falar um pouco mais sobre a importância do Facebook Ads e como você pode gerar leads com o Facebook.
A audiência do Facebook não é sua
Primeiramente, é muito importante salientar que a audiência que vem do Facebook pertence ao Facebook. Mas… como assim? As pessoas que curtem sua página podem simplesmente desaparecer de uma hora para outra dali, pois quem decide quem está ali é justamente o algoritmo da rede social. O maior exemplo disso diz respeito a já citada mudança de algoritmo. Do dia para a noite, aqueles tão suados seguidores que você conseguiu em sua página já não estão mais vendo suas postagens.
Isso aumenta ainda mais a necessidade de você levar o público de suas redes sociais para uma situação de conversão. Ou seja, é essencial que você capture leads em suas redes sociais, pois isso fará com que essa audiência passe a ser sua, ao invés de pertencer a terceiros.
Construindo lista de e-mails
Capturar leads é uma arte que exige esforço e uma estratégia bem montada. O inbound marketing é a estratégia de marketing digital mais adequada para atrair e reter o seu possível cliente, utilizando os diversos canais digitais. Inclusive, o Facebook. Você pode construir sua lista de e-mails de diversos lugares, utilizando landing pages (páginas de captura) ou formulários espalhados em seu site.
A estratégia mais comum, onde também eram incluídas as mídias sociais, era levar o tráfego todo para o site. Assim, o visitante seria conduzido a uma conversão em um dos pontos de captura, seja uma dessas páginas, ou um formulário.
Você pode (e deve) continuar utilizando essa estratégia, mas tenha em mente que o Facebook passou a ser uma mídia paga. Para conseguir que as postagens de sua página do Facebook tenham resultado, você deverá alavancar suas postagens por meio de impulsionamentos e utilizar uma estratégia de anúncios que atraia a audiência da mídia social para o seu site.
O Facebook Ads é uma ferramenta formidável
A plataforma de anúncios do Facebook é extraordinária. O poder de segmentação que ela possui é inigualável. Portanto, use e abuse de plataforma e de suas funcionalidades. Monte sua persona de forma cuidadosa e estude a jornada de compra de seus clientes. Será necessário também que você monte seu funil de vendas e segmente seus anúncios no Facebook de acordo com ele.
Uma das vantagens da publicidade no Facebook é o custo. Embora o aumento da concorrência tenha elevado alguns valores, ainda é relativamente barato anunciar na rede social. E com todas as funcionalidades da ferramenta, você deve pensar sempre em formas de capturar o cadastro dessa audiência. Utilizar a ferramenta lhe permitirá segmentar o quanto for possível e montar listas personalizadas.
É importante pensar que, quanto mais segmentado e qualificado é seu lead, maior a possibilidade de conversão em vendas.
Então, vamos gerar leads com o Facebook
O Lead Ads é uma forma de gerar leads do Facebook sem que a audiência saia da rede social. A ferramenta lhe permite exibir um anúncio que, quando clicado, mostra um formulário para cadastramento com informação pré-definidas pelo anunciante. Esse formulário permite, inclusive, a personalização de até três campos, além dos campos nome e e-mail.
Além da agilidade para quem usa a rede social, a ferramenta traz boas taxas de conversão para quem usa o Facebook no smartphone. Ela também permite que o usuário seja convertido em menos cliques, sem perder a navegação onde se encontrava. Outra vantagem em gerar leads com o Facebook é obter um relatório mais confiável. Costuma ser uma certa dor de cabeça bater os números do Facebook com as taxas de conversão de landing pages externas. A ferramenta permite, também, fazer integrações com outros softwares.
Como fazer
Primeiramente, você deve montar uma página de Políticas de Privacidade em seu site. As páginas de políticas de privacidade são importantes para gerar confiança e credibilidade. No caso da ferramenta Facebook Leads Ads, a utilização da página é obrigatória.
Para criar a campanha de leads, é só escolher a opção no objetivo de marketing da campanha. Ele está localizado na fase de “Consideração”. Perceba que, na criação dos anúncios no Facebook Ads, ele separa os objetivos em Reconhecimento, Consideração e Conversão, como se fosse um funil.
Utilize as opções de segmentação de público, da mesma forma que os anúncios regulares de Facebook Ads. Não se esqueça de concordar com os Termos de Anúncios de Cadastro do Facebook.
Crie o seu anúncio (visual, formato e texto). A última opção será a criação do formulário. Nesse ponto, você terá a opção de criar um formulário, ou de duplicar um que você já feito. Isso, claro, se você já criou alguma campanha de Lead Ads.
Você terá opções do tipo de formulário e poderá incluir perguntas nele, além de personalizar a imagem o texto. Não se esqueça de incluir o link para a página de políticas de privacidade de seu site. Inclua também uma tela de agradecimento. Ali, você poderá levar tráfego também para seu site, assim que o visitante terminar o preenchimento do cadastro.
Para onde vão os leads
Agora que você começou a gerar leads com o Facebook, precisa saber como capturar esses leads. Eles devem ser exportados do Facebook. Você pode acessar os leads no Gerenciador de Anúncios, selecionando seu anúncio de cadastros em cada uma das etapas: Campanhas >>> Conjunto de Anúncios.
Clicando sobre o número de cadastros, você terá uma tela para baixá-los, de acordo com o intervalo de datas, que poderá ser personalizado. Clique em baixar, e você terá a opção de puxar em CSV ou XLS.
E pronto! Você terá uma planilha com os dados que você colheu do seu formulário. Você poderá integrar o formulário com sua ferramenta de CRM ou então com softwares de marketing digital, como o RD Station. Assim, a geração de leads será automática.
É muito importante que você segmente seus públicos. Sendo assim, trabalhe com diversos formulários. O lead pode ser dividido também de acordo com a Jornada de Compra e sua posição no funil de vendas. Isso mostra como o Facebook Ads possui ferramentas importantes para o seu trabalho de marketing digital.
E o mais importante de tudo. Não deixe a campanha abandonada, simplesmente gerando leads automáticos. Avalie sempre quem são esses leads e monte seus fluxos de nutrição com eles, fazendo-os descer no funil de vendas.
Quer mais conteúdos bacanas? Cadastre-se no formulário da página para receber nossas notificações.
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
Os comentários estão desativados.