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A gestão de crises é parte integrante da estrutura de qualquer marca que se preocupa em lidar com situações complicadas de maneira eficiente. Vivemos em uma época em que todo problema desse tipo pode repercutir no ambiente digital e danificar permanentemente a imagem de uma empresa. Para que seja possível conter casos de crises de marca, o ponto mais importante é contar com uma estratégia de qualidade.
Não deixe a tomada de decisões ao acaso nem à intuição. Tudo precisa seguir um plano preestabelecido, capaz de solucionar as situações de forma eficiente na internet. Além disso, é necessário contar com profissionais competentes que conheçam o ambiente digital e saibam como ser bem-sucedido nele.
Não há espaço para erros nessa área, portanto quem trabalhar nela precisa de muita experiência. Confira o post que preparamos sobre o assunto e saiba mais!
Como uma estratégia de marketing digital pode ajudar na gestão de crises?
Os canais de marketing do meio digital são ferramentas bastante estratégicas em situações de crise, já que oferecem velocidade e alcance para as suas comunicações. Esses dois elementos serão decisivos para que a sua reação seja eficiente e traga os resultados esperados. Veja a seguir os pontos mais importantes para considerar:
Faça um bom monitoramento
O primeiro passo para implementar uma gestão de crises com a ajuda do ambiente digital é usar uma ferramenta de monitoramento. Essa ferramenta irá captar o que está sendo dito a respeito da sua marca e do episódio em questão. Uma possibilidade é o Brand24, que consegue buscar a web e as redes sociais por menções às palavras que você determinar. A partir daí, você pode planejar suas próximas ações.
Use os canais certos
Uma das principais vantagens do marketing digital está em contar com diversos canais de comunicação possíveis. Por exemplo, existem várias redes sociais nas quais as marcas podem atuar. Só que isso pode representar um problema para a gestão de crises. Afinal, é necessário saber em qual desses canais atuar para solucionar o caso. A dica é atuar onde o caso se originou ou publicar onde é maior a concentração do seu público-alvo.
Seja transparente
Com a possibilidade de “prints” e outras maneiras de registrar informações publicadas, as pessoas têm meios de provar que a sua empresa está faltando com a verdade. Portanto, seja sempre transparente ao lidar com uma crise. Não dê margem para que o problema se agrave e evite mentiras.
Aprenda com o ocorrido
De nada adianta atuar de forma correta durante a gestão de crises se os acontecimentos não servirem de aprendizado para a sua empresa. Busque detectar o que deu errado e de que maneira você pode implementar esforços para que isso não ocorra mais. Essa é a hora de atualizar o seu plano de ação levando em conta o que você aprendeu nessa última situação. Essa medida irá torná-lo ainda mais preparado.
Como estruturar o plano?
A tecnologia disponível hoje em dia é capaz de facilitar bastante o trabalho de gestão de crises, mas somente quando uma estratégia robusta é implementada. Você pode usar as forças de ferramentas como as redes sociais para rapidamente compreender o que está acontecendo. Assim, poderá iniciar os esforços adequados para comunicar a mensagem correta ao seu público no timing mais apropriado para os seus objetivos.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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