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Montar uma equipe de marketing digital é uma tarefa bastante complexa. O que vai nortear essa montagem de equipe é, na verdade, o tamanho da empresa. Embora as demandas sejam cada vez maiores, serão os recursos que vão ditar as regras.
Além disso, é muito comum que o departamento de marketing das empresas fique sobrecarregado. O profissional de marketing atual tem que ter, por conta do mercado extremamente concorrido, diversos conhecimentos diferentes.
Entre eles, podemos destacar o marketing digital e suas ferramentas. A saída para isso é montar um time específico de marketing digital. Mas como montar uma equipe de marketing digital?
O profissional de marketing nas empresas
Todo gerente de marketing já é multitarefa por definição. Além de lidar com as mídias tradicionais, que podem ser em grandes quantidades, dependendo do tamanho da empresa, o profissional ainda tem que atender e se relacionar com fornecedores e responder internamente em relação a resultados.
Se a empresa é B2B, ainda temos que contar a parte de eventos. A empresa de B2B que não participa de eventos, perde bons negócios.
Montar uma equipe de marketing digital, nesse caso, é até uma questão de sobrevivência.
O marketing digital é um braço muito importante
O marketing digital pode (e deve) ser utilizado em alinhamento em todas essas ações. Ele deve funcionar sozinho e em conjunto com as outras ferramentas, otimizando resultados e melhorando o relacionamento com clientes. Portanto, deve também ser trabalhado de forma a posicionar a empresa como autoridade no assunto.
No post Estratégias de Marketing Integrado falamos mais sobre a integração do marketing digital com outras ferramentas de marketing.
É indiscutível que uma empresa que não possui presença digital atualmente parece estar deslocada do mundo. Hoje em dia, qualquer empresa deve ter um bom website, um trabalho constante em mídias sociais, blog, campanhas de e-mail marketing, e isso só para começar… Também deve e usar ferramentas como Analytics, mídias pagas como Adwords, remarketing e banners e links em outros sites. Essa presença digital é um trabalho a ser feito com muito esforço, planejamento e revisão de resultados.
Assim, é bastante razoável dizer que é necessário ter pessoas dentro da empresa que estejam 100% focadas em marketing digital.
Escolhendo o perfil dos profissionais
Se sua empresa tem condições de absorver uma equipe de marketing digital, alguns itens muito importantes devem ser observados.
Primeiramente, acreditamos que o perfil dos profissionais está à frente de suas habilidades. Contratar pessoas com certas características, como comprometimento, facilidade no aprendizado, boas atitudes, vontade de aprender e facilidade nas relações é o primeiro passo para o sucesso. Dessa forma, montar uma equipe de marketing digital coesa é o objetivo número um, e para isso o fator “vestir a camisa” está diretamente ligado a ser um bom colega de trabalho.
Em relação à questão técnica, o primeiro conhecimento deve ser na parte de métricas e análises. Estar alinhado na parte de planejamento é muito importante já de imediato, quando falamos em montar uma equipe do zero. E mesmo que a empresa esteja atrás de um analista de mídias sociais ou de outra área, por exemplo, pensando-se especificamente em uma necessidade imediata, todos os profissionais devem ter uma visão analítica.
Montando a equipe de marketing digital
Para cobrir o máximo de áreas no marketing digital, pense em ter, no mínimo, dois profissionais dedicados. Um deles deverá estar focado nas mídias sociais e o outro em tarefas diárias como envio de e-mails, acompanhamento de campanhas e análises de métricas. Se for trabalhar com inbound marketing, já será necessário ter uma pessoa específica para a geração de conteúdo.
Se analisarmos a quantidade de ferramentas de marketing digital disponíveis hoje no mercado (veja nosso post sobre ferramentas de marketing digital), podemos entender a complexidade e a quantidade de tarefas que o marketing digital exige.
Assim, essa equipe mínima tem que ser aumentada de acordo com a necessidade. A distribuição de tarefas se dará de acordo com a evolução do marketing digital de sua empresa.
Procure um parceiro de confiança
Mesmo montando uma equipe interna de marketing digital, é necessário ter um parceiro de confiança. Ele pode ser um coach digital (um consultor) ou uma agência de marketing digital. Se você possui uma boa estrutura de marketing digital, coaching pode ser a melhor saída. Ele poderá ajudar a avaliar os resultados e ajustar os detalhes que fazem a diferença nos resultados.
No caso de uma agência, você pode escolher também um especialista em determinado assunto, seja para complementar o que você não foi capaz de trazer para dentro de sua estrutura, seja para assumir integralmente. O importante é que você se sinta confortável com a parceria e que esse parceiro seja 100% eficiente e transparente na apresentação dos relatórios.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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