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Atualmente a tecnologia se tornou um componente fundamental nas nossas vidas. As pessoas passaram a depender dela para realizar muitas atividades do cotidiano como comprar produtos, conversar com amigos distantes, pagar contas, trabalhar, ouvir música e ver filmes.
A criação das redes sociais foi um fruto desse desenvolvimento. Nelas, as pessoas passaram a buscar por mais conexões sociais e a distância entre os indivíduos passou a ser um fator irrelevante. Não é à toa que as redes sociais se tornaram tão populares no mundo todo, concentrando milhões de usuários e, assim, passando a ser um lugar excelente para as vendas pela internet.
As redes sociais, como o Facebook e Instagram, são duas das mais conhecidas e populares atualmente. Permitem que o usuário se conecte com seus amigos e conheçam pessoas com interesse em comum. Em relação às vendas, além de realizar compras, os consumidores também podem seguir uma marca, dar um feedback sobre um produto comprado, fazer comentários, tirar dúvidas e etc. As possibilidades são muito variadas!
Sabemos que há um longo processo para que uma empresa recém-criada venha a ter sucesso no mercado e conquistar a preferência dos consumidores. Por isso, é importante que você pense em como traçar estratégias para realizar vendas pela internet e alcançar o sucesso da sua empresa.
Portanto, listamos abaixo algumas dicas super úteis para você que está começando seu negócio agora e pretende utilizar as redes sociais para fazer suas primeiras vendas. Vamos conferir essas valiosas dicas juntos?
1. Conheça o seu negócio
Primeiramente, para realizar as primeiras vendas na internet, você precisa começar a pensar em algumas questões básicas como: quais produtos serão vendidos? Em qual segmento do mercado de vendas digitais minha empresa irá atuar? Quem são os meus clientes?
Você precisa ter as respostas dessas questões bem claras na sua mente e precisará especificar mais detalhes sobre o funcionamento do seu negócio. Se pretende atuar nas vendas pela internet de roupas, por exemplo, precisará saber que tipo de roupas irá vender (De festa? Lingerie? Infantis? De banho?). Isso irá determinar suas estratégias de vendas e forma de abordagem dos clientes nas redes sociais.
Além disso, é primordial que você conheça os custos corretos do seu produto vendido. Precisará conhecer qual valor deve ser investido inicialmente para montar um estoque e contabilizar todas as despesas que poderá ter com seu negócio de vendas pela internet, principalmente se desejar vender produtos caros como jóias e outros artigos luxuosos.
Ter o controle financeiro adequado do seu negócio é a principal carta na manga que você poderá ter.
2. Conheça o seu público-alvo
É super importante que você conheça bem os seus consumidores, para depois investigar em quais redes sociais eles estarão mais presentes e que poderão ser as melhores para suas estratégias de vendas. Procure conhecer:
- Faixa etária do seu público-alvo;
- Hobbies;
- Renda mensal;
- Principal meio de comunicação;
- Redes sociais favoritas;
- Tipo de produto consumido e etc.
Levando em conta essas informações, você terá dados concretos para embasar suas estratégias de vendas, afinal, traçar objetivos às cegas é arriscado e pode ser uma perda de tempo e dinheiro.
3. Invista em Marketing e relacionamento com o cliente
O ponto-chave das vendas sempre foi e será o marketing. Quando o marketing de uma marca é feito com qualidade, espera-se sempre resultados excelentes na quantidade de vendas dos produtos de uma empresa. No mercado das vendas pela internet, o marketing é essencial e deve ser posto como uma das prioridades para o crescimento do seu negócio.
Procure produzir conteúdo de qualidade, sempre pensando no tipo de produto a ser oferecido. Escolha o tipo de estratégia adequada para o seu público-alvo, como a realização de enquetes divertidas, sorteios, lives e etc. Outra dica interessante para fazer vendas na internet usufruindo do marketing é através dos anúncios pagos nas redes sociais. Além do custo ser baixo, podem alavancar as suas vendas através da visualização da sua marca por milhões de usuários.
Dessa forma, você irá colher os resultados maravilhosos das suas estratégias de marketing bem realizadas. Não esqueça também que a forma como você lidará com os clientes que estão se interessando pelo seu produto também é essencial para o sucesso da sua marca.
Para isso, precisará buscar desenvolver um relacionamento de qualidade com o seu cliente. Quanto mais ele se sentir especial e ter a atenção que deseja, melhor será para que ocorra a fidelização do cliente.
Caso a demanda de clientes comece a subir muito, você poderá fazer uso da tecnologia atual para organizar as conversas e prestar um atendimento mais rápido e individualizado. Para isso, existem os softwares de gerenciamento de clientes, como o Kommo, que tem sido grandes aliados das empresas que realizam vendas pela internet com sucesso.
Apesar de exigir um certo investimento financeiro, esses softwares são capazes de organizar o processo de vendas, simplificando-o e organizando os dados dos seus clientes, que podem ser acessados de forma super rápida.
Sarah Leite é escritora e leitora ávida. Possui artigos publicados em revistas científicas internacionais e primeiro lugar na área 9 da 36ª reunião da SBPqO. Pesquisadora, mestre e apaixonada pela ciência e construção de conhecimento.
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