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Dicas para crescer no Instagram

Hoje em dia é essencial crescer no Instagram, já que a rede é uma das que mais crescem no mundo. E no Brasil não é diferente. De acordo com o estudo anual da Hootsuite em parceria com a We Are Social, dos cerca de 140 milhões de usuários de redes sociais no Brasil, 71% usam o Instagram. Ou seja, 99,4 milhões de usuários estão presentes na rede social aqui no Brasil.

Então, você não pode ficar de fora do Instagram, pois ali estão diversas oportunidades de negócios. Que tal então algumas dicas para crescer no Instagram?

1. Tenha objetivos claros e monte um plano

Primeiramente, você deve saber exatamente o porquê de estar presente no Instagram. Parece óbvio, mas não é. Você quer divulgar um curso online? Quer vender produtos? Quer promover sua marca ou aumentar o relacionamento com seus possíveis clientes?

Veja que as opções são várias. Portanto, é essencial definir um objetivo claro e montar um plano de ação. Uma das primeiras dicas é preencher a bio corretamente, sem deixar nenhuma informação de fora e posicionar seu perfil de acordo com o objetivo que você traçou.

2. Construa sua persona

Agora que você traçou seus objetivos de forma clara e objetiva, você precisa saber quem é seu público-alvo. Na web, chamamos de persona. A persona é o cliente ideal. Como ele é? Do que ele gosta? Quais seus hábitos e desejos? Onde ele está?

Se for necessário, faça uma pesquisa e converse com o pessoal de vendas. Comece a construção dessa persona com impressões e opiniões, mas refine essa persona com informações reais. Acertar a persona (ou as várias personas) é um caminho essencial para o sucesso no perfil do Instagram.

3. Defina seu tom de voz

Saiba a dor da sua persona. Entender o que ele precisa é o ponto chave para o sucesso, não só para crescer no Instagram. Em cima das dores da sua persona, você define o tom de voz do seu perfil. Mas o que seria o tom de voz?

O tom de voz é a forma como você vai se comunicar com seu público. O conteúdo que você vai gerar e a maneira como ele será transmitido é o tom de voz que será usado. Esse tom então vai depender dos dois primeiros itens (objetivos e persona), além da dor do seu cliente. Afinal de contas, você tem o remédio para ele, não é?

4. Nunca compre seguidores

Esse parece óbvio, correto? Mas não é bem assim… tem muita gente que compra seguidores ainda. Uma das atualizações do Instagram limitou o alcance dos perfis que compravam seguidores. Muita gente chiou, mas foi um mal necessário.

Mas como ficam os aplicativos aceleradores? Veja bem, alguns deles realmente funcionam, pois buscam o seu público realmente (se você souber configurar corretamente), mas outros não.

Na nossa opinião, o que realmente funciona é criar conteúdos atraentes, usar boas estratégias de hashtags e outras dicas que estão mais abaixo. Vamos em frente!

5. Monte uma estratégia de postagens

Você seguiu as 4 dicas acima e agora vem a dúvida de sempre. Quantas vezes eu devo postar? Quando falamos do Feed, depende do momento. Se você está no início do seu perfil ou houve alguma queda de audiência por qualquer razão, poste todos os dias.

Dependendo do tipo de serviço ou do produto que você está promovendo, vale até postar mais de uma vez por dia. Isso vai variar de caso a caso, mas a situação está aí. Se houve queda ou você está começando, tem que chamar a atenção da galera e aparecer o máximo possível no Feed. Para isso, tem que postar.

6. Use e abuse do Stories

Essa vale o tempo todo. Use e abuse do Stories. O recurso é uma das formas que o algoritmo do Instagram usa para aumentar o seu alcance no aplicativo. Afinal de contas, é o que faz a audiência voltar com frequência no aplicativo, o que é interessante para a plataforma.

Assim, gere conteúdo relevante no Stories. Use-o para criar relacionamento com sua audiência, contando a sua história, da sua empresa/produto. Qual frequência? Estamos falando em algo de, no mínimo, seis por dia. E dê uma espaçada entre cada um, de pelo menos duas horas.

Mas se você perguntar o quanto achamos um volume ideal, vou lhe dizer: se você tem bons conteúdos para colocar ali no Stories, faça bastante.

7. Não deixe de responder (seja no Direct ou no Feed)

Um dos pontos altos de qualquer mídia social é relacionar-se com sua audiência. Dessa forma, não deixe seu público esperando suas respostas.

Além de ser de bom tom, você pode colher informações e descobrir as dores da sua persona. E, claro, quanto mais curtidas e interações, mais alcance a plataforma lhe dará.

8. Use hashtags

Enfim, vamos às hashtags… use as que façam sentido para o seu negócio e mescle com algumas que tenham bastante volume. As hashtags também ajudam no alcance das postagens e pode atrair novas curtidas para seu perfil. Além disso, as hashtags ajudam a posicionar o seu perfil com sua persona e dão visibilidade.

Em relação à quantidade, não exagere. O algoritmo limita o alcance de quem usa muitas hashtags. Alguns defendem o uso de cinco hashtags, mas a experiência já mostrou por aqui que você chegar a usar dez hashtags por postagem. Tenha bom senso e monitore resultados.

Uma dica: você pode usar as hashtags no primeiro comentário para não poluir a postagem.

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