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Você já deve ter ouvido falar do trabalho de coaching, não é mesmo? São os profissionais que mapeiam diferentes áreas da vida de uma pessoa, com o objetivo de ajudá-la a alcançar suas metas. Aliás, nos últimos tempos, tem havido um boom desse tipo de profissional em diversos segmentos.
O coaching digital para empresas funciona de forma similar e pode contribuir muito para que seu negócio obtenha êxito em suas estratégias de Marketing Digital. Afinal de contas, entender o mundo digital e saber como trabalhar com resultados é uma tarefa desafiadora, mas essencial nas estratégias de marketing atual.
Ficou curioso? Então fique de olho neste artigo que preparamos sobre o tema.
Quais são as vantagens do coaching digital para empresas?
1. Analisar métricas
Para avaliar se uma estratégia de Marketing Digital funcionou, é necessário analisar as métricas envolvidas no processo. O problema é que, assim como é importante ter conhecimento contábil para entender os sistemas de mensuração financeiros, avaliar resultados digitais também não é uma tarefa simples.
Um erro comum é não identificar as chamadas “métricas de vaidade”. Ou seja, aqueles números que dão a entender que tudo está bem, quando, na verdade, as vendas estão baixas. Por exemplo: um grande tráfego no blog que não consegue gerar lead.
Boas decisões exigem uma análise certeira e, para isso, a experiência de mercado é um diferencial que conta a favor do coaching digital para empresas.
2. Treinar colaboradores
A presença desse profissional (ou de mais de um) pode ser uma importante reciclagem para seus funcionários. Nem sempre é correto esperar que os colaboradores tenham iniciativa de buscar novos conhecimentos, por isso, cabe à empresa dar esse incentivo.
Trata-se de um investimento na melhora da qualidade no processo de vendas. Um dos pontos mais importantes do trabalho de um coach digital para empresas é o mapeamento dos resultados digitais do negócio. Isso ajuda a equipe de Marketing Digital a observar o trabalho com um olhar mais crítico e apurado. Essa característica certamente ficará na empresa, mesmo quando a contribuição desse serviço de coaching se encerrar.
3. Definir métricas
Quem atua com Marketing Digital já deve ter ficado em dúvida sobre qual métrica era mais importante, ou qual que dizia algo realmente relevante sobre o trabalho da equipe. Isso ocorre quando uma tarefa é desempenhada sem um plano. Ou seja, no instante em que o empreendimento acredita que tudo acontece de forma espontânea na internet.
Por isso, a presença de um coach é bem-vinda para analisar os objetivos da empresa juntamente ao Marketing. O negócio deseja fortalecer sua marca? Aumentar o número de seguidores? Tornar-se referência entre o público-alvo? Gerar mais leads e vendas?
Definir KPIs (Key Perfomance Indicators) é essencial para qualquer negócio e entender como fazer é uma das especialidades do coaching digital. Assim como um coach de pessoas questiona um indivíduo para que ele reflita e dê as respostas sobre seus objetivos, o coaching digital para empresas induz o empreendedor a pensar em suas metas e no seu negócio.
4. Promover o uso de redes sociais
Há uma infinidade de redes sociais. O ex-presidente americano Barack Obama, por exemplo, mantinha uma conta oficial em sites de nichos específicos, como as comunidades latinas e LGBTs.
Isso revela que, quando se trata de criar um perfil da empresa em uma rede social, é necessário saber escolher a melhor opção. Essa não é uma tarefa simples e, por isso, o auxílio do coaching digital para empresas fará uma equipe de Marketing desenvolver pesquisas para identificar seu público, refletir sobre a comunicação em cada site e, após isso, investir adequadamente.
Nada pior para um negócio do que um perfil subutilizado. Afinal, o que era para ser uma estratégia de fortalecimento da marca passa ao cliente a ideia de abandono e amadorismo.
Conclusão
Conforme foi destacado neste artigo, o coaching digital para empresas contribui — e muito — para negócios de diferentes portes e segmentos, fazendo com que suas estratégias de vendas obtenham resultados satisfatórios.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.