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Você tem um blog corporativo? Não tem? Sabe qual a importância em aparecer nas páginas do Google? Então, não perca tempo e leia o post abaixo.
Blog corporativo: uma estratégia necessária
O blog corporativo é um item mais do que necessário para a estratégia de conteúdo. Como já dissemos no nosso post “Produção de conteúdo: porque ela é tão importante”, ter um blog é um dos pontos mais importantes para se explorar no marketing de conteúdo.
Segundo pesquisa realizada pelo Content Marketing Institute, em 2013, 60% das empresas já possuíam, nessa época, um blog corporativo. Sendo assim, se sua empresa está nos 40%, imagine que seu concorrente já está à sua frente. Combinado às estratégias de mídias sociais, o blog torna-se o ponto de encontro e de retorno com o visitante do seu site, fazendo com que ele se torne um leitor assíduo e, posteriormente, um cliente.
O blog e o inbound marketing
No inbound marketing, o blog é o centro das atenções. Ele fará com que você mantenha uma audiência cativa que se tornará um lead a ser trabalhado.
Além disso, o conteúdo do seu blog corporativo faz com que você coloque seu conhecimento à disposição do seu visitante, que pode avaliar até onde ele vai. Isso traz segurança para quem consome seu produto/marca/serviço e posiciona sua empresa como uma especialista no assunto. Afinal, está ali escrito no seu blog o quanto você sabe sobre o assunto. O conteúdo é o seu valor agregado.
Diversos pontos a favor fazem com que o blog seja essencial. Senão vejamos:
- o blog ajuda sua empresa a ser encontrada no Google, ainda mais se você tiver uma boa otimização de SEO;
- é uma ferramenta simples de usar e barata. Basta você dedicar seu tempo (ou de alguém disposto a publicar de forma constante e com qualidade);
- é interativo – um visitante pode comentar no próprio blog ou então compartilhar em uma mídia social;
- é dinâmico e perene – afinal, o conteúdo da internet permanece por muito tempo;
- permite a troca de links e citações com outros blogs, o que faz com que você possa gerar tráfego e mais relevância no Google.
Como começar um blog corporativo
O primeiro passo é saber se o blog deve estar atrelado ou não a seu site. De acordo com a estratégia, ele pode estar sempre dentro do seu site, de forma que o visitante continue navegando nele. Existe também a opção de colocá-lo fora do seu site, caso a estratégia seja centralizar o tráfego no blog e não no site próprio.
No caso de blogs corporativos, a estratégia mais comum é mantê-lo no próprio site, de forma que ele interaja com todas as informações que estão ali e mantenha o visitante navegando e vendo informações sobre seu produto/marca/serviço.
Para publicar em um blog, é necessário um sistema de gerenciamento de conteúdo, o chamado CMS (Content Management System). Esse CMS pode ser instalado por diversas ferramentas, como o WordPress.org (não o .com), Joomla ou Ghost, dependendo de como foi programado seu site. Você pode checar essa informação com seu programador ou webmaster.
Independente de qual linguagem seja o seu CMS, alguns itens no seu blog devem ser observados:
- opção para assinatura no blog – os leitores devem poder se cadastrar para receber novas atualizações;
- busca ou seções – ajude o leitor a se encontrar, assim seu blog poderá ter uma alta taxa de leitura;
- compartilhamento – inclua botões para que os posts sejam compartilhados nas mídias sociais;
- web analytics – tanto seu site quanto seu blog devem ter o Analytics instalado.
Definindo o conteúdo do seu blog corporativo
O primeiro passo é definir com quem você estará falando. Já falamos por aqui sobre as personas e agora é a hora de tê-las na ponta do lápis e dos dedos. Isso ajudará a definir o tipo de linguagem a ser empregada nos textos e também os assuntos abordados. O segundo passo é saber exatamente para que o seu blog servirá.
Ele tem que ter um objetivo (além do SEO e da relevância no Google). Ele pode ser focado em gerar mais leads, com diversos calls-to-action, ou para relacionamento, ou até para apoio à vendas. Enfim, definir o objetivo e a persona definirão como escrever, quando escrever e o que dizer.
Com esses pontos definidos, você terá que traçar uma estratégia de palavras-chave. Procurando aquelas que mais tem relevância com o seu negócio, você fará com que a audiência seja atraída para o seu site. Procure também os assuntos que tem maior interesse, utilizando o Google Trends.
Em relação à periodicidade, esse é um tema realmente importante. Normalmente, fala-se sobre postar uma vez por semana. As últimas pesquisas sobre marketing de conteúdo mostram que a qualidade é essencial, mas a quantidade também é importante. Afinal, cada vez mais a produção de conteúdo aumenta dentro das empresas, que adotam estratégias de conteúdo para alavancar seus negócios. Sendo assim, ter consistência e disciplina será muito importante para manter seu blog em evidência. Recomendamos, pelo menos, três publicações por semana. Mas fique atento aos seus concorrentes!
Tamanho e relevância dos textos
Quanto ao tamanho dos textos, o pensamento é o mesmo. Analise o que seus concorrentes que estão na primeira página estão fazendo. Para disputar boas posições você deverá escrever um post do mesmo tamanho ou maior do que seus concorrentes. O Google analisa diversas fatores, entre eles o quanto você está mergulhando no assunto. O intuito do Google é sempre dar a melhor resposta para a pergunta do usuário. E se seus concorrentes se aprofundam no assunto, você deverá fazer o mesmo.
O mais importante de tudo é que seu blog não perca o foco e seja sempre relevante. Conteúdo ruim afasta o visitante e não ajuda em nada na imagem de sua empresa. O segredo é sempre escrever. A prática faz a perfeição, como já se sabe.
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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