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No mundo corporativo, estamos constantemente ouvindo sobre a importância de planejar e traçar objetivos. Mesmo assim, a execução do planejamento estratégico ainda pode ser um grande desafio para muitos negócios e até mesmo para profissionais experientes.
Afinal de contas, um dos maiores desafios é o gerenciamento do tempo. Sendo assim, o grande envolvimento das equipes em questões referentes ao dia a dia operacional faz com que essa tarefa tão importante seja postergada. Para ajudar a solucionar esse problema, a contratação de uma agência pode ser muito vantajosa.
Quer entender mais sobre a importância do planejamento estratégico e como uma agência pode ajudar? Acompanhe nosso post até o final!
Por que o planejamento estratégico é importante?
Antes de mais nada, vamos entender como um planejamento estratégico é estruturado. Normalmente, ele contém as seguintes informações:
- identidade organizacional com missão, visão e valores;
- objetivos e metas de curto, médio e longo prazo;
- avaliação do panorama atual da empresa e do mercado;
- análise de forças e fraquezas do negócio;
- plano de ações;
- planejamento para medição de resultados e avaliação da execução.
Sabendo disso, podemos concluir que o planejamento é fundamental em dois sentidos. O primeiro é entender a atual situação do negócio. O segundo, traçar metas compatíveis com a realidade da companhia.
Além disso, permite fortalecer a identidade e a cultura organizacional, fornecendo diretrizes claras sobre o que se espera dos funcionários e dos gestores. Dessa maneira, ele contribui para o crescimento do empreendimento e ajuda a manter a competitividade de um negócio.
Como uma agência pode ajudar na execução do planejamento estratégico?
É normal que profissionais enfrentem dificuldades na execução do planejamento estratégico. E que recorram a parceiros que têm mais experiência e expertise no assunto, além de mais tempo para se dedicar a ele. Confira alguns pontos que podem ser otimizados com a ajuda de uma agência!
Avaliação do mercado e da situação atual da empresa
As agências de marketing estão acostumadas a lidar com empresas de diversos ramos e portes. Assim, fazem com frequência, avaliações e pesquisas de mercado. Por isso, são excelentes em identificar oportunidades e desafios do mercado.
Quando o assunto é a avaliação da situação atual da organização, um olhar de fora pode dar uma visão diferente. Ele pode enxergar pontos que alguém que está muito envolvido com a empresa não consegue perceber.
Análise do público
Analisar o público é um dos principais pilares do marketing — e uma agência definitivamente sabe fazer isso como ninguém. Ela é capaz de avaliar melhor o comportamento do consumidor e entender, de maneira mais competente, os desejos e as necessidades do público.
Definição de ações estratégicas
Por sua experiência, as agências costumam ter uma base sólida para julgar ações estratégicas que costumam trazer resultados. Com o apoio de uma agência de marketing, as suas ações online e offline tendem a ficar mais elaboradas e eficientes.
Medição de resultados
A última parte da execução do planejamento estratégico não é menos importante que as demais. Medir os resultados permite que empresários e gestores tenham certeza de que estão remando na direção certa.
Nesse sentido, as agências podem ajudar com sua experiência em ferramentas de medição de resultados e na escolha de indicadores (KPIs) que sejam realmente relevantes para o seu negócio.
Além desses itens, delegar essa tarefa a uma agência pode desafogar a equipe interna que, com certeza, tem muitas tarefas para realizar.
Contrate uma agência de qualidade
Por tudo isso, podemos dizer que a execução do planejamento estratégico ganha muito em qualidade se for realizada com o apoio de uma agência. Os profissionais experientes e capacitados podem facilitar bastante essa empreitada! Mas não se esqueça de checar o background da agência, avaliando a experiência e os cases.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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