Getting your Trinity Audio player ready...
|
O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e muito importante para as empresas serem encontradas com facilidade na internet. Afinal de contas, a internet é a principal ferramenta para busca de localização.
Se sua empresa ainda não está cadastrada no Google Meu Negócio ou Google My Business, possivelmente você estará perdendo boas oportunidades de negócio. O foco da ferramenta é ajudar os negócios locais no impulsionamento de suas vendas, aparecendo nas buscas, tanto na SERP quanto no Google Maps.
Nesse artigo, vamos falar um pouco mais sobre o Google Meu Negócio e ajudar você a estar mais presente ainda na web. Vamos lá!
O que é o Google Meu Negócio
O Google mesmo diz que as empresas que são validadas na internet possuem o dobro de probabilidade de serem consideradas respeitadas pelos usuários e clientes. Aí é que entra o Google Meu Negócio, a plataforma de divulgação gratuita focada em resultados orgânicos.
Lançado em 2014, o Google Meu Negócio ajuda o seu estabelecimento a ser encontrado na web, seja um restaurante, loja de roupas, ou qualquer outro tipo de comércio ou serviço. A ferramenta permite a inclusão de informações, como endereço, telefone de contato, horário de funcionamento, horários de pico, notas sobre o serviço/produto, perguntas e respostas, comentários, eventos e atualizações.
Veja um exemplo:
Por que a empresa deve usar o Google Meu Negócio?
O benefício número 1 do Google Meu Negócio é ajudar a sua empresa a ser encontrada na web. A recente pesquisa sobre comportamento de pesquisa online no Brasil mostra que as pessoas realmente usam a procura por localização. Em segundo lugar, a plataforma ajuda a dar maior confiabilidade e mais cliques, principalmente para aquelas que postam fotos em sua conta.
Além disso, o painel entrega diversas informações, como quantas pessoas ligaram para a empresa usando o telefone exibido na conta, quantos pedidos de rota foram realizados, quantos cliques o site teve pelo uso da plataforma, como os clientes pesquisaram a empresa e de onde são esses clientes.
O Google My Business também aproxima sua empresa do seu cliente, em um momento mais avançado da jornada de compra. E mais, como a plataforma aparece na primeira página, sua empresa pode ganhar uma visibilidade enorme, expandindo sua presença digital.
Como cadastrar a empresa na plataforma
Acesse o site do Google Meu Negócio e clique em “Gerenciar Agora”. Faça o login na plataforma usando a conta Google que sua empresa usa (pode ser o Gmail ou uma conta própria). Aqui na Vero, costumamos usar a mesma conta do Google Analytics, do Google Ads e do Google Search Console. Isso facilita a unificação das informações. Se você não possui ainda uma conta, crie uma nova e siga as instruções.
As páginas seguintes são bastante intuitivas. Na opção do endereço será importante a confirmação do local. Você receberá, via Correios, entre 7 a 15 dias úteis depois, um código para confirmação.
Após preencher as principais informações cadastrais, você será levado a uma página de “Primeiros Passos”. A plataforma irá gerar um “plano”, dizendo exatamente quais informações você deverá incluir, como Serviços, Fotos, Descrição da Empresa, etc.
Clique em cada um dos itens do plano. Não deixe nenhuma informação em branco, pois isso será muito importante para a otimização. Repare que na aba dos serviços surgirá uma lista de serviços relacionados com sua área de atuação, que foi escolhida lá atrás. Em cada serviço você poderá optar por colocar uma descrição. Quanto mais informações você incluir, melhor.
No momento em que estiver editando as informações dos serviços, você poderá sempre voltar ao início e visualizar o plano, onde o Google indicará quais informações você precisa incluir.
Inclua fotos para que as pessoas possam se identificar com sua empresa/serviço, incluindo também o logotipo. Isso será muito importante para que a visibilidade de sua empresa na internet aumente o seu trabalho de marca.
Outras informações podem ser incluídas sempre que você quiser, inclusive postagens. Basta navegar no menu do lado esquerdo que você terá doas as opções.
Gostou desse post? Cadastre-se em nosso blog para ficar por dentro do marketing digital.
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.