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As campanhas de email marketing são fundamentais para o sucesso no marketing digital e ainda são bastante eficientes. Essa ferramenta tão amada e odiada por muitos é essencial para construir relacionamentos, gerar tráfego e divulgar promoções, gerando leads e vendas. Mas para ter sucesso e não se tornar um spammer irritante, alguns cuidados e boas práticas devem ser aplicadas. Separamos algumas dicas para que você tenha ótimos resultados:
Pense primeiro em sua audiência
Parece óbvio, mas não é. Quando se elabora uma campanha de email marketing, o foco deve ser totalmente a audiência. Sem pensar nos benefícios oferecidos ou soluções buscadas por sua audiência, as taxas de cliques ficarão bem abaixo do desejado. Observe primeiro a necessidade do seu prospect. Se você tentar vender alguma coisa de cara, terá uma taxa de rejeição alta. Pense em quem está lendo e qual o benefício dessa pessoa abrir seu email marketing. Se você falar somente sobre si, sem mostrar uma mensagem importante para ser aberta, o caminho de sua mensagem será a lixeira. Sendo assim, crie um diálogo com sua audiência, levando informações relevantes a ela. E não se esqueça de trazer o máximo de engajamento com seus canais, divulgando posts de blogs e mídias sociais. Escute o que seu público tem a dizer e você poderá levar mais informação de interesse real.
Segmente sua base de email marketing
É importante que você não seja genérico demais. A melhor forma de acertar o alvo é segmentando sua base, pois sua mensagem preencherá as necessidades de quem a está recebendo. Saiba para quem você está se dirigindo e pense exatamente em como se comunicar com essa audiência, personalizando sua mensagem o máximo que puder. Procure ofertas que sejam interessantes para esse público e assim você conquistará sua confiança. Redija emails bem objetivos para sua lista segmentada, o que fará com que não haja distrações. Assim, suas calls-to-action (CTAs) funcionarão de forma muito mais efetiva.
Realize testes A/B
Algumas questões técnicas devem ser observadas antes de realizar o disparo de sua campanha. Primeiramente, temos que considerar os famosos testes A/B. Utilizando assuntos diferentes para a mesma campanha, você poderá saber qual a melhor abordagem para sua audiência. Faça, portanto, testes com frases diferentes para pequenas amostras de sua base e analise os resultados. O teste A/B pode ser feito também com imagens e outros itens do seu email. Mas lembre-se: mude um item de cada vez. Se você alterar mais de uma variável, ficará sem saber qual delas funcionou.
Capriche no design
Outros itens importantes devem ser observados para melhorar a entrega de suas campanhas, como o design. Um email eficiente deve ter cerca de 60% texto e 40% de imagens e deve possuir uma versão somente com textos. Evite títulos longos, imagens muito pesadas, palavras em caixa alta e expressões típicas, como “grátis”, “clique aqui” e pontuações e caracteres, como “$$$”, “!!!” e “???”. Lembre-se de criar layouts responsivos, pois o mundo está totalmente voltado para o mobile. Use imagens atrativas.
Crie automações
As automações ajudam a aumentar suas vendas, de verdade. Criando automações, você terá mais tempo para planejar e otimizar suas campanhas e ações de marketing digital e poderá criar relacionamentos mais estreitos com sua base, já que você poderá gerenciar de forma mais eficiente seus leads. As ferramentas que permitem essas automações facilitam a mensuração de resultados e nos ajudam a entender melhor as necessidades dos nossos prospects. Se você já tem uma base segmentada então, a automação permitirá otimizar o funcionamento do seu funil e criará mais oportunidades para o fechamento das vendas. Também permitirá que sua audiência receba cada vez mais informações focadas em seus interesses e aumentará cada vez mais o engajamento e o sucesso de suas campanhas.
E o mais importante: não perturbe os destinatários enchendo-os de mensagens impróprias, repetitivas e diárias. Ache o timing do sua base e você terá sucesso em suas campanhas!
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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