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Ter engajamento social nas redes de comunicação, sobretudo nas redes sociais, faz parte da rotina de qualquer empresa. Se você gerencia um negócio ou é empreendedor, é muito importante ter foco neste tópico.
Muitas vezes, as empresas utilizam essas redes apenas para vender. Por mais que as vendas sejam fundamentais, é necessário ter cuidado com essa estratégia. Hoje, é mais eficaz criar relações com os clientes, para depois oferecer algum produto ou serviço.
Nesse cenário, ter uma plataforma de CRM e, por meio dela, conhecer as necessidades e objeções do público, pode fazer toda diferença para um negócio.
É preciso deixar claro que as redes de comunicação demandam alto engajamento das empresas. Os resultados para elas, e também para o seu negócio, apenas irão surgir se os clientes se conectarem com os mesmos valores do empreendimento.
A importância do engajamento social
Por que o engajamento nas redes de comunicação é importante? Porque simplesmente essas redes pedem isso. Ainda mais quando são analisados os jovens e o engajamento social. Esse público está ativo nas redes e envolvido com diferentes pautas.
Se você já investe na produção de conteúdo de qualidade, deve ter percebido como o engajamento orgânico caiu nos últimos anos. Entretanto, é nos compartilhamentos, área de comentários e nas direct messages que a interação realmente ocorre.
Portanto, é preciso destacar que um post no Instagram, por exemplo, tem mais alcance quando a empresa está ativa e interagindo mais com os clientes. Nesse sentido, interagir significa também vender.
É o que os especialistas chamam de social selling. Ou seja, é uma estratégia de vendas menos agressiva, e ainda assim com alto poder de conversão.
Compreenda como as pessoas veem sua marca
É nesse ponto em que o CRM consegue melhor auxiliar o engajamento social nas redes. Afinal, é preciso compreender o que os seus clientes pensam sobre o seu negócio. Com as informações disponíveis no CRM, é possível entender o que eles consideram negativo e o que eles consideram positivo em seu empreendimento.
Como todas as interações entre o cliente e a empresa são gravadas no sistema, os gestores têm a possibilidade de analisar esses dados e verificar o que está dando certo e o que necessita de melhorias.
A diferença é que com esse software você tem acesso a informações geradas em tempo real. Isso tem impacto direto nas estratégias de marketing, por exemplo. Dessa forma, elas podem ser alteradas e otimizadas sob medida. Por isso, a importância do engajamento social.
Atraia as pessoas certas
Ter um perfil nas redes sociais não é suficiente. Por isso, as empresas com engajamento social entendem que precisam cada vez mais interagir com a audiência. Somente assim é possível promover alguma visibilidade ao negócio.
E essa visibilidade, claro, pode se transformar em vendas, sobretudo pelo WhatsApp. Ainda mais se você contar com um software de CRM. Isso ocorre por dois motivos. Primeiro, porque com essa plataforma você consegue atender clientes que estejam utilizando diferentes aplicativos de mensagens.
Caso um deles use o Facebook Messenger, e outro o WhatsApp, não há problemas. Basta realizar a integração com esses aplicativos e respondê-los sem mudar a plataforma. Com isso, toda equipe ganha em agilidade.
Além disso, com a integração entre WhatsApp e CRM, sua empresa consegue captar os melhores leads. Afinal, sempre que um cliente em potencial se interessar por suas soluções, e enviar uma mensagem, o software cadastra essa pessoa como um novo lead no sistema. Dessa forma, ela vai direto para o funil de vendas , e você já pode começar a prospecção.
Esse lead também recebe um card. Nele sua empresa pode atualizar dados como cargo na empresa, telefone, e-mail de contato, entre outros dados. Uma maneira prática e rápida de conhecer o cliente e, com isso, promover engajamento social nas redes.
Ser rápido nas redes é fundamental
Como apontado no tópico anterior, com o CRM é possível atender os clientes que utilizam diversos aplicativos de mensagens. Isso oferece uma vantagem competitiva considerável. Afinal, essas pessoas querem ser atendidas quanto antes. E somente uma ferramenta como essa permite proporcionar esse serviço com tamanha agilidade.
Esse detalhe é muito relevante porque os clientes escolhem uma empresa não somente pela qualidade do produto. Se o atendimento for insatisfatório, é muito provável que ele não retorne mais. Além disso, ainda irá fazer propaganda negativa sobre o negócio.
Portanto, usar o CRM para auxiliar no engajamento das redes não uma questão apenas de facilidade para o dia a dia. Essa ferramenta tem o necessário para promover o melhor de todo empreendimento.
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.