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Um dos principais desafios de um gestor de marketing é conseguir elaborar estratégias que ajudem a equipe comercial a alcançar muitas vendas. Sabemos que o relacionamento entre os dois setores nem sempre é fácil. Dessa forma, o smarketing surge como uma ótima alternativa para integrar marketing e vendas.
Ainda não conhece esse método? Não se preocupe. Neste artigo, vamos explicar quais são seus benefícios e como implantá-lo em sua empresa. Acompanhe!
Saiba o que é smarketing
O termo é uma junção das palavras sales (venda) e marketing. Apesar de possuírem um objetivo em comum, os dois departamentos costumam atuar de forma separada.
O objetivo do smarketing é fazer com que a comunicação entre vendas e marketing esteja alinhada em todas as etapas do funil de vendas. Esse alinhamento será o responsável para que o processo de captação e conversão de lead seja mais eficaz.
Confira as principais vantagens:
- otimização das equipes: ao unir esforços, os dois departamentos poderão otimizar o tempo de suas atividades, já que contarão com o auxílio um do outro. Além disso, o smarketing estimula a troca de conhecimento entre os colaboradores. Enquanto os vendedores possuem mais facilidade com os números, a equipe de marketing é mais criativa;
- fortalecimento da marca: ao alinhar a comunicação dos dois departamentos, é possível passar a mesma mensagem ao cliente. O comercial terá condições de cumprir o que o marketing promete. Afinal, definiram a estratégia juntos.
Veja agora como implantar essa estratégia na sua empresa.
Estimule a comunicação
O primeiro passo é incentivar a comunicação entre as equipes. Promova reuniões periódicas ou até mesmo mude a posição física dos departamentos. A transparência na comunicação é algo fundamental nessa fase.
Crie a persona
Em uma estratégia de Inbound Marketing, um dos primeiros passos é a definição de uma persona, não é mesmo? Esse cliente ideal geralmente é definido pela equipe de marketing, mas no smarketing a ideia é que a equipe comercial também auxilie nesse processo.
A experiência dos vendedores pode contribuir muito e trazer novos insights para a captação dos leads.
Estabeleça SLA entre as equipes
O SLA (Service Level Agreement — acordo de nível de serviço) é um contrato estabelecido entre duas partes: a que deseja oferecer um serviço e aquela que vai se beneficiar dele.
Geralmente realizado entre empresas, o documento detalha o tipo de serviço que será oferecido, os resultados esperados, o tempo de execução, os responsáveis pelo projeto, entre outros pontos.
Você pode utilizar um registro semelhante ao implantar o smarketing, detalhando as funções de cada colaborador para alcançar o objetivo final. É uma forma de orientar as equipes durante o processo.
Defina metas em comum
Ter uma meta compartilhada é uma maneira de incentivar as equipes. O principal objetivo buscado por ambos os departamentos é converter o lead em cliente, não é mesmo?
O alcance dessa meta depende do marketing, que vai elaborar o funil de vendas, e dos vendedores, que precisam ter uma abordagem certeira. Por isso, é justo que as equipes possuam a mesma meta, já que vão trabalhar em conjunto.
Integre as ferramentas
Ao trabalhar com marketing e vendas de forma isolada, existe o risco de que muitos leads qualificados se percam pelo caminho e de que outros desqualificados cheguem até o fim do funil, tornando a abordagem de venda menos eficiente.
Para que os vendedores possam ter acesso ao histórico dos leads nutridos pelo marketing, é necessário que exista uma integração das ferramentas utilizadas pelas equipes.
Por isso, é importante contar com uma plataforma (de CRM, automação, marketing, entre outras) que integre o processo de venda e otimize a abordagem da equipe comercial.
Integrar marketing e vendas é uma tendência que vem ganhando cada vez mais força nas empresas. Neste artigo, você conferiu o que é o smarketing, os principais benefícios dessa estratégia e como implantá-la.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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