O inbound marketing é a estratégia mais completa de marketing digital e engloba desde a atração e geração de tráfego, até a conversão do visitante em lead, com avaliações e análises constantes, sempre de olho nos objetivos do cliente. Sendo assim, de tão importante, a geração de conteúdo de alta qualidade para blogs, sites e redes sociais está presente no DNA da agência. O inbound marketing, na visão da Vero Contents, está dividido nas seguintes etapas: Atração, Retenção, Conversão, Nutrição/Relacionamento, Venda, Encantamento e Análise.

Inbound Marketing - Atração

Atração

O inbound marketing começa na geração de tráfego para seu website. Esse tráfego é gerado de diversas maneiras, tanto de forma orgânica, utilizando técnicas de SEO (search engine optimization), até campanhas de e-mail marketing, ações de links patrocinados, geração de conteúdo em mídias sociais e também em blogs. Dessa forma, a ideia é conseguir gerar audiência para seu site, de acordo com o público-alvo.

Retenção

De nada adianta um website possuir audiência, se ela vai embora. Uma das fases dentro do inbound marketing é a retenção. Assim, manter o interesse do visitante no seu conteúdo, seja nas páginas do seu site, quanto em seu blog é uma tarefa muito importante e leva em conta também a experiência do usuário dentro do seu site.

Inbound Marketing - Retenção
Inbound Marketing - Conversão e Geração de Leads

Conversão

A geração de leads é a base do inbound marketing. Criar materiais que sejam relevantes para seu público, como whitepapers, ebooks, infográficos e também por meio de eventos e webinários é uma forma de solicitar o preenchimento de formulários para a geração de cadastros, ou leads. Dessa forma, a audiência do seu site passa a descer dentro do funil de marketing, transformando-se de um visitante em um lead.

Nutrição/Relacionamento

Uma vez que esse lead se cadastrou, inicia-se um relacionamento, com o intuito de tornar esse lead um cliente. Aqui trabalhamos de diversas formas. Seja com conteúdo qualificado ou com a nutrição de leads, resultando em um ciclo simbiótico entre o marketing e vendas. Portanto, o funil de marketing se transforma em funil de vendas. E assim, temos a integração no CRM e um trabalho diário e constante com a equipe de vendas.

Venda

Você construiu um relacionamento com seu lead e agora é o momento de torná-lo um cliente. Saber exatamente o que ele precisa e casar com o que você está oferecendo é essencial nesse ponto. É a hora de demonstrar o seu produto/serviço para e utilizar outros recursos para finalizar a venda.

Inbound Marketing - Nutrição de Leads, Relacionamento e Vendas
Inbound Marketing - Encantamento

Encantamento

É muito mais barato vender novamente para o mesmo cliente do que conquistar novos clientes. Além disso, a recomendação de um cliente ajuda a fechar muito mais negócios. Depois de vender, a ideia é melhorar ainda mais essa relação, oferecendo um suporte de qualidade, conteúdos exclusivos e aumentando a fidelidade.

Análise

Nosso lema é “Avaliar e Evoluir” #avaliarevoluir. Esse lema diz tudo quando falamos sobre mensuração. Portanto,definir métricas apropriadas para cada tipo de cliente é uma das tarefas que faz do inbound marketing a estratégia mais assertiva que o marketing atual pode oferecer. Assim, definir quais são os principais KPIs e saber otimizá-los ao máximo para melhorar os resultados é o final do ciclo do inbound marketing.

Inbound Marketing - Análise

E gerenciar tudo isso? É uma tarefa que está no DNA da Vero Contents, que possui experiência na utilização das principais ferramentas de automação de marketing.

Sobre o inbound marketing no Brasil

Segundo pesquisa da Hubspot, as principais prioridades para o marketing e vendas no Brasil são:

      1. Aumento de presença orgânica/SEO (64%)
      2. Criação de conteúdo de blog (55%)
      3. Criação de conteúdo interativo (48%)
      4. Automação de marketing (45%)
      5. Distribuição/ampliação de conteúdo (44%).

Portanto, podemos ver que o inbound marketing está presente nesses cinco pontos citados e também em outros que a pesquisa mostrou. Fale com um especialista da Vero Contents e veja como o inbound marketing pode ajudar sua empresa a crescer.

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