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Melhorar a experiência do usuário é essencial. Ainda mais para que seus visitantes encontrem o que precisam. Assim, será mais fácil para que eles se aproximem mais do momento da conversão. Lembre-se da jornada de compra.
Nesse contexto, o design do site possui um papel fundamental. No post de hoje, mostraremos qual é este papel. E quais fatores são levados em consideração. Confira!
Importância do Design
A identidade visual da empresa é responsável por transmitir uma mensagem ao cliente. Por conta disso, muitas empresas e profissionais entregam imagens e serviços que são ineficientes e insatisfatórios. O resultado é claro: o trabalho das empresas é desvalorizado. E a imagem da instituição no mercado é desgastada e prejudicada.
Sendo assim, o design do site deve traduzir os anseios e objetivos da empresa. E mais do que isso, deve levar em consideração o usuário. É ele que deve ter suas intenções atendidas.
Desta maneira, o design proporcionará grande parte da experiência que o usuário terá com a página. Ele terá impacto na forma com que a empresa será vista. Mas também em como a audiência irá interagir com os serviços.
Resumindo: tais questões não devem ser analisadas apenas como fator estético. E devem ser vistas de maneira funcional. Isso porque são responsáveis por atrair, reter e encantar os visitantes.
Fatores importantes
A utilidade, a usabilidade e desejabilidade são pontos que devem ser avaliados. Veja como cada item pode colaborar com sua página:
Utilidade
Ao fazer um site, o primeiro passo é entender quais itens são realmente úteis para cada página. Os usuários estão em busca de conteúdo que possa ajudá-lo a resolver seus problemas. E não por monumentos artísticos. Dessa forma, a simplicidade resolve.
Usabilidade
Todo site tem que ser projetado para ser de fácil uso. Então, projete as páginas para que sejam de simples acesso. E que até um visitante inexperiente entenda a dinâmica em sua primeira visita.
Desejabilidade
O conteúdo deve ser atrativo. Afinal, ele é como a cereja do bolo. Caso não provoque desejo, dificilmente atingirá os objetivos.
Pense em um prato de restaurante. Ele é aquilo que você deseja. Pode ser que ele chegue até bem rápido. Porém, a apresentação é muito ruim. Assim, é provável que você perca o desejo de consumi-lo, não é mesmo?
Da mesma maneira, se o site não for agradável, não adianta ser funcional e com utilidade.
6 dicas para construção de sites
Preparamos seis dicas para que sua página proporcione as melhores experiências ao usuário:
1. Menos é mais
Sistemas complexos e de difícil utilização são ruins. Assim, eles não agradarão. Pense em projetar páginas em que os usuários precisem de poucas telas. Da mesma forma, poucos cliques para chegarem ao objetivo. Site simples. Bons resultados.
2. Velocidade sempre
A velocidade é algo fundamental para os usuários. Cada segundo perdido carregando a página resultará em usuários insatisfeitos. E assim, em abandonos da página. Portanto, utilize imagens leves e no tamanho adequado. Se você trabalha com WordPress, use plugins de compactação.
3. Conteúdo para todos
Pense que pessoas com limitações visuais também podem visitar a sua página. Para isto, arquitete o site para que daltônicos e pessoas com pouca visão possam navegar bem.
Assim, faça a descrição das imagens. Isso ajuda programas especializados a indicar para este público qual é o conteúdo das imagens.
4. Utilidade acima de tudo
Não tente adivinhar o que seus clientes mais precisam. Portanto, utilize dados objetivos de pesquisas e análises.
5. Aposte na certeza
Para ajudá-lo nas melhores escolhas, nada melhor do que contratar uma agência. Você encontrará especialistas em proporcionar uma boa experiência para o usuário.
Uma agência possui conhecimento no assunto e pode minimizar os erros. Dessa forma, aumentará a produtividade e eficiência dos seus serviços.
Procure por uma que pense nos visitantes. E em como agradá-los continuamente.
6. Faça testes
Verifique se os clientes estão satisfeitos. Faça testes. E depois, ajustes. Depois, novos testes.
O design é essencial para sua empresa proporcionar uma visita agradável. Ele poderá passar a mensagem que você deseja. Além disso, facilitará a utilização. E como consequência, seu site pode trazer mais vendas. Não se esqueça dos itens acima.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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