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A primeira palavra que me vem à mente quando penso em mídias sociais em relação a meus clientes é influência. Compartilhamento e relacionamento são as principais ações que as mídias sociais devem criar entre as pessoas e as empresas, e influência é o resultado final dessas interações.
Todos já ouvimos um conselho de um conhecido, amigo ou parente no momento em que queríamos comprar algo. Bem ou mal, uma compra pode ter sido decidida por um conselho de terceiros. E assim acontece nas mídias sociais.
O poder de influência nas mídias sociais é uma das grandes alavancas para potencializar um bom relacionamento com o público. Da mesma forma, hoje existe um poder de compartilhamento e troca de informações que só as mídias sociais podem oferecer.
A estrada por ali é uma via de mão dupla e, portanto, influenciar e ser influenciado de forma a multiplicar ideias (positivas, de preferência) é o objetivo principal desses canais. Mas como fazer para que essa influência realmente aconteça?
Como ter bons resultados nas mídias sociais
Primeiramente, crie bons perfis. É essencial que suas informações estejam preenchidas de forma clara e isso inclui até aquelas informações básicas, como telefone, endereço e site. Faça um bom descritivo sobre o que você faz e tenha boas imagens nos canais que possibilitem uma boa primeira impressão.
Esteja alinhado visualmente com as campanhas em outros canais e mídias. Isso multiplicará a mensagem que está sendo passada por sua empresa naquele momento. E embora pareça óbvio, as informações básicas ajudam a facilitar o relacionamento e o contato com seus possíveis clientes.
Crie visibilidade e conteúdo de qualidade para seu público
Compartilhar conteúdo tem como objetivo atrair e engajar potenciais clientes nas plataformas digitais. Destacar-se de outras empresas é o lema e, para isso, devemos ter em mente exatamente com quem se quer falar. E não só com QUEM, mas COMO se comunicar com ele. Nas mídias digitais, principalmente, a linguagem é bem específica e deve criar uma sinergia imediata com o público, para que as interações sejam as mais naturais possíveis.
Seja criterioso na criação da persona
Para criar essa sinergia, será necessário a criação de uma linha editorial bastante afinada, com um intenso aprofundamento na criação do perfil do receptor de sua mensagem, o que chamamos de persona.
Informações demográficas somente, como sexo, idade e região, não serão suficientes para atingi-lo, criando um relacionamento de fato. É necessário construir um perfil que inclua informações psicográficas, entendendo o que pensa essa persona, qual seu estilo de vida, preferências de consumo, comportamento e crenças.
Essas informações ajudarão a traçar uma linha de comunicação eficiente e que poderá facilmente se expandir e ser compartilhada. No marketing digital, a observação de referências que se ligarão a essas personas e criarão a empatia necessária, é essencial para conquistar e fidelizar a audiência. Lembre-se que a cada dia são compartilhados (de forma positiva e negativa) uma enorme quantidade de informações e postagens. Entenda seu público o máximo possível e obtenha resultados expressivos.
Não caia nas métricas de vaidade
Sua página pode ter mais de 1 milhão de seguidores e não obter bons resultados. Não se deixe levar por esse tipo de métrica. O que importa nas mídias sociais é o envolvimento, o engajamento. Portanto, o conteúdo é essencial, assim como a criação de empatia com sua persona.
Não se deixe enganar, portanto, com esse tipo de métrica, que só serve para engrandecer um trabalho que pode não estar tão adequado quanto deveria.
Compartilhar é o segredo
Compartilhar e promover informações relevantes é a base para criar esse relacionamento. Se você traçou o perfil de seu público e conseguiu definir uma boa linha editorial, precisa então entender que o conteúdo a ser produzido deve ser um conteúdo social interessante de ser passado adiante.
Isso fará com que suas mensagens se tornem virais, trazendo mais audiência para seus canais. Publique postagens cujo benefício se estenda a outras pessoas e deixe em primeiro plano todas as opções de compartilhamento. Faça uso de canais múltiplos, pois isso ajuda na disseminação e, caso esteja bem planejado, certamente levará sua audiência a convergir para seus focos principais, como o seu site ou blog.
Seja claro, tenha credibilidade e fale a língua de seu público. Crie conteúdos que realmente valham a pena ser compartilhados e, certamente, sua estratégia nas mídias sociais terá sucesso. E não se esqueça: a internet é a mídia mais rápida e dinâmica que existe!
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Por Marcel Castilho
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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