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Talvez você já tenha ouvido falar no termo funil de vendas em alguma oportunidade. Quando falamos de marketing digital, o conhecimento do funil de vendas é obrigatório.
Para saber o que é vamos ilustrar a seguinte situação: um usuário visita seu site e começa a ler sobre seus produtos e serviços. Nesse momento, ele está de alguma forma, pensando se vai adquirir seus produtos ou serviços ou não.
O conhecimento da jornada de compra do cliente é o que possibilita o planejamento de cada etapa da venda. Veja aqui as vantagens do uso de um funil de vendas e aprenda como montá-lo. Vamos lá!
O que é um funil de vendas?
Para início de conversa, é importante ter em mente que planejamento é a base de qualquer negócio, ainda mais no mundo digital.
Um funil de vendas é um modelo que mostra a jornada de compra de um cliente potencial desde o momento em que é feito um contato inicial com sua empresa até a finalização da compra.
O funil de vendas varia de acordo com o tipo de negócio e, por isso, é fundamental saber montá-lo e conhecer bem o que ocorre em cada etapa do ciclo.
Como funciona o funil de vendas?
Um funil de vendas pode ser dividido, a grosso modo, em 3 partes: topo, meio e fundo. Cada uma delas possui suas características e, assim, acaba demandando estratégias de marketing específicas. Veja abaixo:
Topo de funil
Neste primeiro estágio, os usuários querem resolver algum problema ou satisfazer uma necessidade e estão procurando informações sobre algum mercado. Esse usuário ainda não está pronto para consumir o produto ou serviço, pois ainda não decidiu o que deseja.
Muitas vezes, no topo do funil, o usuário não tem conhecimento ainda do seu problema a ser resolvido.
Meio de funil
A pessoa já está mais informada ou educada sobre um determinado assunto e está no processo de definir qual é a melhor solução para o problema. O objetivo agora é realizar uma conversão, transformando-a em um lead, por meio do preenchimento de um formulário.
Para que isso ocorra, é preciso oferecer um incentivo em troca, como um material de conteúdo interessante, por exemplo. Assim, você o estará ajudando a obter mais informações sobre o seu problema. E também se colocará como uma possível solução para ele.
Fundo de funil
O fundo do funil é onde o lead pode se tornar uma oportunidade de negócios. O usuário já possui mais informações sobre o assunto e sobre a sua empresa. Provavelmente, já realizou uma quantidade determinada de conversões em seu site e já possui diversos materiais de sua empresa.
É neste momento que você deve convencer seu lead sobre a contratação dos seus serviços ou a compra do seu produto.
Como montá-lo?
A sugestão é que você siga os 4 passos que listamos abaixo para montar o seu funil de vendas:
1. Chame a atenção do seu visitante
Procure atrair o visitante para o seu site, landing page, blog ou perfil em rede social por meio de estratégias de marketing digital.
2. Capture-o
Depois de chamar a atenção do seu visitante, o momento é de fazer com que ele forneça dados de contato para que você comece a se relacionar com ele.
Uma maneira muito usada para isso é dar em troca um e-book gratuito, com um conteúdo bem caprichado! Existem também outras formas muito eficientes, como a realização de webinars, por exemplo, que também podem ajudar a converter visitantes em leads.
3. Nutra-o
Nutrir um potencial cliente é convencê-lo de que seu produto/serviço pode ser a solução de um problema.
Depoimentos e vídeos de consumidores costumam ser uma forma eficiente de construir a credibilidade da empresa. Técnicas como promoção e oferta gratuita de outros produtos também costumam ser utilizadas.
4. Converta
Por fim, faça com que seu potencial cliente pague o valor do seu produto/serviço para resolver seu problema.
Não há segredo: para você entender o comportamento do seu potencial cliente, é preciso dedicar tempo para a montagem do funil de vendas do seu negócio e, claro, estudar detalhadamente cada parte para que ele avance todas as etapas.
Um erro muito comum é focar apenas no topo do funil e, em seguida, não ter clareza sobre o que fazer até a conclusão da compra.
A dica é observar quanto custa cada etapa, quais são os possíveis gargalos e os pontos para melhoria do processo. E não se esqueça de revisar seu funil de vendas periodicamente!
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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