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Melhorar o engajamento no Facebook é uma das tarefas mais árduas atualmente. Afinal de contas, a rede social é a mais relevante da web e a maior também, com mais de 2 bilhões de usuários ativos, mas vem perdendo espaço cada vez mais para o Instagram.
Como consequência desses números, é praticamente impossível mostrar todas as atualizações de cada um dos usuários no Feed de Notícias de cada um, principalmente se o usuário possui um número elevado de conexões.
Portanto, melhorar o engajamento no Facebook tem se mostrado um verdadeiro desafio. Soma-se a isso também o fato da rede ter dificultado cada vez mais o tráfego orgânico das fanpages, privilegiando os conteúdos das pessoas mais próximas de cada usuário, os amigos e familiares.
O intuito da rede tem sido, desde 2012, segundo seus executivos, limpar o Feed de Notícias de Spams e focar em conteúdos de qualidade. Além disso, o objetivo é deixar o próprio usuário decidir o que ver, mostrando conteúdos de seu interesse.
Como consequência, apenas cerca de 16% dos seus fãs passaram a ver seus posts, número que passou a diminuir com o tempo.
Nesse artigo, vamos dar 10 dicas para melhorar o engajamento no Facebook. Confira!
1. Publique conteúdos relevantes
O primeiro ponto é entender que o Facebook privilegia, em seu algoritmo, mostrar os conteúdos daquelas pessoas (ou empresas) com quem cada usuário mais interage. Embora o algoritmo leve em conta milhares de fatores, a grosso modo, temos cinco pontos mais importantes:
- Interesse: como dissemos, o quanto o usuário costuma interagir com o criador da postagem;
- Postagem: se o post teve boa performance em relação a outros usuários;
- Criador: se o criador da postagem possui outras postagens com boas performances;
- Tipo de Post: se essa postagem costuma ter a preferência daquele determinado usuário (alguns usuários preferem fotos com texto, outros preferem vídeo, por exemplo);
- Data da Postagem: se o post foi publicado recentemente
Nesses cinco principais pontos que apresentamos, pode-se notar que a qualidade está diretamente envolvida. Portanto, o primeiro ponto é ter realmente um bom planejamento de conteúdo.
Mesmo que você tenha que, eventualmente, impulsionar algum conteúdo para dar um pontapé inicial, sua página poderá ser alavacada caso você consiga boas interações de público.
Dessa forma, não encha linguiça e não foque somente na promoção do seu produto. Você pode, por exemplo, usar o princípio de Pareto em seu conteúdo, postando 80% de conteúdo e somente 20 de promoção.
E note bem: qualidade não é quantidade. De nada vai adiantar você postar dez vezes ao dia, se seu conteúdo não tiver engajamento.
2. Foque no seu objetivo
Sua página no Facebook não possui um objetivo claro? Pense bem então no porquê de você estar ali. Estar presente na rede social somente para “existir digitalmente” não é uma boa ideia. Uma página que fica às moscas não vai lhe trazer nenhum benefício e também vai tomar o tempo de manutenção da página, o que significa também prejuízos nos seus investimentos.
Tenha um objetivo claro em relação à sua página. Ele pode ser, por exemplo, a venda direta de produtos (venda social), pode ser a construção de tráfego para seu site ou blog, ou então a construção de relacionamento direto, com promoção de eventos e novidades.
Enfim, seja qual for seu objetivo, não perca seu foco no meio do caminho tentando aumentar seu alcance ou engajamento. Uma boa estratégia com uma boa execução traz resultados.
3. Não automatize demais as suas ações
Estamos na era e na febre dos bots já há algum tempo. Mas é necessário um cuidado em relação a isso. Automatizar demais as tarefas pode trazer consequências negativas, principalmente se a automatização não for bem executada.
Ninguém gosta de entrar em contato com alguém no Messenger e receber 100% de interações de robôs, ainda mais se as respostas não forem aquelas que o usuário busca.
4. Publique vídeos
Os vídeos no Facebook possuem alcance maior do que as postagens. O EdgeRank do Facebook privilegia esse tipo de conteúdo, que também parece cair nas graças dos usuários.
Além disso, não se esqueça de sempre postar o vídeo diretamente do Facebook. Os vídeos vindos de outros links, como do Youtube, possuem alcance bem menor.
5. Faça Lives
Uma das formas mais atuais de melhorar o engajamento no Facebook são as Lives. As Lives do Facebook têm tido um resultado bem interessantes e têm sido cada vez mais utilizadas. As pessoas costumam ficar mais atentas àquilo que está acontecendo no momento exato, o que faz com que as Lives tenham bons resultados.
Mas não se esqueça de divulgar a data e o horário de sua realização, para que seus fãs possam estar atentos à sua realização. E, novamente, tenha foco em conteúdo de qualidade também.
6. Utilize o gatilho da escassez
A escassez é sempre uma ótima forma de “forçar” uma ação. Você pode usar esse gatilho tanto em uma Live, por exemplo, distribuindo conteúdo gratuito ou um desconto no momento de sua realização, quanto em outras situações, como uma promoção de um dia só ou de poucas horas de duração.
Essa é uma forma de manter sua audiência sempre ligada no que acontece em sua página, contanto que a oferta seja boa para ela.
É sempre importante lembrar que a audiência está pensando em si mesma, nunca em você. Portanto, pense em oferecer algo que seja bom para seu público, e não somente como uma forma de atraí-lo.
7. Use o crossmedia/transmedia
Use as outras mídias sociais para levar o seu público de uma para a outra, assim como sua lista de e-mails. O crossmedia é uma estratégia que funciona, assim como o transmedia. Lembre-se sempre de informar sua audiência de outras mídias digitais e outros canais sobre o que acontece em sua fanpage.
Existe sempre público cruzado nas mídias sociais e você pode fazer bom uso disso. Além disso, você pode também manter sua lista de contatos sempre aquecida, disparando e-mails com as novidades de sua fanpage. Isso fará com que você atraia o seu público cativo para sua fanpage e não só irá melhorar o engajamento no Facebook, mas também de sua própria lista.
8. Publique conteúdos duradouros
Publicar conteúdos evergreen também é uma boa forma de trazer mais engajamento. Os conteúdos evergreen são aqueles que não possuem data específica, pois seu assunto não se esgota de um momento para outro.
Diferentemente de uma postagem pontual que fale de algum assunto do momento, o conteúdo evergreen pode ser compartilhado por bastante tempo no Facebook.
9. Reposte e faça testes de horários, assuntos e formatos
Não descarte seus posts antigos só porque eles não tiveram uma boa performance no primeiro momento. Uma das primeiras regras é realizar um teste na data e no horário da postagem.
Para isso, sempre consulte o gráfico de postagens de sua fanpage. O segredo aqui é fazer a postagem consultando os melhores dias e horários e depois checar se a performance foi realmente melhor do que em determinado horário.
Assim, você deve postar um mesmo post mais de uma vez, o que pode ser repetido após semanas ou meses, dependendo do tipo de conteúdo.
Em relação ao formato, boas imagens engajam muito mais. E lembremos que o Facebook não restringe mais os textos a 20% da área do post. O alcance das postagens está muito mais ligado a interações do que ao visual do post.
10. Segmente seus públicos – alcance não é tudo…
E por fim, não menos importante que todas as outras dicas, para melhorar o engajamento no Facebook, você deve saber exatamente quem é seu público. Construa sua persona e segmente o máximo que puder, caso tenha mais do que uma.
Isso fará com que você tenha resultados melhores em suas postagens. Aqui vale o seguinte pensamento. Não adianta você ter 1 milhão de seguidores, se quase ninguém interage com você. Vale muito mais a pena ter menos seguidores, mas que tenham mais engajamento em suas postagens.
E não se esqueça do principal ponto. A audiência que está no Facebook não pertence totalmente a você, pois quem manda nas regras é a rede social.
Para construir uma audiência cativa, você deve sempre tentar, em algum momento, realizar uma conversão e conquistar o contato de e-mail de seus seguidores. Isso pode ser usado também, posteriormente, não só para melhorar o engajamento no Facebook, mas também para otimizar seus anúncios dentro da plataforma.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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