Dicas de como aplicar o marketing de conteúdo
Getting your Trinity Audio player ready...

Os investimentos em marketing de conteúdo nos negócios são essenciais para aumentar o destaque, fortalecer a imagem no universo digital e conquistar um bom faturamento, visto que potenciais clientes podem ser contatados com qualidade e menor custo.

Credibilidade, popularidade e sucesso no mercado empresarial e com o público são condições que todo empreendedor, independentemente do segmento que deseja atuar.

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de atração de clientes visando o engajamento e crescimento de leads (potenciais clientes) através da criação de conteúdo interessante e relevante, de modo que estes possam ser convertidos em vendas reais.

Além de atuar na relação com o público, atrair os leads e gerar valor para as pessoas são formas de criar uma imagem positiva da empresa no imaginário do público, algo que pode render excelentes oportunidades de negócios.

Com o crescimento da tecnologia e acesso à internet, as pessoas ganharam mais poder de escolha e modos de responder a isso, contudo, também se expandiram as oportunidades de alcançar diferentes públicos, desde que boas estratégias sejam traçadas.

Deste modo, os investimentos em marketing de conteúdo podem render resultados promissores, com clientes satisfeitos e a empresa com mais oportunidades de negociações, visto que pode alcançar ainda mais pessoas.

Um ponto positivo desta estratégia é que pode ser aplicada em diversos negócios, desde uma empresa de desratização 24 horas até grandes multinacionais.

O marketing de conteúdo é uma ótima estratégia para gerar mais tráfego orgânico para o seu negócio e depender cada vez menos de mídias para atrair o público. 

Contudo, por se tratar de uma ação orgânica, é preciso ter constância e qualidade nas estratégias, além de trabalho constante e tempo hábil para os resultados serem sentidos de forma ainda melhor

Já para colocá-la em prática, é preciso considerar que o marketing de conteúdo é uma estratégia dividida em cinco etapas que consistem em:

  • Planejamento de marketing;
  • Criação da persona (representação do cliente ideal);
  • Elaboração dos conteúdos;
  • Distribuição e promoção nos canais de comunicação;
  • Mensuração de resultados.

Após a realização desses processos, novas medidas podem ser adotadas, bem como melhorias e reproduções podem ser feitas.

Inbound Marketing

O Inbound Marketing é uma estratégia fundamental do marketing digital. O marketing de conteúdo e o inbound, juntos, podem ajudar na elaboração dos conteúdos de qualidade e atrair, fidelizar e converter os clientes.

Inclusive, cabe ressaltar que o marketing de conteúdo é um “braço” do inbound marketing, que é uma estratégia que pode, ainda, se expandir a outras ações para atrair o público de forma mais discreta, fazendo-o recorrer à marca de forma natural.

Basicamente, o Inbound Marketing é uma estratégia que visa captar o interesse do público de forma não invasiva, algo diferente do marketing tradicional feito pelas mídias, onde os anúncios são mostrados agressivamente.

Deste modo, com o inbound, o cliente procura a empresa de forma voluntária, ou a encontra por conta de conteúdos relacionados à área e que foram produzidos.  Por isso, esta estratégia é conhecida popularmente como marketing de atração.

O processo do inbound marketing envolve as etapas de atração, conversão, vendas e o encantamento que gera a fidelização.

Vantagens do marketing de conteúdo nos negócios

Alguns empreendedores podem se questionar sobre os investimentos nesta estratégia, se realmente vale a pena para as empresas.

Por esse motivo, é preciso compreender, primeiramente, qual a real necessidade do negócio, os objetivos das campanhas, público almejado e constância possível para identificar a melhor ferramenta de marketing para ampliar o sucesso.

Apesar disso, independentemente das ações estabelecidas, existem muitos ganhos que podem ser conquistados por meio do marketing de conteúdo, sendo os principais:

  1. Reduz o custo de marketing

As ações de marketing tradicional nas mais diversas mídias possuem um alto custo e, inclusive, os resultados podem não ocorrer conforme o planejado. 

O marketing de conteúdo, por exemplo, é uma estratégia que demanda um cuidado e revisão constante das informações e atualização de conteúdos, mas em compensação, tem custo baixo e consegue atrair as pessoas que são realmente interessadas naquele tema, tendo uma maior predisposição a realizar a compra.

O processo de desenvolvimento dos conteúdos pode ser feito por profissionais de marketing da empresa ou o empreendedor/empresário pode optar pela contratação de agências de comunicação para cuidar do blog, site e redes sociais do negócio.

Contudo, o próprio profissional pode desenvolver técnicas para alimentar as redes de comunicação com o público. Cabe ressaltar, no entanto, que algumas práticas especializadas precisam ser aplicadas para que o inbound tenha resultado. 

  1. Educa o público e o mercado

As pessoas que formam o público-alvo da sua empresa, muitas vezes, não compreendem o mercado em que você está inserido e os reais diferenciais/aplicações dos produtos.

A criação de conteúdo é muito importante para esclarecer dúvidas. Sendo assim, é essencial criar conteúdos esclarecedores e que tenham informações que ajudem no entendimento dos serviços e dores, bem como que contribuam com a tomada de decisão de compra.

O marketing de conteúdo pode, por exemplo, ajudar na divulgação de uma consulta médica, mostrando ao público a importância dos cuidados com a saúde, ou mesmo trazer informações mais diversas sobre o tema, para que o público entenda a necessidade de fazer determinados exames.

  1. Melhora a visibilidade do negócio

Um ponto positivo da estratégia de marketing de conteúdo é o fortalecimento da imagem da empresa ou marca, fazendo que o público saiba realmente a respeito dos produtos e serviços oferecidos.

Quanto mais conhecimento a respeito de uma marca ou empresa, mais confiantes as pessoas ficam e isso aumenta as oportunidades de compra. 

Este é um diferencial no marketing de conteúdo, além de criar uma preferência por parte do público que irá optar pelo seu negócio, graças a familiaridade com os conteúdos.

  1. Aumenta o tráfego do site

Antes de realizar uma compra ou contratação de algum serviço, os indivíduos costumam utilizar o Google para pesquisas de informações e preços. 

Considerando este fato, investir na produção de conteúdos relevantes é uma excelente maneira de deixar o seu site na primeira página do buscador e ganhar novos clientes.

  1. Potencializa as vendas

Ao pensar no marketing de conteúdo, é natural relacioná-lo ao aumento de vendas, graças a atração dos consumidores que estão em busca de soluções efetivas.

Estas são apenas algumas das diversas vantagens que podem ser aproveitadas ao investir no marketing de conteúdo.

Dicas de marketing de conteúdo para o sucesso dos negócios

Entender a relevância da estratégia, elaborar um planejamento e ter profissionais experientes para implementar o marketing de conteúdo é importante para o pleno desenvolvimento do negócio e um bom posicionamento no mercado.

Para que isso seja possível, algumas boas práticas são necessárias, possibilitando um maior alcance dos canais, sendo que as principais dicas são:

  1. Aposte em diferentes canais para promover o conteúdo

A diversidade de canais é algo muito cultuado no marketing digital, já que aumenta os acessos e conhecimento a respeito do seu trabalho. 

Um escritório de contabilidade, por exemplo, pode utilizar o e-mail, blog, site e redes sociais para aumentar as oportunidades de vendas dos seus serviços, com mais chances da persona ver seus conteúdos e, assim, se interessar pelo trabalho.

  1. Elabore conteúdos para diversas etapas do funil de vendas

Uma gestão eficiente do funil de vendas é muito importante para aumentar a conversão e lucros. 

As estratégias de marketing de conteúdo precisam ser elaboradas considerando os estágios em que os leads estão no funil.

Assim, é preciso diversificar os materiais para atingir aqueles que estão procurando a solução para um problema, aqueles que já sabem as soluções disponíveis e estão decidindo sobre qual opção recorrer e aqueles que sequer reconhecem que podem precisar de determinado serviço.

  1. Utilize o SEO

Os buscadores como Bing, Google e Yahoo são muito utilizados para encontrar soluções dispostas na internet.

Sendo assim, as empresas precisam ser facilmente encontradas por esses usuários e, aquelas que fazem um bom uso do SEO (Search Engine Optimization) podem ter um excelente ranqueamento e melhorar o tráfego orgânico, se posicionando frente à concorrência.

Esta dica do SEO pode ser utilizada por diversas áreas e de forma simples. Pensar de forma estratégica nas palavras-chave, por exemplo, é um jeito de aumentar a popularidade.

Pense que um cliente está procurando por um ar-condicionado para instalá-lo em sua e, para que isso seja feito com qualidade e segurança, necessita de materiais específicos e que garantirão o funcionamento do aparelho. 

Neste contexto, uma simples pesquisa a respeito do preço de tubulação de cobre para ar condicionado, por exemplo, pode levar o usuário a encontrar sua empresa e optar pelos itens e serviços oferecidos.

  1. Não deixe o e-mail de lado

Muitas pessoas têm o hábito de checar os seus e-mails diariamente, e esta pode ser uma excelente estratégia para colocar em prática o e-mail marketing, mostrando conteúdos e ofertas e conteúdos de valor que enriquecem o relacionamento com este usuário.

Com um conteúdo personalizado, os leads terão mais vontade de se tornarem clientes, ou de retomarem a compra com a empresa, além de ficarem satisfeitos por conta da otimização de tempo.

  1. Acompanhe os resultados com as métricas

Um ponto interessante do marketing de conteúdo é a diversidade de ferramentas disponíveis e que ajudam os profissionais a verificarem a eficiência/resultados dos conteúdos desenvolvidos.

Este processo de análise é muito importante para entender o que está dando certo ou não, mudanças que podem ser feitas para melhorar os processos e, assim, manter um padrão de qualidade nas estratégias de marketing.

O uso de ferramentas para mensuração dos resultados é extremamente relevante, otimizando tempo e ajudando a atender as demandas da equipe.

  1. Regularidade nas publicações

Conteúdos relevantes são muito importantes para as vendas de produtos e serviços, mas não adianta de nada se não houver constância. 

Assim, a publicação nas redes sociais e no blog de modo periódico é fundamental para que o público passe a confiar na empresa, além de ter a oportunidade de verificar se a companhia está cumprindo com o que promete e é especializada no setor de atuação – agregando confiança.

Apostar em diferentes conteúdos pode ajudar neste processo. Os mais utilizados são:

  • Artigos;
  • Cases de sucesso;
  • E-books;
  • Entrevistas;
  • Guias;
  • Infográficos;
  • Pesquisas;
  • Webinars;
  • Vídeos.

Estes são apenas alguns exemplos que podem ser utilizados pelas unidades de proteção integral e unidades de uso sustentável e diversas empresas para aumentar as vendas e fidelizar os clientes, oferecendo as melhores soluções com produtos e serviços de qualidade.

O marketing de conteúdo é uma estratégia para fortalecer a imagem do negócio no online, melhorar as vendas e a credibilidade.

Essa ação pode ser aplicada em negócios de diferentes segmentos, ajudando a vender produtos de quaisquer segmento, graças ao poder dos conteúdos.

Portanto, apostar nesta estratégia é o modo de obter lucros, sucesso e novas oportunidades de negociações, com parcerias que podem consolidar o seu negócio na área de atuação escolhida.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Dicas de como aplicar o marketing de conteúdo

Os comentários estão desativados.

pt_BR