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O Instagram está bombando no Brasil e isso não é nenhuma novidade. E para quem quer explorar o máximo do aplicativo, o Instagram Shopping é uma ótima opção para venda de produtos.
Se você já divulga seus produtos no Instagram, além da possibilidade de exposição, você poderá utilizar do recurso da venda direta pela plataforma, como uma loja virtual. Isso fará com que seu perfil atraia visitantes para conhecer seus produtos, mas também para comprá-los diretamente. Saiba mais sobre o Instagram Shopping nesse post!
O que é o Instagram Shopping
O Instagram Shopping é um recurso da plataforma que permite que links de produtos sejam aplicados diretamente em fotos dentro do perfil.
Ao invés de marcar um usuário, por exemplo, você poderá marcar seus produtos, incluindo uma etiqueta de preço em cada item da foto, com o nome de cada produto. Trata-se de uma pequena loja de produtos e que passa a ter um destaque diferenciado no perfil.
A ferramenta oferece diversos tipos de visualização, como no feed, onde os produtos são marcados – ao clicar nas tags, o usuário é direcionado a uma página dentro do Instagram com mais fotos do produto, ou no stories. Você pode, inclusive, utilizar recursos com realidade aumentada, simulando o uso do produto.
Como montar a loja no Instagram Shopping
Para ter sua loja no Instagram Shopping, você precisa atender a alguns requisitos:
- primeiramente, você precisa ter uma conta comercial;
- a loja deverá vender bens materiais;
- você deve ter sua conta conectada a uma página no Facebook.
O primeiro passo então é conectar o perfil do Instagram ao catálogo do Facebook, da seguinte forma:
- no perfil da sua página empresarial do Facebook, clique em configurar loja;
- insira o endereço da loja e escolha a moeda para cobrança;
- entre com o e-mail utilizado na página do Facebook e selecione as taxas utilizadas no país e estado;
- cadastre seus produtos.
Após as etapas acima no Facebook, o Instagram fará uma revisão dos produtos inseridos antes de habilitar a ferramenta de marcação. Você deve esperar o recurso ficar disponível para começar a venda. Isso pode levar alguns dias, e uma aba da loja aparecerá no seu perfil.
Como cadastrar os produtos
Assim que o Instagram liberar o recurso, você poderá começar a incluir os produtos nos posts. Para isso, basta escolher a foto e no espaço para inserir tags de locais e pessoas, você terá uma nova opção para tag de produtos. Insira o nome, o preço e as fotos adicionais.
Nos stories, o processo é muito parecido. No lugar de inserir stickers e gifs, você terá uma opção “Produto” com o símbolo da bolsa de compras.
Integrando sua loja virtual
Se você já possui uma loja virtual é possível fazer a integração com o catálogo de produtos do Facebook e, consequentemente, com seu e-commerce. Assim, ao invés do checkout ser realizado na ferramenta do Instagram Shopping, ele será feito na sua própria loja virtual, com o cliente acessando a página do produto redirecionada do Instagram.
É uma ferramenta importante, pois você controla o estoque de forma única e ganha um canal de vendas a mais.
Portanto, é essencial entender a necessidade de ter um recurso desses à mão. Primeiramente, porque o Instagram cresce à cada dia. Segundo, pois é muito prático realizar a compra diretamente, o que aumenta as taxas de conversão.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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