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As palavras de transição são importantes em qualquer língua. Afinal de contas, elas ajudam o texto a ter mais sentido, criando conexões e melhorando sua estrutura.
Mas na web as palavras de transição possuem uma função a mais. Em SEO, existe um conceito muito importante, o da legibilidade. E as palavras de transição, conectando ideias, ajudam a tornar o texto mais legível. Assim, são essenciais para um bom texto de SEO.
Nesse post, vamos explicar o que são as palavra de transição e como usá-las no seu texto para web. Confira!
Afinal, o que são palavras de transição?
Antes de mais nada, vamos entender o que são palavras de transição. Para que nosso texto tenha sentido, precisamos utilizar recursos para que ele tenha clareza, precisão e objetividade. Lembra-se das aulas de língua portuguesa? Então, na língua portuguesa existe um conceito importante, que é a coesão. Ele é um dos elementos pertencentes à textualidade.
Assim, para termos um texto bem organizados, precisamos utilizar palavras que estabeleçam relações entre expressões, frases, orações e parágrafos. Além de elementos como advérbios, pronomes, preposições, conjunções e locuções adverbiais, por exemplo, temos também as palavras de transição.
Vejamos alguns exemplos para melhor entendimento:
Introdução:
- A princípio;
- Acima de tudo;
- Desde já;
- Em primeiro lugar;
- Sobretudo.
Continuação:
- Ainda mais;
- Bem como;
- Do mesmo modo;
- Por outro lado.
Tempo:
- Agora;
- Ao mesmo tempo;
- Apenas;
- Constantemente;
- Frequentemente;
- Imediatamente.
Comparação ou Semelhança:
- Assim como;
- Da mesma forma;
- Do contrário;
- Igualmente;
- Tanto quanto.
Conclusão:
- Acima de tudo;
- Afinal;
- Assim;
- Dessa forma;
- Em suma;
- Portanto.
Quais os benefícios
De forma mais clara, existem benefícios específicos para usar as palavras de transição. Um texto com bom uso de palavras de transição retém o leitor.
Assim, a audiência tende a permanecer mais tempo em seu site. Outra questão importante é a taxa de rejeição. Existe uma diminuição no percentual de pessoas que deixam seu seu blog.
Como usar as palavras de transição
Primeiramente, é preciso ter em mente que o mais importante no texto é a qualidade. Não adianta utiliza diversas palavras de transição de forma aleatória e sem sentido. Aliás, a função principal é justamente dar sentido a seu texto.
Portanto, é imprescindível que seu texto esteja bem estruturado e que o uso de qualquer palavra de transição faça parte do contexto. Uma boa dica é escrever primeiramente um rascunho, montando a estrutura básica – introdução, desenvolvimento, fechamento. Lembre-se que um bom texto de internet deve ter uma função específica para o seu leitor. Dessa forma, mantenha-se focado no objetivo do seu texto.
Como saber se estou usando corretamente
Diante disso, existe uma forma de avaliar um bom texto de SEO, levando em consideração o princípio da legibilidade. Para quem trabalhar com WordPress, principalmente, o uso do plugin Yoast SEO ajudará bastante.
O plugin possui em uma das suas funções a análise de legibilidade, sendo que um de seus itens é justamente a aplicação das palavras de transição. Para saber, portanto, se você está utilizando as palavras corretamente em seu texto, basta acompanhar as dicas do plugin e checar se você está dentro dos parâmetros. No caso das palavras de transição, você deverá estar acima de 30% de utilização dentro do texto.
O plugin também traz outras dicas importantes. Treine bastante seu uso. Com o tempo, ficará mais fácil.
Não se esqueça de outros fatores
Como falamos, é importante não focar somente na questão do uso de palavras de transição. Existem diversos fatores de ranqueamento que não devem ser esquecidos. Aproveite o uso do plugin para checar outras informações. Assim, você conseguirá, ao longo do tempo, desenvolver textos cada vez melhores.
O essencial é que seu texto fique gostoso de ler. Assim, a audiência voltará. E você terá visitas recorrentes em seu blog.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.