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Realizar estratégias de marketing com integração de mídias e ferramentas é o melhor caminho para alcançar a eficiência.
O marketing digital integrado aliado a outras mídias pode ser usado em diferentes situações. Assim, qualquer que seja o formato, offline ou online, uma coisa é certa. Ter uma produção de conteúdo consistente é essencial para alcançar bons resultados. Veja mais nesse artigo.
O crossmedia
O crossmedia é uma estratégia de comunicação que envolve o uso de múltiplos canais de mídia para contar uma história ou transmitir uma mensagem coerente e integrada para o público-alvo. Ao contrário da multimídia, que simplesmente envolve o uso de diferentes formas de mídia para apresentar o mesmo conteúdo, o crossmedia se concentra na criação de experiências de usuário únicas e interconectadas em cada canal de mídia utilizado.
Essa abordagem permite que os criadores de conteúdo alcancem seu público em diferentes plataformas, adaptando o conteúdo para se adequar ao ambiente específico de cada uma delas. Por exemplo, uma campanha crossmedia pode começar com um vídeo no YouTube, continuar com conteúdo exclusivo no Instagram e culminar em uma experiência interativa em um site dedicado. Ou seja, é o marketing integrado funcionando de forma sincronizada.
A chave para uma estratégia de crossmedia eficaz é a coesão e consistência da mensagem em todos os canais utilizados. Isso significa que cada peça de conteúdo deve complementar e reforçar as outras, criando uma narrativa envolvente que incentive o envolvimento do público em múltiplos pontos de contato.
Em grandes campanhas, geralmente a TV é quem comanda o conteúdo. Quando o formato adotado é o crossmedia, a ideia é que o mesmo conteúdo seja acessado pela audiência em diversos meios e plataformas. Dessa forma, existe um reforço na mensagem e o que se privilegia é a frequência.
O transmedia
O transmedia é uma estratégia narrativa e de produção de conteúdo que envolve contar uma história ou transmitir uma mensagem através de múltiplos canais de mídia. Ou seja, cada um contribuindo de forma única para a experiência geral do público. Assim, ao contrário do crossmedia, que se concentra em adaptar o conteúdo para diferentes plataformas, o transmedia se destaca por expandir e enriquecer o universo narrativo por meio de múltiplos meios de comunicação.
Dessa forma, a diferença principal entre o transmedia e o crossmedia é justamente nos conteúdos. No transmedia, o conteúdo a ser distribuído nas mídias é alterado, mas sempre de forma que esteja em sintonia e se complementem. A audiência, assim, terá que consumir os diferentes meios para possuir a mensagem completa.
Estratégias de transmedia
As próprias redes de televisão tem-se utilizado de formatos multiplataformas e multimeios para alavancar suas audiências. Um dos exemplos mais contundentes é da Globo e seus portais, como GShow, GE e G1. Em toda a programação do canal, você tem menções aos canais digitais. Sem contar de interações com o público, como no Big Brother e outros programas.
Em campanhas publicitárias, as estratégias integradas estão muito ligadas à área promocional, com a alavancagem de ações e eventos. Com a evolução do streaming, isso ficou mais fácil de executar. Podemos citar, por exemplo, as transmissões ao vivo via Facebook e Instagram. Com esse recurso, é possível fazer uma chamada ao vivo em sua página, convidando seus clientes a visitarem o seu stand em um evento. Você pode, para exemplificar, solicitar um cadastramento prévio dos clientes via página de captura, oferecendo um brinde em troca.
É a geração de leads via web, integrada com um evento presencial.
Produção de conteúdo em vídeo
A produção de conteúdo em vídeo desempenha um papel fundamental no cenário atual de marketing e comunicação digital. Ela oferece uma série de benefícios e oportunidades para empresas, criadores de conteúdo e audiências. Além disso, facilita a distribuição do conteúdo, seja em uma estratégia de transmedia ou crossmedia.
Veja os benefícios da produção de conteúdo em vídeo:
1. Engajamento do público:
- O vídeo tem a capacidade única de capturar a atenção e envolver o público de forma mais eficaz do que o texto ou imagens estáticas. Isto porque a combinação de elementos visuais, auditivos e emocionais torna o vídeo uma forma poderosa de comunicação.
2. Memorização e retenção de informações:
- As pessoas tendem a lembrar-se melhor do conteúdo que assistiram em vídeo do que o conteúdo que leram ou ouviram. Isso se deve à natureza visual e multimídia do vídeo, que estimula múltiplos sentidos e facilita a memorização.
3. Aumento da conexão emocional:
- O uso de narrativas, música e imagens cativantes pode evocar emoções e criar uma ligação mais forte entre a marca e o espectador. Assim, o vídeo permite que as marcas e criadores de conteúdo construam conexões emocionais mais profundas com seu público-alvo.
4. Compartilhamento social:
- O conteúdo em vídeo é altamente compartilhável em plataformas de mídia social. Dessa forma, possui poder de aumentar o alcance orgânico e a visibilidade da marca. Os vídeos têm mais probabilidade de serem compartilhados, comentados e discutidos do que outros tipos de conteúdo.
5. Versatilidade e flexibilidade:
- O vídeo pode ser adaptado para uma variedade de formatos e finalidades, incluindo tutoriais, entrevistas, vlogs, comerciais, transmissões ao vivo e muito mais. Como resultado, as marcas podem atingir diferentes objetivos de marketing e comunicação.
6. SEO e descoberta online:
- O vídeo é valorizado pelos algoritmos de mecanismos de busca, o que pode ajudar na classificação do conteúdo nos resultados de pesquisa. Além disso, o conteúdo em vídeo tende a ter maior tempo de permanência, reduzindo a taxa de rejeição e melhorando o SEO do site.
7. Demonstração de produtos e serviços:
- O vídeo é uma maneira eficaz de demonstrar produtos e serviços em ação, permitindo que os espectadores entendam melhor seus benefícios e funcionalidades. Isso pode aumentar a confiança do consumidor e influenciar as decisões de compra.
8. Alcance Global:
- Com a disseminação da internet e o crescimento das plataformas de compartilhamento de vídeo, as marcas têm a oportunidade de alcançar um público global, independentemente da localização geográfica.
Filmes e séries de televisão via streaming
Produtores de conteúdo em streaming, como a Netflix e o Spotify tornaram-se gigantes com o crescimento da web. Para se ter uma ideia, no início de 2024 a Netflix divulgou, em seu relatório financeiro do terceiro trimestre de 2023, a marca de 260 milhões de assinantes.
Essa marca é realmente impressionante, assim como do Spotify, que prevê superar a marca de 600 milhões de assinantes pagos, para o primeiro trimestre de 2024. A Amazon, outra gigante do setor de streaming, que lançou o seu serviço Amazon Prime Video em 2006, chegou a 200 milhões de assinantes no mundo já em 2022.
A Disney, por outro lado, mesmo após registrar uma queda no número de assinantes, já possui cerca de 150 milhões de assinantes em sua plataforma.
Além de mostrar que os usuários estão conectados no mundo todo, essas plataformas trazem a possibilidade aos anunciantes de mostrarem suas marcas para públicos maciços e segmentados.
O potencial de realização de uma boa estratégia de marketing integrado são enormes. E para empresas de todos os tamanhos. Dessa forma, o primeiro passo é ter um bom planejamento de marketing e um objetivo bastante claro. E claro, um conteúdo de qualidade.
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Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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