Métricas de SEO para atração de leads
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Conquistar leads na internet é a porta de entrada para um e-commerce de sucesso. Para isso, a atração de leads com SEO é uma técnica bastante recomendada.

Quando o assunto é otimização de conteúdo, as dicas de SEO são os principais guias para se tornar relevante na internet.

É preciso prestar atenção a certos elementos das páginas e sites para que seja possível alcançar um bom posicionamento nos resultados de buscas.

Preparamos esse texto para você conhecer:

  • O que é SEO;
  • Como aplicar as estratégias;
  • Benefícios da aplicação;
  • Em quais negócios utilizá-las;
  • O que é geração de leads e como usar o SEO.

Isto posto, prossiga a leitura para acessar esses conhecimentos.

O que é SEO?

“SEO” é uma sigla em inglês que identifica as estratégias de otimização de conteúdo para os mecanismos de busca.

O ranqueamento de páginas no Google não é arbitrário. Ele é feito com base em características específicas que o Google rastreia e analisa para verificar a relevância do conteúdo publicado.

Quem segue as regras do SEO para divulgar um serviço de uma empresa de alarmes residenciais, por exemplo, alcança mais público, e principalmente, mantém os leads melhor informados.

Considerando que o Google é um dos principais meios de pesquisa na web, investir em um bom posicionamento nele é um grande diferencial.

Como usar as estratégias de SEO

As medidas relacionadas ao SEO devem ser aplicadas com método e planejamento. 

Por isso, acompanhe as principais estratégias e entenda como aplicá-las da forma mais adequada.

Pesquise palavras-chaves

As palavras-chaves são os termos com alto volume de pesquisa nas plataformas de busca.

Quem se propõe a produzir conteúdo sobre qualquer tema deve pesquisar antes quais são as palavras mais pesquisadas sobre esse assunto.

Feita a pesquisa, use os termos no título e no corpo do texto, mas de forma equilibrada.

A meta descrição e as tags também devem conter as palavras-chaves. Assim, quem realizar a pesquisa vai se deparar com o conteúdo. 

Invista em conteúdo qualificado

Chegamos ao grande objetivo da produção de conteúdo na internet: oferecer informações de qualidade.

Uma empresa tem que disponibilizar posts que demonstrem como o produto pode resolver certos problemas que afetam a vida das pessoas interessadas.

A relevância da produção também é levada em conta pelos algoritmos do Google.

Sendo assim, dedique-se a trazer materiais que tenham impacto positivo na vida dos leads e clientes em geral. 

Pense no webdesign

O site de uma empresa vai ser o primeiro contato dos leads com ela. Por isso, reúna-se com um webdesigner e discuta as possibilidades estéticas e operacionais do site.

É importante que o tempo de carregamento seja curto e a navegabilidade seja abundante.

Por que o SEO é benéfico?

Ter visibilidade alta na web por vezes exige investimentos expressivos. No entanto, as dicas de SEO não necessitam de grande capital para serem aplicadas.

Com um planejamento cuidadoso e equipe capacitada, uma empresa em começo de carreira pode se alçar às primeiras posições.

As páginas que aparecem nos primeiros lugares têm mais tráfego orgânico. Uma vez que a primeira atração se concretiza, a estratégia de SEO tem que evoluir para manter os leads navegando.

À medida que os clientes em potencial acessam mais informações sobre o produto ou serviço oferecido, as chances de conversão aumentam exponencialmente.

Além disso, a produção de conteúdo otimizado ajuda a construir autoridade de marca. Por exemplo, um blog sobre bem-estar pode alavancar seus contéudos trabalhando o SEO utilizando postagens direcionadas.

Outra vantagem importante é que, uma vez que o conteúdo é publicado, ele continua ranqueando no Google por tempo indeterminado, mesmo sem mais investimento direto.

Para garantir essa longevidade, trabalhe as práticas de links internos e externos nos posts. 

Com isso, os usuários passam mais tempo no site e podem conhecer sua marca por meio de empresas parceiras.

Quando usar o SEO?

Pensando no fato de que não é preciso desembolsar grandes quantias para investir em SEO, esse conjunto de estratégias é indicado tanto para empresas pequenas, quanto para empresas de grande porte.

O importante é que os responsáveis pelo empreendimento estejam interessados em incrementar a imagem virtual do negócio.

Se a empresa não tem orçamento para fazer anúncios pagos, a produção de conteúdo é uma grande opção.

Basta ter redatores qualificados e aproveitar as possibilidades das redes sociais para divulgar o marketing de conteúdo.

Geração de leads e SEO: conceitos complementares

Um dos grandes desafios do marketing digital é atrair e manter a atenção das pessoas.

Os usuários da internet são expostos a uma infinidade de anúncios dia após dia, e convertê-los em clientes demanda mais do que visualizações sem interação.

Gerar leads é chamar a atenção dos usuários de tal forma que eles se transformem em clientes em potencial da marca.

Essa geração é um processo específico que pode se beneficiar do uso das métricas de SEO. Portanto, conheça essas métricas acompanhando os tópicos a seguir.

Visitas orgânicas

O número de visitas orgânicas é um dos dados mais essenciais na hora de avaliar a eficácia das estratégias de SEO.

Essa métrica aponta quantas visitas uma página teve em um intervalo de tempo previamente definido.

É um dado importante porque indica quantas vezes o conteúdo veiculado despertou engajamento.

Porém, lembre-se de que um mesmo lead pode visitar a página mais de uma vez, portanto, as visitas orgânicas não são sinônimos de alcance.

Palavras-chaves: seu ranqueamento

Toda palavra-chave escolhida para otimizar conteúdos precisa ter seu desempenho verificado periodicamente.

Isso inclui usar palavras do mesmo eixo temático e estudar as estratégias que os concorrentes estão utilizando.

Existem ferramentas próprias para fazer essa mensuração, como o Google Keyword Planner, o WebCEO e o Semrush.

Não se esqueça de que a escolha das palavras-chaves é fundamental para alcançar o público desejado.

O que não significa necessariamente apostar nos termos mais populares. Caso a empresa pretenda segmentar clientes, é indicado escolher termos menos pesquisados.

Backlinks

Por fim, os backlinks são links usados ao longo de um texto para trazer informações complementares para o leitor.

Conforme já foi apontado nesse texto, podem ser links internos ou externos.

O importante é que eles enriqueçam a navegação e mantenham o lead interessado nos assuntos abordados.

O número de links internos e externos são fundamentais para conquistar um bom ranqueamento nos mecanismos de busca, pois apontam que a página é relevante.

Origem dos leads

Do mesmo modo que as campanhas de anúncio são beneficiadas pela segmentação geográfica, a geração de leads também é.

Saiba de onde vem seus leads usando o Google Analytics. Nessa ferramenta é possível conferir quais são as regiões mais promissoras para o negócio, e então, segmentar conteúdo diretamente para elas.

Produzir material específico é uma ótima estratégia para alcançar nichos menores de maneira diferenciada.

Páginas de entrada

Saiba por quais páginas os leads estão entrando em contato com seu site. Assim, é possível trabalhar para posicionar as páginas mais populares.

Pode ser que os anúncios no Google Ads sejam sua maior fonte de conversões ou posts específicos no blog vinculado ao site.

Seja qual for o caso, tenha essa informação para otimizar o conteúdo com maior chance de gerar leads.

Características das vendas

Quem tem lojas online precisa conhecer a fundo as métricas relacionadas às vendas do e-commerce.

O número total de pedidos em certo período é útil para identificar o faturamento da empresa.

O ticket médio é uma métrica que corresponde ao gasto médio de cada cliente na sua loja. 

É interessante para saber quais são os clientes mais assíduos e pensar em atendimento personalizado para eles.

A taxa de conversão indica quantos leads são convertidos em relação ao número total de acessos do site.

Com esses dados organizados e acessíveis, você tem meios para desenvolver estratégias direcionadas para objetivos específicos.

Considerações finais

Nesse texto trouxemos a definição de SEO, as principais estratégias relacionadas a esse conceito, seus benefícios e como ele pode ser integrado à geração de leads.

São estratégias altamente versáteis e eficazes para a divulgação de conteúdo e conquista de visibilidade para empresas e marcas.

Fique ciente das características do seu público-alvo para produzir materiais que realmente sejam interessantes para ele.

Forme uma equipe de redatores experientes, que tenham conhecimento de marketing digital e domínio da língua portuguesa.

O marketing de conteúdo é extremamente eficaz quando bem aplicado. O texto tem todas as informações necessárias para começar a fazer esse investimento.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Business Connection, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Como aplicar métricas de SEO para atração de leads
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