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Vamos direto ao ponto: é impossível ter uma estratégia de marketing digital bem-sucedida sem saber como mensurar resultados online.
Afinal, é a partir desse tipo de análise que a empresa consegue avaliar o que está dando certo. E o que está dando errado. Mensurando resultados, temos como fazer os ajustes necessários.
Não se esqueça de que uma das principais vantagens das plataformas digitais é justamente o uso de ferramentas. Se é tão óbvio, por que muitas empresas deixam de aproveitar essas informações para otimizar os seus investimentos? A explicação é simples: muitas vezes, falta conhecimento sobre como usar adequadamente os dados.
O assunto despertou o seu interesse? Então você está no lugar certo, pois no artigo de hoje vamos explicar o que fazer para explorar melhor o potencial das plataformas digitais!
Por que é fundamental definir KPIs?
O primeiro passo para ter uma estratégia de sucesso é definir os KPIs (Key Performance Indicator) mais adequados. É a partir desses Indicadores-Chave de Performance que você vai conseguir extrair as informações que são mais relevantes para o seu negócio.
Veja que não estamos falando apenas de saber usar as métricas e de acompanhar o desempenho de suas iniciativas. Números absolutos dizem muito pouco sobre os resultados efetivos obtidos pela empresa. Então tenha em mente que os relatórios com as métricas devem ser usados para chegar nos KPIs mais relevantes para o seu negócio.
Para tomar essa decisão, você precisará levar em conta os objetivos traçados para o empreendimento. E também é importante entender o que está por trás de cada indicador! Mensurar resultados online é uma arte que exige dedicação e análise constantes. Confira!
Quais são os KPIs mais importantes?
Engajamento
Esse é um dos KPIs mais importantes para as plataformas digitais, uma vez que nos diz o nível de envolvimento que a marca consegue obter com o público. O cálculo desse indicador é feito a partir da divisão do número de visitas recebidas pelo volume de interação.
Assim, se avaliamos o desempenho do site, conseguiremos mensurar nossa eficiência para conseguir provocar o usuário. Se conseguimos ter um alto alcance, mas continuamos registrando um baixo engajamento, é sinal de que a página precisa de ajustes.
Nas mídias sociais então, o engajamento é o principal termômetro de resultados. Não adianta ter uma quantidade enorme de seguidores, se eles não reagem aos seus conteúdos. Portanto, fique atento a esse KPI.
Alcance
Se você trabalha com marketing, sabe que alcance é um indicador relevante não apenas para o ambiente digital. Afinal, é a partir da mensuração desse dado que a empresa sabe quem recebeu a sua mensagem.
Nas plataformas digitais, usamos métricas mais básicas para medir alcance, como aquelas que indicam volume de impressões, tráfego, seguidores, fãs ou inscritos em determinada página.
Lembre-se de que essas medidas devem ser analisadas dentro de um determinado contexto. Por exemplo, ter um grande número de seguidores no blog corporativo é bom, mas como resultado de negócio, devemos ter uma estratégia para explorar essa performance da marca.
Leads
Não importam os objetivos traçados para a estratégia de marketing digital, todo mundo quer chegar no lead. Ou seja, estabelecer contato com uma pessoa que já demonstrou interesse por aquele produto ou serviço.
Nesse caso, além de ser um indicador de sucesso da ação, temos em mãos uma informação que ajuda a orientar as iniciativas do negócio em várias frentes. Novamente: será que vale a pena ter um grande número de fãs no Facebook se a empresa constata que não consegue gerar leads naquele canal?
Clientes
Volume de clientes é outro indicador que todo gestor de marca conhece bem. No caso do marketing digital, que tem inúmeras opções para serem trabalhadas, é fundamental analisar esse índice para entender quais alternativas têm sido mais eficientes na conversão.
Ainda em relação a esse KPI, tenha em mente que é a partir dele que o empreendimento consegue chegar em uma outra medida essencial para o marketing: o ROI — retorno obtido sobre o investimento.
Cada empresa vai mensurar resultados online dependendo do diagnóstico da situação da marca. Entretanto, como você deve ter percebido, não é possível trabalhar sem definir os KPIs adequados para o negócio.
Interessado em fazer esse tipo de monitoramento de suas estratégias? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre o assunto!
Marcel Castilho é especialista em marketing digital, neuromarketing, neurociência, mindfulness e psicologia positiva. Além de publicitário, também é Master em Programação Neurolinguística. É fundador e proprietário da Vero Comunicação e também da agência digital Vero Contents.
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