Qué es SEM - Vero Contenidos
Conseguir tu Trinidad Audio jugador listo...

Search Engine Marketing, ou SEM, é um conjunto de estratégias de marketing digital voltadas aos mecanismos de buscas. O objetivo é que a marca/produto/serviço apareça nas primeiras posições da SERP (Search Engine Results Page), seja do Google, Bing, Yahoo e outros buscadores, cada um com suas características. Saiba mais sobre o que é SEM nesse artigo.

SEM x Links Patrocinados x SEO

A estratégia de SEM é dividida em duas partes: SEO (Optimización de motores de búsqueda) e links patrocinados. Os links patrocinados são os conhecidos anúncios que aparecem nas SERPs, onde você só paga pelo clique sobre ele ou por um número de exibições. O mais conhecido de todos é o Google Adwords, grande responsável pelo crescimento do Google ao redor do mundo.

Uma das características dos links patrocinados é a possibilidade de conseguir resultados imediatos, por meio dos anúncios da SERP. Por outro lado, é uma estratégia que, em determinado momento, torna-se horizontal, esgotando a possibilidade de aumento de tráfego sem aumento de verba.

Já o SEO engloba as técnicas de otimizações voltadas para as pesquisas orgânicas. Entendamos bem então, que SEO e SEM são coisas diferentes, sendo que o SEO está dentro do trabalho de SEM. Portanto, se você faz SEM, faz SEO. Mas pode fazer SEO, sem fazer SEM, pois pode deixar a parte de links patrocinados de fora, por exemplo.

O SEO também possui uma subdivisão, o SEO On-Page, que está relacionado a todas as técnicas aplicadas na página do seu site e o SEO Off-page, que são as técnicas aplicadas fora da página, ou seja, para trazer links de fora do site.

O trabalho de SEO deve ser consistente e contínuo, e de longo prazo. Ao contrário do tráfego pago, o orgânico pode ser expandido sem limitações de tráfego.

Trabalhando o SEM

É muito importante então que a estratégia de links patrocinados esteja alinhada ao SEO. O conjunto dessas duas estratégias é que fará com que sua estratégia de SEM seja bem-sucedida.

O primeiro ponto é montar uma estratégia de palavras-chave, que deve estar alinhada tanto aos anúncios pagos quanto à estrutura e conteúdo do seu site. É importante salientar que deve-se trabalhar as palavras-chave long-tail e head tail sempre pensando no contexto do seu negócio.

E vejam como tudo se relaciona no marketing digital. O site, por sua vez, tem que estar bem programado e bem otimizado, para trazer resultados tanto do SEO, quanto em relação à experiência do usuário.

Os Blogs e o SEM

Não podemos pensar, atualmente, em estratégia de SEM sem o marketing de conteúdo. Afinal, o que é SEM senão um trabalho de conteúdos e palavras-chave… E com o intuito de destacar a empresa nas SERPs com foco em resultados.

Portanto, montar um el blog es esencial para um bom trabalho de SEO e, consequentemente, para o trabalho de SEM. Pense, portanto, em estratégias eficientes para seu blog, alinhadas ao trabalho realizado em seu site e também a campanhas bem sucedidas de links patrocinados.

O Google não é único

Apesar do Google possuir um market share de quase 97% no Brasil, você pode incluir o Bing e o Yahoo em suas estratégias de SEM. Nos Estados Unidos, por exemplo, o Bing tem 31% da audiência das buscas na web, embora no Brasil esse número seja menor de 1%. Para quem usa o Windows 10, por exemplo, o Bing está presente nas buscas nativas do sistema operacional.

Tanto Bing quanto Yahoo podem ser boas opções, pois possuem baixa concorrência e CPC médio mais barato. Afinal de contas, todo mundo está no Google. E se considerarmos que ambos, juntos, possuem praticamente 3% do market share, estaremos falando de um universo de mais de 4 milhões de pessoas.

Portanto, pense no assunto na hora de bolar suas estratégias de SEM. E chame um especialista para tratar dessa questão!

¿Qué es SEM?

Los comentarios están cerrados.

es_MX

LIBERACIÓN DE CONTENIDOS DE VERO

¡¡ATENCIÓN!!

VERO CONTENTS NO OFRECE NINGÚN TIPO DE EMPLEO VÍA TELEGRAM. ALGUNAS PERSONAS SE HACEN PASAR POR EMPLEADOS DE VERO, PERO NO EXISTE NINGUNA RELACIÓN CON NOSOTROS. ESTAMOS TOMANDO LAS MEDIDAS NECESARIAS PARA IDENTIFICAR A ESTAS PERSONAS.