Contratar una agencia de marketing - Vero Contenidos
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A pressão por resultados é muito grande. Ainda mais no mundo corporativo. E principalmente quando o assunto é mensurar o retorno sobre o investimento (retorno de la inversión). Sendo assim, se você trabalha no marketing, sabe o tamanho da responsabilidade que tem sobre a execução das ações.

Essa tarefa fica ainda mais complicada quando a equipe é enxuta. E pior, se tiver que integrar o offline com o online.

Um dos desafios é encontrar uma agência confiável e que cumpra o que foi prometido. Além disso, ela deve ajudar a atingir as metas (como o aumento da geração de leads, por exemplo).

Mas será essa a melhor saída? Neste post, separamos para você os principais pontos a considerar. Eles vão ajudar na decisão de contratar uma agência de marketing. Confira!

Relação custo-benefício

Existe uma forma de medir o custo-benefício em contratar uma agência. Basta olhar o panorama geral. De acordo com os objetivos, você realiza o alinhamento com a agência. Em seguida, monta o planejamento. A contratação pode ser por um valor fixo. Outra opção é por sucesso (success fee). Assim, não há gastos extras e as ações ficam dentro do orçamento. E o mais importante, o ROI previsto vai ser controlado.

Ainda mais: mensurar o sucesso de suas campanhas é o que vai trazer a confiabilidade da diretoria. E a agência vai entregar relatórios periódicos e precisos. Portanto, acabam suas dificuldades em estabelecer os melhores indicadores-chave de performance (KPI).

Vamos comparar alguns pontos entre ter uma agência e uma equipe interna. Assim, podemos entender quais são os benefícios.

Equipe de marketing interna

Para começar, levantamos o necessário para o funcionamento de uma equipe. E separamos em duas categorias: estrutura e pessoal.

E por fim, vamos analisar a contratação de uma agência X equipe interna.

Estrutura

Os gastos estruturais se referem à estrutura física. Aqui temos locação e equipamentos. São itens necessários para que o departamento de marketing funcione.

Observe a lista dos requisitos mínimos:

  • Instalações físicas: espaço físico, móveis de escritório e valores para a limpeza do local (produtos, faxineira, etc).
  • Ar-condicionado: necessário para a manutenção da temperatura dos computadores.
  • Aparelhos eletrônicos: computadores completos e atualizados. Além disso, softwares de automação, tablets e smartphones.
  • Taxas: a conta de energia fica por conta da empresa. Assim, esse gasto deve ser considerado.
  • Herramientas: para fazer funcionar um departamento de marketing digital, é necessário investir em ferramentas. As agências já possuem os pacotes para uso no dia a dia. Dessa forma, esse gasto deve também ser contabilizado. Além de suas atualizações.

Pessoal

O segundo item refere-se a gastos de pessoal. Aqui temos a contratação e a manutenção dos colaboradores.

  • Quadro mínimo de funcionários: montamos um exemplo com 7 pessoas:
    • Analista web;
    • Gerente de conteúdo;
    • Coordenador de redes sociais;
    • Analista de SEO;
    • Gerente de otimização e conversões;
    • Além de produtores de conteúdo (pelo menos um redator e um revisor).
  • Cursos de atualização: pelo menos um ao mês para cada um dos funcionários. Afinal de contas, trabalhar com tecnologia exige dedicação e atualização.
  • Substituição das peças: existem duas situações. A primeira, são os períodos de férias e outras ausências. A segunda, são as rescisões. Em ambos os casos, a substituição de funcionários traz consequências. Assim, novos treinamentos devem ser feitos. Além de novas contratações.

Podem existir outros formatos para montar a equipe. Mas isso varia de acordo com a necessidade. E é preciso observar que essa configuração exige especialistas. Dessa forma, a equipe não pode ser enxuta demais.

Contratação de uma agência de marketing

Como observamos, os investimentos são numerosos. Portanto, o fator financeiro já é o primeiro sinal de que vale a pena contratar um parceiro. Além disso, temos mais algumas razões:

1. Expertise

Em uma agência, você encontra profissionais de diversas áreas. Sendo assim, temos criação, produção, execução e métricas. Isso só como exemplo. E são profissionais sempre atualizados e com experiência. Assim, você economiza em treinamentos e em pessoal. E principalmente, no risco de fazer escolhas inadequadas o que diminui sua margem de erro.

Um exemplo disso é a equipe da Vero, que sempre se atualize e procura as melhores soluções. Tanto é que fomos escolhidos em 2024 como uma das melhores agências de marketing digital da América Latina. Graças aos nossos colaboradores, parceiros e clientes!

2. Acesso à tecnologia de ponta

O empreendedor sabe que deve investir em tecnologia. São softwares atualizados. E equipamentos de última geração. Além das aquisições, é preciso que os programas tenham suporte. E também os equipamentos. E temos ainda os custos com o treinamento dos funcionários.

Já a agência possui tudo isso à sua disposição. E não lhe cobrará a mais por isso. Além do fato de que os funcionários já sabem lidar com as ferramentas. Essa exigência já acontece no momento da contratação.

3. Tempo

Resumindo, você economiza o tempo de sua equipe. E o dinheiro que sua empresa iria investir em toda a operação. Portanto, sua equipe será mais produtiva. E tempo também é dinheiro.

Contratar uma agência de marketing pode ser mais barato do que se imagina. Além disso, ajuda a gerar resultados para a campanha de marketing de sua empresa. Portanto, pense bem.

Precisa contratar uma agência de marketing? Fale com um especialista da Vero Contents!

¿Contratar una agencia de marketing tiene una buena relación calidad-precio?

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