fbpx
Como criar um blog no WordPress

O WordPress é o sistema CMS mais conhecido do mundo. Com ele, você pode criar um blog corporativo, imprescindível para os negócios atualmente. Afinal de contas, hoje em dia, para ter visibilidade na internet, você não precisa somente de um site, mas também de um blog em pleno funcionamento.

Ter um blog faz parte de uma estratégia de geração de conteúdo, com o objetivo de atrair o seu cliente ideal. É aqui que se fundamenta o inbound marketing, que tem como base os princípios de atração, retenção, conversão e relacionamento. E aí, o blog é essencial.

Nesse artigo, vamos mostrar um passo para você criar um blog no WordPress:

  • Definindo o objetivo do blog
  • Escolhendo nome e domínio do blog
  • Escolhendo a plataforma de criação do blog
  • Contratando a hospedagem
  • Instalando o seu blog, tema e ferramentas
  • Planejando e produzindo o conteúdo

Continue lendo e fique por dentro da montagem do seu blog. Assim, você poderá fazê-lo com calma e com um bom planejamento.

Definindo o objetivo do blog

Qual será o objetivo do seu blog? O foco dele será educar o mercado? Posicionar sua empresa como autoridade? É essencial que esse objetivo fique claro antes de você começar a gerar o seu conteúdo. Afinal de contas, leva tempo chegar lá e o trabalho de SEO a ser gerado dependerá dessa definição.

Começar com o pé direito, sabendo para onde vai, impacta em todos os passos a seguir. Portanto, tenha clareza no que seu blog vai oferecer ao seu público-alvo.

Escolhendo nome e domínio do blog

O seu blog vai ter um nome específico? Vai ficar dentro do seu site? No caso aqui da Vero Contents, nosso blog está dentro do nosso site (verocontents.com.br/blog). Isso faz parte de nossa estratégia. Existem blogs por aí que são usados como subdomínio e outros que não possuem a palavra blog. Tudo isso depende de sua estratégia.

O nosso blog então é o blog da Vero Contents, mas poderia ser o “Super Master Blog do Marketing Digital”. Isso poderia impactar, por exemplo, no registro de um domínio que fosse fora do site da agência.

Assim, escolha o seu domínio de acordo com o aquilo que o blog irá apresentar à sua audiência. O nome deve identificar facilmente o que será ofertado. Portanto, não invente nomes muito complicados.

Para registrar o domínio, você deverá escolher uma empresa de registro de domínio. No Brasil, você pode fazê-lo pelo Registro.br. Para registrar, você deve fazer a procura pelo nome desejado na tela inicial:

Registro BR

Para registrar, digite o titular do domínio e dados pessoas, como e-mail, telefone e endereço, além do CPF (se for registrar em nome de pessoa física) e CNPJ (se for empresa).

Registro BR 2

Escolhendo a plataforma de criação do blog

A escolha da plataforma de CMS (Content Management System), ou sistema de gerenciamento de conteúdo deve ser escolhida com cuidado. Nesse artigo, nosso foco é criar um blog no WordPress

Quando vamos criar um blog no WordPress sempre nos deparamos com essa dúvida: WordPress.org ou WordPress.com?

No nosso entendimento, o WordPress.org oferece maior controle sobre tudo (e é gratuito). Se você optar pela versão paga, o WordPress.com, você abrirá mão de escolher o servidor onde hospedará seu site. Portanto, vamos focar no WordPress.org.

Passamos assim, para a próxima parte.

Contratando a hospedagem

A hospedagem é o local onde os arquivos do site e do blog ficarão hospedados. Existem diversos fatores importantes para escolher a melhor hospedagem, sendo eles o preço, suporte, quantidade de domínios para armazenar, facilidade do painel de controle e capacidade de armazenamento.

Uma das dicas é não escolher por preço. Muitas vezes o barato sai caro. Pesquise a reputação da hospedagem em sites como o Reclame Aqui e, se possível, peça ajuda. Uma indicação é sempre importante nesse momento.

Aqui na Vero Contents, nós indicamos duas empresas de hospedagem que sabemos que possuem bom atendimento e qualidade de armazenamento: Hostgator e Hostinger. Além disso, ambas trabalham com o CPanel, o painel de controle mais utilizado por empresas do segmento, o que facilita nos momentos de migração.

Instalando o seu blog, tema e ferramentas

Algumas hospedagens oferecem a instalação do WordPress dentro do seu painel de controle, com um passo a passo.

Mas se a instalação for manual, o primeiro passo para criar o blog em WordPress é baixar o pacote de instalação no WordPress Brasil. O pacote é um arquivo .ZIP, que deverá ser descompactado em uma pasta no seu computador. Feito isso, copie os arquivos para o servidor da hospedagem. Isso pode ser feito dentro do CPanel da sua hospedagem ou utilizar programas de FTP como o FileZilla. Crie um banco de dados. No CPanel, existe uma função MySQL Database Wizard para a criação do banco. Configure o arquivo wp-config.php. Para o passo a passo da instalação, confira nosso artigo O que é WordPress.

Para que o seu site tenha um design, você deve escolher entre os diversos temas disponíveis. Você pode instalar a versão gratuita de um tema específico ou comprar a versão Full. Existem, inclusive, diversos sites que disponibilizam templates para sites em WordPress. Assim, você tem um leque enorme à sua disposição com ótimos designs.

Além disso, você deverá instalar alguns plugins, que serão importantes para o funcionamento do site e também para aumentar a produtividade e a segurança. Alguns plugins que achamos importantes são: Yoast SEO (para checagem do SEO do site), Limit Login Attempts (para evitar ataques ao WordPress) e o Wordfence Security (para segurança). Não se esqueça também de instalar plugins relacionados aos cookies, seguindo as diretrizes de LGPD (Lei Geração de Proteção de Dados).

Planejando e produzindo o conteúdo

Com tudo instalado e funcionando, você deve planejar e produzir o seu conteúdo. Não se esqueça do objetivo do seu blog. Para que o planejamento do conteúdo funcione, você deve saber exatamente quem é o seu cliente ideal: a sua persona.

O conteúdo é o mais importante. Tenha em mente que você deverá também montar uma estratégia de SEO com uso das palavras-chaves que possam atrair a audiência que você precisa.

Agora é só publicar o seu conteúdo e analisar os resultados para entender como melhorar a cada dia. O importante é a prática. Escrever para blogs é uma arte que deve ser treinada diariamente. Pesquise muito e estude o máximo o que sua persona está precisando. Dessa forma, seu blog irá decolar e trará resultados incríveis para o seu marketing digital!

Quer ajuda com seu blog? Fale com um especialista da Vero Contents!

Como criar um blog no WordPress
WhatsApp chat