fbpx
Big Data e Venda de Imóveis

Confira as maiores transformações motivadas pela tecnologia no setor imobiliário

Seja para vender ou alugar uma propriedade, é fundamental apresentar a maior parte de informações possível sobre ela, como localização, número de cômodos, condições para negociações, etc. Assim, conforme o corretor coletar dados importantes sobre o potencial cliente, poderá indicar opções mais adequadas à demanda.

Mas, atualmente, o maior desafio é, realmente, otimizar o processo da tomada de decisão de um empreendimento por meio de uma grande variedade e disponibilidade de informações. Para isso, existe uma resposta é curta e simples: o Big Data.

Em resumo, o termo envolve a coleta, o tratamento e a verificação de um grande volume de dados que estão, frequentemente, disponíveis em grande parte das companhias ao redor do mundo.
Quer descobrir como esse recurso tecnológico pode transformar o cenário imobiliário? Então, siga com a gente e saiba mais sobre essa ferramenta.

A importância dos dados

Sobretudo, uma tomada de decisão baseada em dados que fazem sentido para o seu empreendimento é uma excelente maneira de alcançar os resultados desejados, compreender o perfil e comportamento do seu público-alvo e, consequentemente, garantir destaque em meio à concorrência.

Esse amontoado de dados e informações que mapeiam a identificação dos riscos e oportunidades de negócios pelas empresas é conhecido como Big data.

Um mundo digitalizado

Não dá mais para ignorar: a tecnologia já mudou completamente a forma como buscamos soluções para nossos problemas. E todos os atuais hábitos online como comprar, se relacionar, fazer transferências, assistir filmes e buscar conhecimento agem como “iscas” – para que alguns algoritmos identifiquem nossos comportamentos, preferências e todas as formas como navegamos e tornem essas informações relevantes para o estudo do mercado.

A relação do Big Data com a transformação do mercado imobiliário

Especificamente no cenário imobiliário, a adoção do Big data pode abrir espaço para uma incrível fonte de informações sobre os potenciais clientes. Isso porque, quem trabalha com imóveis à venda sabe o quão valiosas são as informações sobre os interessados para segmentar a experiência do potencial cliente e oferecer a ele, justamente aquilo que está procurando.

Descubra a seguir algumas formas de utilizar essa tecnologia a favor do seu negócio

Análise de riscos e oportunidades

A tecnologia pode prever e antecipar algumas tendências de consumo a partir de um junção de informações coletadas no passado e no presente para ajudar a sua imobiliária ou incorporadora a analisar os riscos e oportunidades oferecidos pelo cenário.

Marketing

A partir da utilização do Big Data, é possível identificar e entender qual é o comportamento do consumidor que pretende comprar um apartamento no Jardim Paulista, a partir disso, viabilizar e antecipar as soluções para a resolução dos possíveis problemas. Para isso, é possível aplicar algumas estratégias como, por exemplo, experiência de compra e precificação personalizadas.

Decisões assertivas

Com as informações disponibilizadas pelo Big Data, em conjunto com as observações realizadas após a sua análise, é possível garantir, tanto a você ou seu empreendimento quanto ao seu cliente, a melhor tomada de decisões possível. Afinal, você não irá fechar um negócio de risco e o interessado encontrará exatamente aquilo que está à procura.

Como começar a utilizar o Big Data?

Redes sociais

Essas ferramentas proporcionam contato direto com o público e são ótimas maneiras de facilitar a identificação do perfil e comportamento da sua persona.

Google Analytics

Se a sua imobiliária tem um site, o Google Analytics é a ferramenta que concede diversas informações sobre os seus usuários como tempo de permanência, abas mais abertas, palavras-chaves mais buscadas, etc.

Enfim, gostou de saber mais sobre as mudanças geradas pelo Big Data no setor imobiliário? Se esse artigo foi relevante para você, aproveite e compartilhe-o em suas redes sociais. Com certeza, essas informações podem ser muito úteis, não só para pessoas que fazem parte do mercado de imóveis, mas também para usuários que se interessam por tecnologia e desejam estar sempre a par das maiores novidades desse universo.

Créditos da Imagem: Freepik

Big Data e venda de imóveis: as mudanças no setor
Tags:     
WhatsApp chat